Pular para o conteúdo principal

ROTA DO QUEIJO E DO AZEITE: UM ROTEIRO PARA ENTRAR NA LISTA DE DESEJOS DE 2022

A Rota do Queijo e do Azeite é mais um bom motivo para visitar Minas Gerais em 2022
Visita ao local onde é feito um dos melhores queijos do mundo

O roteiro foi criado pela Queijo D’Alagoa-MG em 2016 e, desde então, recebe turistas em Alagoa, no Sul de Minas, para uma experiência memorável, recomendada pela Revista Forbes.

Um Dia Inesquecível
Na versão expressa, mais rápida, o roteiro inicia-se por volta das 09hs e termina por volta das 17hs.

É um dia inesquecível que inicia com a visita guiada para conhecer o Melhor Azeite do Hemisfério Sul, premiado na Expo Oliva da Espanha fazendo um passeio a pé entre os olivais na Fazenda Cauré. É possível colher e degustar frutas da estação enquanto caminha pelos pomares de olivas.

Em seguida, uma pausa para o almoço: comida caseira e mineira no Restaurante Dona Inês. Do restaurante a rota segue para uma visita à Fazenda 2M no Bairro Companhia.

Lá é produzido um dos Melhores Queijos do Mundo (Premiado na França por 3 vezes e Ouro no Mundial do Queijo em Araxá) e o Melhor Queijo Artesanal de Leite Cru do Brasil (SUPER OURO no III Prêmio Queijo Brasil – Queijo Faixa Dourada).

Após a visita à queijaria, o visitante tomará um cafezinho da tarde na varanda da casa do Sô Márcio, com direito a uma vista linda de 1.525m de altitude.

Finaliza a rota com harmonização de queijos artesanais, azeites e geleias na loja física da Queijo D’Alagoa-MG, na Rua José Luiz de Siqueira, 352, Centro de Alagoa.

Uma das Melhores Atrações do Mundo:

A loja é simples, mas a experiência oferecida é considerada uma das melhores do mundo! Recentemente a Queijo D’Alagoa-MG recebeu o Prêmio Tripadvisor Travellers’Choice 2021 integrando um grupo de 10% das melhores atrações do mundo.

Uma das Melhores Atrações do Mundo
Outra versão mais completa da Rota também inclui:

– hospedagem de sexta para sábado e de sábado para domingo na Pousada Trilha do Ouro (Bairro Engenho, 6km da cidade)

– outros passeios: visitas a cachoeiras ou trilha ao Pico do Santo Agostinho (A Combinar com Sophia – Guia da Rota)

Turistas Aprovam e recomendam:

O roteiro tem atraído turistas de diversas regiões do País. “Adorei a experiência. Foi um prazer conhecer a turma da ‘Rota do Queijo e do Azeite’, os queijos, os azeites, cachaça e mel, fubá do moinho, a Fazenda 2M e o pessoal de lá, sem contar na paisagem! Tudo muito bom!” relata Ana Gazzola do Rio de Janeiro/RJ.

Helvécio Teixeira de Belo Horizonte-MG também confirma: “Voltaremos em breve, a experiência é incrível e o queijo excelente!”

A Rota pode ser realizada qualquer dia da semana através de agendamento. Atende-se casais, famílias ou grupos maiores.

Como fazer a Rota do Queijo e do Azeite?
Agendar com:
Sophia Diniz
Contato: 35 9 9987-4570 (WhatsApp)
Instagram: https://www.instagram.com/rotadoqueijoedoazeite/
Site: https://www.queijodalagoa.com.br/rotadoqueijoedoazeite
E-mail: rotadoqueijoedoazeite@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LAVRENSE INTEGRA LISTA FORBES "MULHERES DA GERAÇÃO Z QUE ESTÃO MUDANDO O AGRO"

Reconhecimento: Em 2025, foi destaque na lista Forbes Agro "Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro", que reconhece talentos jovens e promissores no agronegócio brasileiro Todo 15 de outubro, uma lista de mulheres é destacada pela Forbes nesse dia, como forma de homenagear o espaço conquistado de representação do universo feminino em movimento. Sim, porque elas arrastam outras mulheres. Em 2022, foi a vez da Lista Forbes “50 Grupos de Mulheres do Agro Brasil”; em 2023 veio a Lista Forbes “As 100 Mulheres Doutoras do Agro”, e no ano passado a Lista Forbes “As 50 Mulheres que Levam o Agro do Brasil para o Mundo”. Neste ano de 2025, a Lista Forbes “Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro”, também conhecidas como “ Gen Z ” ou “ Zoomers ”, mostra os talentos femininos nascidos no início dos anos 1990 – com uma linha de corte até os anos 2010/2012 – ou seja mulheres na faixa dos 30 anos. E uma lavrense figura, com merecimento, nesta seleta lista: Nathalia Campos Vilel...

POÇOS REVITALIZA PÓRTICO

Começou nesta semana a revitalização do Pórtico de Poços de Caldas, no Marco Divisório, entrada para quem vem do estado de São Paulo. O local está recebendo nova pintura, externa e interna. Além disso, o madeiramento vai ser todo envernizado. A Secretaria de Serviços Públicos está fazendo a manutenção do paisagismo. “Estamos trocando o gramado, plantando novas flores e também árvores nas laterais para fazer uma ‘cortina verde’ de entrada. E também estamos reformando as calçadas”, informa o secretário da pasta, Antônio Donizette. “O pórtico é a principal entrada de Poços, por onde chegam a maioria dos turistas. Por isso, é importante manter o local revitalizado”, acrescenta. O turista que passa pelo pórtico pode receber informações e ajuda dos servidores municipais que ficam lá de segunda a sábado, das 9h30 às 18h30, e aos domingos, das 9h30 às 13h. O pórtico foi inaugurado em 2000.

O CASO FUNDECC

Comparando as falas do Reitor com o Relatório elaborado pelo Adriano Higino O reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA) disse em uma reunião do Conselho Universitário (CUNI) que a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc) estava com graves problemas financeiros e que havia indícios de desvio de recursos públicos nos projetos geridos pela fundação. Quem assistiu a fala do Reitor no Conselho Universitário entendeu que a FUNDECC estava com os dias contados e que, em breve, vários professores da universidade teriam que explicar esses indícios de irregularidades para as autoridades. Pois bem, ao que parece, o Reitor, por algum motivo, desistiu de apurar as “supostas irregularidades” na FUNDECC, ou, pelo menos, de compartilhar essa apuração com o CUNI, que é o órgão deliberativo máximo da instituição. Também, ao que parece, o Reitor transmitiu informações incorretas ao explicar a situação financeira da FUNDECC. Pelo menos é isso que consta no relatório escrito pel...