A Polícia Militar de Meio Ambiente, na cidade de Três Pontas, realizou a apreensão de quase uma tonelada de pescado. O produto passou por exame sanitário e foi doado a escola municipal no município. O fato aconteceu ontem, 19 de janeiro, no período da manhã.
Durante o atendimento de denúncia de crimes contra a fauna ictiológica na região do Lago de Furnas, a Polícia Militar de Meio Ambiente de Varginha localizou um imóvel que fazia a guarda do produto, sem, contudo, estar adequado às normas legais.
O local onde servia para o beneficiamento de pescado foi encontrado 925 kg de peixes. 895 kg são de espécies nativas da bacia do Rio Grande e 30 kg de “tilápia” – espécie exótica na bacia.
Um pescador profissional assumiu a propriedade do pescado, alegando que os moradores do local onde estava os peixes faziam o beneficiamento. Por não haver a declaração de estoque e pela guarda e beneficiamento de peixes nativos, estando no período do defeso, foram lavrados três autos de infração ambiental em desfavor dos autores.
O pescado passou por exame sanitário e por estar próprio ao consumo humano, foi doado a uma instituição de ensino do município de Três Pontas. O pescado complementará a alimentação das crianças atendidas pelo educandário. Os autores responderão criminalmente pelo ato lesivo ao meio ambiente.
A Polícia Militar do Meio Ambiente reforça que o período de defeso – piracema – deve ser respeitado para que os peixes e a fauna ictiológica possam completar seu ciclo de reprodução. Atos lesivos ao meio ambiente atingem toda a população. Ajudem a preservar e conservar o nosso capital natural.
Nenhum comentário:
Postar um comentário