Pular para o conteúdo principal

CENTRO DE ESTUDOS DE BIOLOGIA SUBTERRÂNEA DA UFLA É CITADO EM DECISÃO DO MINISTRO RICARDO LEWANDOWSKI

Localizado na universidade mineira, o Cebs atua na formação de pesquisadores e estruturar uma coleção científica de referência para a fauna de cavernas

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski suspendeu no dia 24 de janeiro deste ano parte do polêmico Decreto 10.935/2022, editado pelo presidente Jair Bolsonaro, que trata da proteção de cavernas e grutas naturais. A norma alterou outros decretos que tratavam da mesma matéria.

A decisão do ministro foi motivada por uma ação protocolada na semana passada pelo partido Rede. De acordo com a legenda, parte do decreto permitiria a exploração econômica e a diminuição da proteção da biodiversidade.

O partido alega que, pelas regras, a classificação da relevância da cavidade natural poderia ser alterada a pedido de um empreendedor ou pelo órgão licenciador, a qualquer tempo.

Ao analisar a ação, Lewandowski entendeu que a exploração econômica de áreas de maior proteção pode ocasionar danos ambientais irreversíveis. Lewandowski usou em seus argumentos uma análise feita pelo Centro de Estudos de Biologia Subterrânea (Cebs) da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

De acordo com o ministro do STF, em trecho da decisão, "o coordenador do UFLA (Centro de Estudos de Biologia Subterrânea da Universidade Federal de Lavras), Rodrigo Lopes Ferreira, afirma, em idêntico diapasão, que 'impacto no habitat dos morcegos pode ter outra consequência tenebrosa: o surgimento de novas epidemias ou até pandemias, já que os morcegos são reservatórios de vírus, inclusive de variantes de coronavírus'”.

Tramitação
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli pediu vista e adiou o julgamento que discutia um decreto sobre exploração de cavernas nesta segunda-feira, dia 21.

O julgamento ainda não tem data para ser retomado – o placar está em 2 a 0, com votos dos ministros Ricardo Lewandowski e Cármen Lúcia.




clique nas imagens para ampliar

Rodrigo Lopes 
Rodrigo Lopes Ferreira é biólogo e ecologista de cavernas da Universidade Federal de Lavras. Ele descobriu que as fêmeas do gênero Neotrogla penetram nos machos com um órgão semelhante ao órgão genital masculino. Por esta descoberta, Rodrigo ganhou o prêmio IgNobel de biologia em 2017.

O Centro de Estudos
Inaugurado em novembro de 2017 por meio de um acordo de cooperação entre a Vale e a Universidade Federal de Lavras (UFLA), o espaço científico visa ajudar a desvendar os mistérios das cavernas do Brasil.

Localizado na universidade mineira, o Centro de Estudos em Biologia Subterrânea (Cebs) atua na formação de pesquisadores e estruturar uma coleção científica de referência para a fauna de cavernas. Ele é base para a formação de pesquisadores voltados aos estudos biológicos em ambientes subterrâneos.

O Cebs conta com laboratórios e equipamentos modernos e uma coleção científica com grande capacidade de armazenamento de material biológico proveniente dos estudos em cavernas do Brasil e do exterior.

*Pesquisa e texto: Sebastião Filho

Comentários

Admir disse…
A RPPN Caverna Toca dos Ossos em Ourolândia/BA, tem o maior orgulho do trabalho de excelência executado em m suas galerias subterrâneas. Parabéns a equipe, aos amigos pesquisadores.

Postagens mais visitadas deste blog

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

SISTEMA FECOMÉRCIO ABRE INSCRIÇÕES PARA CURSOS GRATUITOS DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

Oportunidades começam a partir de fevereiro, com vagas limitadas e inscrições presenciais  O  Senac , que faz parte do Sistema Fecomércio MG, está com  matrículas presenciais  disponíveis para uma nova programação de  cursos gratuitos de qualificação profissional  em  Lavras   e  Nepomuceno , com turmas com início em fevereiro e março.  As oportunidades de formação fazem parte das iniciativas  Programa Senac de Gratuidade (PSG)  e  Senac+  e são em diferentes áreas para quem busca ingressar no mercado de trabalho, se atualizar ou conquistar uma nova profissão.  Cursos com inscrições em Nepomuceno   As matrículas devem ser feitas  presencialmente no dia 10 de fevereiro , das  14h às 19h , no  Centro Social Padre Butinha – Pastoral da Mulher  (Avenida Neca Firmiano, nº 521, Centro).  Culinária Clássica Mineira  (PSG)   – início em 23 de feve...

AXIA ENERGIA FAZ TESTES DE ROTINA NAS SIRENES DA USINA DE FURNAS

Objetivo é assegurar a plena operação do sistema implantado nos municípios de São José da Barra , São João Batista do Glória e Capitólio O sistema de comunicação e alerta da Usina de Furnas, operada pela AXIA Energia, passará por testes acústicos entre os dias 24 e 26 de fevereiro. A ação ocorre nos municípios de São José da Barra, São João Batista do Glória e Capitólio, e conta com o apoio das defesas civis locais. A atividade faz parte do Plano de Ação de Emergência (PAE) da usina. O objetivo é assegurar o pleno funcionamento do sistema, garantindo o alcance da comunicação nas comunidades onde os equipamentos estão instalados.    De acordo com o coordenador do PAE pela AXIA Energia, Cristiano Simão , os moradores não devem se preocupar e nem modificar seu cotidiano quando ouvirem as sirenes. “Trata-se somente de um teste. A usina segue em pleno funcionamento, sem qualquer anormalidade em sua operação”, afirma.    O PAE estabelece critérios e ações de segurança para as usinas fiscal...