Pular para o conteúdo principal

CENTRO DE ESTUDOS DE BIOLOGIA SUBTERRÂNEA DA UFLA É CITADO EM DECISÃO DO MINISTRO RICARDO LEWANDOWSKI

Localizado na universidade mineira, o Cebs atua na formação de pesquisadores e estruturar uma coleção científica de referência para a fauna de cavernas

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski suspendeu no dia 24 de janeiro deste ano parte do polêmico Decreto 10.935/2022, editado pelo presidente Jair Bolsonaro, que trata da proteção de cavernas e grutas naturais. A norma alterou outros decretos que tratavam da mesma matéria.

A decisão do ministro foi motivada por uma ação protocolada na semana passada pelo partido Rede. De acordo com a legenda, parte do decreto permitiria a exploração econômica e a diminuição da proteção da biodiversidade.

O partido alega que, pelas regras, a classificação da relevância da cavidade natural poderia ser alterada a pedido de um empreendedor ou pelo órgão licenciador, a qualquer tempo.

Ao analisar a ação, Lewandowski entendeu que a exploração econômica de áreas de maior proteção pode ocasionar danos ambientais irreversíveis. Lewandowski usou em seus argumentos uma análise feita pelo Centro de Estudos de Biologia Subterrânea (Cebs) da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

De acordo com o ministro do STF, em trecho da decisão, "o coordenador do UFLA (Centro de Estudos de Biologia Subterrânea da Universidade Federal de Lavras), Rodrigo Lopes Ferreira, afirma, em idêntico diapasão, que 'impacto no habitat dos morcegos pode ter outra consequência tenebrosa: o surgimento de novas epidemias ou até pandemias, já que os morcegos são reservatórios de vírus, inclusive de variantes de coronavírus'”.

Tramitação
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli pediu vista e adiou o julgamento que discutia um decreto sobre exploração de cavernas nesta segunda-feira, dia 21.

O julgamento ainda não tem data para ser retomado – o placar está em 2 a 0, com votos dos ministros Ricardo Lewandowski e Cármen Lúcia.




clique nas imagens para ampliar

Rodrigo Lopes 
Rodrigo Lopes Ferreira é biólogo e ecologista de cavernas da Universidade Federal de Lavras. Ele descobriu que as fêmeas do gênero Neotrogla penetram nos machos com um órgão semelhante ao órgão genital masculino. Por esta descoberta, Rodrigo ganhou o prêmio IgNobel de biologia em 2017.

O Centro de Estudos
Inaugurado em novembro de 2017 por meio de um acordo de cooperação entre a Vale e a Universidade Federal de Lavras (UFLA), o espaço científico visa ajudar a desvendar os mistérios das cavernas do Brasil.

Localizado na universidade mineira, o Centro de Estudos em Biologia Subterrânea (Cebs) atua na formação de pesquisadores e estruturar uma coleção científica de referência para a fauna de cavernas. Ele é base para a formação de pesquisadores voltados aos estudos biológicos em ambientes subterrâneos.

O Cebs conta com laboratórios e equipamentos modernos e uma coleção científica com grande capacidade de armazenamento de material biológico proveniente dos estudos em cavernas do Brasil e do exterior.

*Pesquisa e texto: Sebastião Filho

Comentários

Admir disse…
A RPPN Caverna Toca dos Ossos em Ourolândia/BA, tem o maior orgulho do trabalho de excelência executado em m suas galerias subterrâneas. Parabéns a equipe, aos amigos pesquisadores.

Postagens mais visitadas deste blog

MC DE VARGINHA VAI FAZER SHOW COM MATUÊ EM POÇOS DE CALDAS

Escolhido por votação popular, GN e mais 3 artistas da região vão ter a oportunidade de se apresentar o lado de grandes nomes do Trap nacional na próxima sexta-feira Apresentação do MC GN no Festival Gira, em Belo Horizonte Na próxima sexta-feira (24/10), a cidade de Poços de Caldas vai realizar a primeira edição do Poços Trap Festival, um evento que vai reunir grandes nomes da cena nacional do Trap, como Matuê, Raffa Moreira e Derek, além de abrir as portas para um artista varginhense em ascensão, o MC GN, se apresentar no mesmo palco que essas estrelas. Intitulado como o maior festival de música urbana do sul de Minas, o Poços Trap Festival está chegando para fazer história. Além de trazer pela primeira vez em Poços de Caldas um dos maiores nomes do Trap mundial, Matuê, o evento está apresentando um line up de peso. Raffa Moreira, um dos pioneiros do Trap no Brasil e Derek, artista que explodiu no cenário nacional ao lado da Recayd Mob e hoje está entre os maiores nomes do gênero mus...

APARECIDENSE FUTEBOL CLUBE APRESENTA OFICIALMENTE SEUS NOVOS UNIFORMES PARA A TEMPORADA

O Aparecidense FC , equipe do Distrito de Aparecida D’Oeste (Guarita), em Santo Antônio do Amparo , realizou a apresentação oficial de seus novos uniformes para a temporada. As novas peças reforçam a identidade e o compromisso do clube com sua trajetória no futebol regional. O uniforme de goleiro, confeccionado na cor preta com detalhes vermelhos, simboliza imponência, confiança e segurança dentro de campo. Já o uniforme da comissão técnica, na tonalidade vinho, expressa elegância, seriedade e profissionalismo, características que norteiam o trabalho fora das quatro linhas. O uniforme titular, por sua vez, mantém as tradicionais faixas verticais vermelha e preta, representando a garra, a paixão e a história do Aparecidense FC — elementos que marcam a trajetória do clube e inspiram sua torcida. A diretoria do Aparecidense FC agradece aos patrocinadores que contribuem para o fortalecimento da equipe: Drogaria Trabalhador SAA , Marcos DVD , Rildo Freios , Let’s RS25 , Atelier Store Ofici...

LAVRENSE É ELEITO REITOR DA UNIFAL-MG COM 44,32% DOS VOTOS

Resultado será encaminhado ao Conselho Universitário para composição da lista tríplice a ser enviada ao MEC O professor Alessandro Antônio Costa Pereira recebeu 44,32% dos votos proporcionalizados A Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) concluiu nesta quinta-feira, 23 de outubro, a consulta à comunidade universitária para escolha da nova Reitoria da Instituição. Conforme divulgado pela Comissão Consultiva nesta sexta-feira, 24 de outubro, o professor Alessandro Antônio Costa Pereira, natural de Lavras, no Sul de Minas, foi o candidato mais votado, com 44,32% dos votos, após proporcionalização, de acordo com o edital. A professora Maria Rita Rodrigues obteve 30,22% dos votos. Mesmo a votação sendo uninominal, ambos candidatos apresentaram os vices. A vice-reitora na próxima gestão será a professora Vanessa Bergamin Boralli Marques, atual pró-reitora de pesquisa e pós-graduação. Nesta edição da consulta, participaram da votação docentes, técnicos administrativos em educação e estu...