quinta-feira, 3 de fevereiro de 2022

COVID-19: LAVRAS E VARGINHA APRESENTAM CENÁRIO ESTÁVEL, SEGUNDO BOLETIM DA UNIFAL-MG


Minas Gerais iniciou a semana do dia 31 de janeiro com om crescimento da média móvel (mm7d) de casos, internações e óbitos. Conforme a edição nº 59 do boletim Indcovid da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), a mm7d de novos casos apresentou crescimento em todas as regiões. O valor para o estado ficou em 28.505 (anterior = 21.688), marcando mais um recorde histórico na pandemia, que vem sendo sucessivamente batido desde o último dia 13 de janeiro. Em novas internações, a mm7d de Minas Gerais foi de 253 (anterior = 173). Todas as regiões apresentaram aumento de internações, exceto as regiões Noroeste e Oeste, com tendência de queda e a Norte com estabilidade. Em novos óbitos, Minas Gerais apresentou uma mm7d de 50 (anterior = 19), com crescimento em todas as regiões.

● Situação epidêmica da covid-19 em Minas Gerais (pelo critério da média móvel em 31/01) =
Minas Gerais iniciou a semana (dia 31/01), com tendência de crescimento da média móvel (mm7d) de casos, internações e óbitos. Casos: todas as regiões apresentaram tendência de crescimento; a mm7d de novos casos ficou em 28.505 (anterior = 21.688), marcando mais um recorde histórico na pandemia. Internações: com exceção das regiões Noroeste e Oeste que apresentaram tendência de queda e a região Norte que registrou estabilidade, todas as demais apresentaram crescimento. A mm7d de Minas Gerais foi de 253 (anterior = 173). Óbitos: Minas Gerais apresentou uma mm7d de 50 (anterior = 19), com registro de tendência de crescimento em todas as regiões, com exceção de Jequitinhonha que registrou queda pela 3ª semana seguida.

● Situação epidêmica no Sul de Minas Gerais (pelo critério da média móvel em 31/01) = Casos: em novos casos, a semana iniciou com crescimento na região Sul e em todas as regionais, exceto na de Alfenas que apresentou estabilidade para o indicador. A mm7d foi de 6.867 (anterior = 5.719), batendo mais um recorde histórico sucessivo desde o último dia 09 de janeiro. Internações: houve crescimento e em todas as regionais de saúde. A mm7d foi de 52 (anterior =58). Óbitos: o Sul de Minas apresentou tendência de crescimento, com média móvel de 14,1 (anterior = 4,6). Todas as regionais apresentaram crescimento.

● Situação nos 10 municípios sul-mineiros mais populosos (situação da média móvel em 31/1): ATENÇÃO: os números apresentados por Pouso Alegre se apresentaram atípicos como possível reflexo de represamento de notificações e não foram considerados para análise de incidência e internações. Casos: em tendência de novos casos, a maioria iniciou a semana com crescimento: Poços de Caldas, Passos, Itajubá, Alfenas, Três Corações, São Sebastião do Paraíso e Três Pontas. Lavras e Varginha apresentaram, respectivamente, estabilidade e queda da incidência. Internações: todos apresentaram crescimento, exceto Poços de Caldas e Lavras com queda. Óbitos: crescimento em Poços de Caldas, pouso Alegre, Passos, Itajubá e Três Corações; os demais não registraram crescimento. Destaque positivo para Lavras que dentre os 10 municípios foi o único que não registrou crescimento dos indicadores. A letalidade acumulada continuou a cair no Sul de Minas.

Acesse na íntegra

Nenhum comentário: