Pular para o conteúdo principal

BOM SUCESSO RENOVA CONTRATO DE CONCESSÃO DE ÁGUA E ESGOTO POR MAIS 13 ANOS


O prefeito Beto e assessores da Prefeitura de Bom Sucesso se reuniram nos dias 22 de dezembro do ano passado e 6 de janeiro deste ano, com a diretoria da empresa Águas de Bom Sucesso Ltda., concessionária de serviços de água e esgoto do município.

O objetivo foi tratar de assuntos sobre a necessidade urgente de ampliação dos serviços para algumas localidades do município, dentre elas a ampliação dos serviços no Distrito de Macaia e de Machados, bem como a implementação de serviços nas Comunidades Rurais da Ponte do Inferno, adjacências e Figueira, que ainda não possuem rede de distribuição de água potável, serviços que não estavam previstos no contrato de concessão assinado em 2002.

Outro assunto bastante discutido nas reuniões, foi a necessidade de adequação do contrato de Concessão dos Serviços de Água e Esgoto vigente às novas obrigações impostas pelo Novo Marco Regulatório do Saneamento Básico, (Lei Federal nº 14.026/2020).

Dentre as novas exigências, os municípios brasileiros estão obrigados a incluírem nos seus contratos de concessão de serviços de água e esgoto metas para garantir o atendimento de 99% (noventa e nove por cento) da população com água potável e de 90% (noventa por cento) da população com coleta e tratamento de esgoto, isso até 31 de dezembro de 2033, além de outras metas de eficiência e qualidade na prestação dos referidos serviços.

Essa adequação ao Novo Marco Regulatório do Saneamento Básico, por imposição legal, precisa ser realizada até o dia 31 de março de 2022, caso contrário o Município sofrerá diversas sanções, como o impedimento de receber recursos federais.

Depois de muita negociação, principalmente na análise dos custos a serem suportados pela concessionária com essas novas obrigações, o prefeito Beto e os diretores da empresa Águas de Bom Sucesso fecharam acordo para confecção de termo aditivo contratual para adequar o contrato vigente ao Novo Marco Regulatório do Saneamento Básico.

Porém, além de adequar o contrato ao Novo Marco Regulatório, o Prefeito ainda garantiu importantes conquistas para a população local, sendo que o Termo Aditivo conterá as seguintes obrigações da Concessionária:

1 – A concessionária fará a expansão, nos próximos dois anos, dos serviços de saneamento básico nos Distritos de Macaia e Machados, além da implementação de serviços de água nas Comunidades Rurais de Ponte do Inferno e adjacências e Figueira, que ainda não possuem água potável.

2 – A Concessionária deverá cumprir todas as metas impostas pelo Novo Marco Regulatório do Saneamento Básico, dentre elas o atendimento de 99% (noventa e nove por cento) da população com água potável e de 90% (noventa por cento) com coleta e tratamento de esgoto, isso até 31 de dezembro de 2033.

3 – A concessionária efetuará a redução linear de 10% (dez por cento) no valor das tarifas atualmente praticadas, sendo que tal redução será aplicada a partir do mês abril de 2022, e irá beneficiar a todos os usuários.

4 – Além da redução da tarifa, a concessionária congelará os valores das tarifas até o mês abril de 2023, data que passará a ser realizada a revisão tarifária, ou seja, "esse ano não haverá aumento de tarifas.

5 – A concessionária irá conceder de imediato, a isenção das tarifas de Água e Esgoto para as seguintes instituições sociais do Município: APAE, Asilo São Vicente de Paulo (Vila Vicentina) Fundação Santa Casa de Bom de Sucesso (Hospital).

Devido as novas obrigações impostas pelo Novo Marco Regulatório de Saneamento Básico e a necessidade de grandes investimentos para expansão dos serviços solicitadas pelo Município, e para não causar aumento nas tarifas atualmente vigentes, será prorrogado em 13 (anos) o prazo de vigência do Contrato de Concessão, de forma a compensar os investimentos que serão realizados e manter o equilíbrio econômico e financeiro do contrato de concessão. Assim a empresa Águas de Bom Sucesso continuará prestando serviços de qualidade a população e atenderá as novas obrigações impostas pela Legislação Federal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...