Pular para o conteúdo principal

BOM SUCESSO RENOVA CONTRATO DE CONCESSÃO DE ÁGUA E ESGOTO POR MAIS 13 ANOS


O prefeito Beto e assessores da Prefeitura de Bom Sucesso se reuniram nos dias 22 de dezembro do ano passado e 6 de janeiro deste ano, com a diretoria da empresa Águas de Bom Sucesso Ltda., concessionária de serviços de água e esgoto do município.

O objetivo foi tratar de assuntos sobre a necessidade urgente de ampliação dos serviços para algumas localidades do município, dentre elas a ampliação dos serviços no Distrito de Macaia e de Machados, bem como a implementação de serviços nas Comunidades Rurais da Ponte do Inferno, adjacências e Figueira, que ainda não possuem rede de distribuição de água potável, serviços que não estavam previstos no contrato de concessão assinado em 2002.

Outro assunto bastante discutido nas reuniões, foi a necessidade de adequação do contrato de Concessão dos Serviços de Água e Esgoto vigente às novas obrigações impostas pelo Novo Marco Regulatório do Saneamento Básico, (Lei Federal nº 14.026/2020).

Dentre as novas exigências, os municípios brasileiros estão obrigados a incluírem nos seus contratos de concessão de serviços de água e esgoto metas para garantir o atendimento de 99% (noventa e nove por cento) da população com água potável e de 90% (noventa por cento) da população com coleta e tratamento de esgoto, isso até 31 de dezembro de 2033, além de outras metas de eficiência e qualidade na prestação dos referidos serviços.

Essa adequação ao Novo Marco Regulatório do Saneamento Básico, por imposição legal, precisa ser realizada até o dia 31 de março de 2022, caso contrário o Município sofrerá diversas sanções, como o impedimento de receber recursos federais.

Depois de muita negociação, principalmente na análise dos custos a serem suportados pela concessionária com essas novas obrigações, o prefeito Beto e os diretores da empresa Águas de Bom Sucesso fecharam acordo para confecção de termo aditivo contratual para adequar o contrato vigente ao Novo Marco Regulatório do Saneamento Básico.

Porém, além de adequar o contrato ao Novo Marco Regulatório, o Prefeito ainda garantiu importantes conquistas para a população local, sendo que o Termo Aditivo conterá as seguintes obrigações da Concessionária:

1 – A concessionária fará a expansão, nos próximos dois anos, dos serviços de saneamento básico nos Distritos de Macaia e Machados, além da implementação de serviços de água nas Comunidades Rurais de Ponte do Inferno e adjacências e Figueira, que ainda não possuem água potável.

2 – A Concessionária deverá cumprir todas as metas impostas pelo Novo Marco Regulatório do Saneamento Básico, dentre elas o atendimento de 99% (noventa e nove por cento) da população com água potável e de 90% (noventa por cento) com coleta e tratamento de esgoto, isso até 31 de dezembro de 2033.

3 – A concessionária efetuará a redução linear de 10% (dez por cento) no valor das tarifas atualmente praticadas, sendo que tal redução será aplicada a partir do mês abril de 2022, e irá beneficiar a todos os usuários.

4 – Além da redução da tarifa, a concessionária congelará os valores das tarifas até o mês abril de 2023, data que passará a ser realizada a revisão tarifária, ou seja, "esse ano não haverá aumento de tarifas.

5 – A concessionária irá conceder de imediato, a isenção das tarifas de Água e Esgoto para as seguintes instituições sociais do Município: APAE, Asilo São Vicente de Paulo (Vila Vicentina) Fundação Santa Casa de Bom de Sucesso (Hospital).

Devido as novas obrigações impostas pelo Novo Marco Regulatório de Saneamento Básico e a necessidade de grandes investimentos para expansão dos serviços solicitadas pelo Município, e para não causar aumento nas tarifas atualmente vigentes, será prorrogado em 13 (anos) o prazo de vigência do Contrato de Concessão, de forma a compensar os investimentos que serão realizados e manter o equilíbrio econômico e financeiro do contrato de concessão. Assim a empresa Águas de Bom Sucesso continuará prestando serviços de qualidade a população e atenderá as novas obrigações impostas pela Legislação Federal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EVENTO SISTEMA FECOMÉRCIO MG NA RUA CHEGA EM LAVRAS NO 25 DE SETEMBRO

O Sistema Fecomércio MG na Rua, evento itinerante do Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais, chega em Lavras no dia 25 de setembro e prossegue até o dia 28 (domingo). O evento, COM TODAS AS ATIVIDADES GRATUITAS, será realizado na Praça Dr. Augusto Silva (ilha), Centro. O Inova Varejo, evento GRATUITO que acontece na quinta (25), dedicado aos empresários do comércio de Lavras, líderes e autoridades locais, aceita inscrições no endereço: www.fecomercionarua.com.br Este é o terceiro ano do projeto que, em Lavras, realiza sua 28ª edição. O Sistema Fecomércio MG na Rua movimenta o comércio da cidade, antes e depois do evento, com uma temporada de promoções de duas semanas ininterruptas. A Liquida Fecomércio, que acontece entre os dias 22/09 e 04/10, oferece boas oportunidades de compra para a população com descontos que chegam a 50%. A passagem do Sistema Fecomércio MG na Rua leva show de graça e de qualidade para a população. No dia 26, sexta-feira, o cantor Nando Rei...

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.