terça-feira, 22 de março de 2022

PREFEITURA DE VARGINHA PUBLICA DECRETO PARA DESAPROPRIAÇÃO DO ANTIGO CINE RIO BRANCO

No local será implantado o Centro Educacional de Eventos do Município de Varginha

Durante longos anos a população de Varginha, no Sul de Minas, ao passar pela Avenida Rio Branco, se depara com o abandono do prédio que sediou o Cine Rio Branco, na região central da cidade. Uma possível reforma ou nova destinação do imóvel é assunto há vários na cidade, mas agora, ver o prédio de portas abertas novamente vai se tornar uma realidade. 

Foi publicado no Diário Oficial do Município de Varginha, o Decreto 10.914 de 17 de março de 2022, que declara de utilidade pública, para fins de desapropriação o imóvel do antigo Cine Rio Branco. A desapropriação é para que a prefeitura possa implantar no local o Centro Educacional de Eventos do Município de Varginha, cuja administração ficará a cargo da Secretaria Municipal de Educação (Seduc).

O Centro Educacional contemplará um Centro de Convenções, um auditório para eventos educacionais e encontros com a comunidade escolar, além de Centro de Formação Tecnológica Educacional, dentre outros projetos, ações e eventos. A desapropriação do imóvel foi aprovada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA-MG) em novembro de 2020.

O imóvel
O prédio do antigo Cine Rio Branco está localizado na Avenida Rio Branco, 250, no Centro de Varginha e possui uma área total de 1.087,37 metros quadrados. O Centro Educacional

O imóvel possui arquitetura Art Déco, com traços do modernismo e teve seu tombamento aprovado pelo Conselho Curador do IEPHA-MG no dia 11 de agosto de 1999 e homologado em 15 de setembro de 2000.

O Cine Rio Branco, que teve o projeto feito por José Braga Jordão, e foi construído entre os anos 1954 e 1956, sob a responsabilidade dos engenheiros Maurício Ferreira de Barros e Mildo Rugani.

Com dois níveis do edifício, o cine apresenta em seu primeiro andar o foyer, onde se ficavam a bilheteria, chapelaria, bomboniere. Também havia a plateia, com 1000 lugares e tela de projeção de 162 metros. No segundo andar havia um mezanino, varanda externa, balcão com 400 poltronas, cabine de projeção e escritórios.

Foyer com a vista do mesanino e do espaço de convivência
Mobiliário e decoração modernista do foyer

Vista da plateia e do balcão, que somados, abrigavam 1.400 expectadores

Nenhum comentário: