quinta-feira, 7 de abril de 2022

FORMIGA: PROJETO PROÍBE INSTALAÇÃO DE APARELHO RAIO-X EM LOCAL QUE NÃO SEJA A UPA


Há sete anos Formiga, no Centro-Oeste do Estado, possui um aparelho de raio-X para equipar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Porém, o equipamento nunca foi instalado e a Administração Municipal cogitou colocá-lo em outro setor da Secretaria Municipal de Saúde. Para garantir que a UPA tenha a prioridade para receber o aparelho, os vereadores Cid Corrêa e Luciano do Gás apresentaram projeto de lei que proíbe a instalação desse aparelho de raio-X em local que não seja a UPA. A proposta foi votada na última reunião ordinária e aprovada com 5 votos favoráveis e 4 contrários.

Segundo justificativa apresentada pelos autores junto ao projeto, a empresa que forneceu o aparelho, a Siemens, explicou que as dimensões da sala da UPA de Formiga que foi destinada para receber o raio-X não inviabilizam sua instalação.

“Mostra-se evidente que a instalação do aparelho de raio-X em local adverso da UPA acarretará violação ao interesse público. Não se respeitaria o interesse público e nem o princípio da eficiência a instalação em local que não fosse de propriedade do Município, o que necessitaria total adaptação, bem como exigiria o transporte de pacientes da UPA para terem acesso ao aparelho”, explicaram Cid e Luciano.

Votaram a favor do projeto Cid, Luciano, Cabo Cunha, Flávio Couto e Juarez Carvalho. Foram contrários Flávio Martins, Joice Alvarenga, Luiz Carlos Tocão e Osânia Silva.

O projeto será enviado ao Poder Executivo para sanção ou veto do prefeito.

Nenhum comentário: