Pular para o conteúdo principal

PROPOSTA GARANTE SEPULTAMENTO ADEQUADO DE ANIMAIS DOMÉSTICOS EM POÇOS


De autoria do vereador Flávio Togni de Lima e Silva (PSDB) [foto], o Projeto de Lei n. 37/2022 inclui dispositivo no Código de Posturas do Município, autorizando o sepultamento de animais domésticos, prioritariamente cães e gatos de estimação da família do concessionário do jazigo, nos cemitérios públicos e privados de Poços. A proposta foi apresentada no último dia 5, durante sessão da Câmara, e segue agora para análise das Comissões Permanentes.

Um dos objetivos dessa medida é proporcionar um sepultamento adequado dos animais, prevenindo a proliferação de doenças e a contaminação do lençol freático. Segundo Flavinho, além das questões que envolvem Saúde e Meio Ambiente, há, ainda, o vínculo afetivo das famílias e seus animais domésticos. 

“É difícil a família que não tenha, nos dias de hoje, pelo menos um animalzinho de estimação. Esses pets são cercados de amor e carinho e fazem parte da vida de todos em sociedade. Diante da morte desses animais, o luto, a tristeza e a dor tomam conta das famílias e é uma reivindicação delas uma última homenagem, principalmente daquelas pessoas que lutam pela causa animal”, comenta.

O vereador lembra que não há cemitérios e crematórios particulares em Poços destinados a animais domésticos. Com a nova lei, será acessível esse sepultamento. “É um projeto que contempla várias necessidades, dessa forma esperamos que seja bem recebido pelos colegas vereadores e, em breve, possa ser colocado em prática”, ressalta.

De acordo com o Projeto de Lei, os cemitérios pertencentes a entidades particulares poderão estabelecer regras próprias para o sepultamento dos animais, observado o disposto nas normas relativas aos cemitérios municipais. Caso aprovada pelos vereadores, a legislação entrará em vigor na data de publicação pelo Executivo.

O texto integral do Projeto de Lei do vereador Flavinho está disponível para consulta no Portal da Câmara, em Proposições.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...