Pular para o conteúdo principal

ROTUNDA DE SÃO JOÃO DEL-REI É REABERTA PARA VISITAÇÃO

Construída em 1882, hoje ela funciona como um anexo do Museu Ferroviário

Com uma arquitetura em forma circular e 25 linhas em seu interior convergindo para o girador manual localizado no centro do prédio, a Rotunda de São João del-Rei, no Campo das Vertentes, administrada pela VLI – companhia de soluções logísticas que opera terminais, ferrovias e portos – reabriu suas portas nesta quinta-feira, dia 7. O retorno da visitação era bastante aguardado pelos turistas e pelos apaixonados por ferrovia, pois a Rotunda faz parte de um museu de grandes raridades não só no Brasil como no mundo.

O anexo, construído em 1882, foi fechado pela companhia desde o início da pandemia provocada pela Covid-19, para garantir a plena segurança dos visitantes e de seus empregados. O rico acervo histórico, mantido e preservado pela VLI, é composto por: sete locomotivas a vapor originais da Estrada de Ferro Oeste de Minas (EFOM) de bitola de 76 centímetros que pararam em perfeitas condições de uso; três locomotivas a vapor de bitola de 1 metro, sendo uma delas cortada ao meio mostrando seu funcionamento; uma locomotiva elétrica de fabricação inglesa de 1951; um raríssimo vagão fúnebre; um carro correio e chefe de trem que era utilizado para transportar cargas e pequenas encomendas, além de abrigar o chefe de trem de passageiros; um vagão tipo gaiola para transporte de animais; além de outros veículos ferroviários como gôndolas, vagão box e pranchas.

O ingresso possui um valor único de R$ 10 por visitante e pode ser adquirido nas bilheterias de São João del-Rei e Tiradentes. As visitas podem ser feitas de quarta a sábado: quartas às 10h e 14h; quintas e sextas às 9h e 14h; sábado e domingo às 9h. No entanto, nos dias 17 e 24 de abril, não haverá visitação em função do aumento dos horários da Maria Fumaça para os feriados prolongados da Semana Santa e Tiradentes. Vale ressaltar que os horários são atualizados mensalmente.

Cuidados
Devido à pandemia de Covid-19, a VLI permanece com uma série de medidas para garantir a plena segurança dos visitantes e dos empregados durante a visitação da Rotunda. Entre os procedimentos destacam-se: obrigatoriedade de uso de máscaras; o distanciamento social durante a visita; oferta de álcool em gel para higienização das mãos; separação dos acessos das entradas e saídas das estações; instalação de tapetes higienizadores; além da higienização das áreas comuns.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.