Pular para o conteúdo principal

POÇOS REGISTROU APENAS 0,5% DE PERDA DE DOSES DE VACINA CONTRA COVID-19

De acordo com o Ministério da Saúde, é considerada uma perda técnica aceitável até 5% do total das doses recebidas

Desde o inicio da campanha de vacinação contra COVID-19 em Poços de Caldas, no Sul de Minas, foram descartadas cerca de 2 mil doses do imunizante.

Esse número representa 0,5% do total das doses recebidas da vacina contra COVID-19. O Ministério da Saúde preconiza que até 5% de perda de doses é considerada uma perda técnica aceitável.

Cada frasco da vacina contém pelo menos 05 doses, mas depois de aberto, é preciso usar todo o imunobiológico que está no recipiente. Se outras pessoas não aparecem para se vacinar, as doses são perdidas.

Assim quando as pessoas não aparecem para se vacinar e um frasco já foi aberto elas acabam tendo que ser descartadas. O único imunizante que tem um tempo maior de duração, é do laboratório Astrazeneca, com 48 horas de validade após aberto.

A equipe de imunização adotou medidas durante a campanha para evitar a perda de doses, como por exemplo, o horário reduzido nas unidades de saúde, pois depois do horário, todas as doses eram centralizadas na Sala de Vacina da Urca, onde havia um movimento maior de pessoas.

Também quando havia a possibilidade de sobrar doses, as unidades de saúde ligavam para as pessoas que já haviam deixado o contato para receberem o imunizante.

A enfermeira, Ana Corina Pacheco explicou a perda de doses. “A perda técnica de vacinas acontece em situação de campanha e rotina do Programa nacional de imunização.Definimos uma série de medidas para evitar essa perda, mas, com a redução do movimento, elas se tornaram inviáveis.Além disso, a orientação do Ministério da Saúde é que não se deve perder a oportunidade de vacinar, mesmo na possibilidade de perder as doses que restam em frasco já aberto.Poços teve uma perda muito pequena, o número não chega a 0.5% das vacinas recebidas. Essa perda técnica é aceitável quando chega até 5% do total recebido.

Atualmente, quase 80% da população já está vacinada contra COVID-19 em Poços

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental é a busca pelo  credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.