Pular para o conteúdo principal

POÇOS REGISTROU APENAS 0,5% DE PERDA DE DOSES DE VACINA CONTRA COVID-19

De acordo com o Ministério da Saúde, é considerada uma perda técnica aceitável até 5% do total das doses recebidas

Desde o inicio da campanha de vacinação contra COVID-19 em Poços de Caldas, no Sul de Minas, foram descartadas cerca de 2 mil doses do imunizante.

Esse número representa 0,5% do total das doses recebidas da vacina contra COVID-19. O Ministério da Saúde preconiza que até 5% de perda de doses é considerada uma perda técnica aceitável.

Cada frasco da vacina contém pelo menos 05 doses, mas depois de aberto, é preciso usar todo o imunobiológico que está no recipiente. Se outras pessoas não aparecem para se vacinar, as doses são perdidas.

Assim quando as pessoas não aparecem para se vacinar e um frasco já foi aberto elas acabam tendo que ser descartadas. O único imunizante que tem um tempo maior de duração, é do laboratório Astrazeneca, com 48 horas de validade após aberto.

A equipe de imunização adotou medidas durante a campanha para evitar a perda de doses, como por exemplo, o horário reduzido nas unidades de saúde, pois depois do horário, todas as doses eram centralizadas na Sala de Vacina da Urca, onde havia um movimento maior de pessoas.

Também quando havia a possibilidade de sobrar doses, as unidades de saúde ligavam para as pessoas que já haviam deixado o contato para receberem o imunizante.

A enfermeira, Ana Corina Pacheco explicou a perda de doses. “A perda técnica de vacinas acontece em situação de campanha e rotina do Programa nacional de imunização.Definimos uma série de medidas para evitar essa perda, mas, com a redução do movimento, elas se tornaram inviáveis.Além disso, a orientação do Ministério da Saúde é que não se deve perder a oportunidade de vacinar, mesmo na possibilidade de perder as doses que restam em frasco já aberto.Poços teve uma perda muito pequena, o número não chega a 0.5% das vacinas recebidas. Essa perda técnica é aceitável quando chega até 5% do total recebido.

Atualmente, quase 80% da população já está vacinada contra COVID-19 em Poços

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LAVRENSE INTEGRA LISTA FORBES "MULHERES DA GERAÇÃO Z QUE ESTÃO MUDANDO O AGRO"

Reconhecimento: Em 2025, foi destaque na lista Forbes Agro "Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro", que reconhece talentos jovens e promissores no agronegócio brasileiro Todo 15 de outubro, uma lista de mulheres é destacada pela Forbes nesse dia, como forma de homenagear o espaço conquistado de representação do universo feminino em movimento. Sim, porque elas arrastam outras mulheres. Em 2022, foi a vez da Lista Forbes “50 Grupos de Mulheres do Agro Brasil”; em 2023 veio a Lista Forbes “As 100 Mulheres Doutoras do Agro”, e no ano passado a Lista Forbes “As 50 Mulheres que Levam o Agro do Brasil para o Mundo”. Neste ano de 2025, a Lista Forbes “Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro”, também conhecidas como “ Gen Z ” ou “ Zoomers ”, mostra os talentos femininos nascidos no início dos anos 1990 – com uma linha de corte até os anos 2010/2012 – ou seja mulheres na faixa dos 30 anos. E uma lavrense figura, com merecimento, nesta seleta lista: Nathalia Campos Vilel...

POÇOS REVITALIZA PÓRTICO

Começou nesta semana a revitalização do Pórtico de Poços de Caldas, no Marco Divisório, entrada para quem vem do estado de São Paulo. O local está recebendo nova pintura, externa e interna. Além disso, o madeiramento vai ser todo envernizado. A Secretaria de Serviços Públicos está fazendo a manutenção do paisagismo. “Estamos trocando o gramado, plantando novas flores e também árvores nas laterais para fazer uma ‘cortina verde’ de entrada. E também estamos reformando as calçadas”, informa o secretário da pasta, Antônio Donizette. “O pórtico é a principal entrada de Poços, por onde chegam a maioria dos turistas. Por isso, é importante manter o local revitalizado”, acrescenta. O turista que passa pelo pórtico pode receber informações e ajuda dos servidores municipais que ficam lá de segunda a sábado, das 9h30 às 18h30, e aos domingos, das 9h30 às 13h. O pórtico foi inaugurado em 2000.

O CASO FUNDECC

Comparando as falas do Reitor com o Relatório elaborado pelo Adriano Higino O reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA) disse em uma reunião do Conselho Universitário (CUNI) que a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc) estava com graves problemas financeiros e que havia indícios de desvio de recursos públicos nos projetos geridos pela fundação. Quem assistiu a fala do Reitor no Conselho Universitário entendeu que a FUNDECC estava com os dias contados e que, em breve, vários professores da universidade teriam que explicar esses indícios de irregularidades para as autoridades. Pois bem, ao que parece, o Reitor, por algum motivo, desistiu de apurar as “supostas irregularidades” na FUNDECC, ou, pelo menos, de compartilhar essa apuração com o CUNI, que é o órgão deliberativo máximo da instituição. Também, ao que parece, o Reitor transmitiu informações incorretas ao explicar a situação financeira da FUNDECC. Pelo menos é isso que consta no relatório escrito pel...