Pular para o conteúdo principal

ÁLVARO DAMIÃO INGRESSA NO TRE-MG PARA GARANTIR VAGA DE DEPUTADO FEDERAL

Nely Aquino corre risco de perder o posto se os votos do ex-prefeito de Lavras forem invalidados

O juiz do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) Cássio Fontenelle proferiu na tarde desta quarta-feira, dia 5, decisão favorável a presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte e deputada federal eleita Nely Aquino. Ela ingressou no TRE-MG diante de uma briga interna no PODEMOS, envolvendo a parlamentar belo-horizontina e o ex-prefeito de Lavras e candidato a deputado federal Carlos Alberto Pereira.

"Extrai-se das disposições dos arts. 175, §4º, do CE, e do art. 20, inciso I, e §2º, que os votos do candidato Carlos Alberto Pereira devem ser computados em favor da legenda, isso porque referido candidato no dia do pleito estava com o registro de candidatura deferido e com a liminar vigente, sendo oportuno constatar que a homologação do pedido de desistência do recurso não é hábil a alterar essa conclusão", decide o juiz do TRE-MG.

Porém o imbróglio judicial ainda está longe do fim. Após a decisão monocrática do juiz do TRE-MG, o radialista, apresentador e vereador de Belo Horizonte, Álvaro Damião, ingressou no Tribunal contra a decisão. Isso porque Damião, do União Brasil, assumiria o mandato de federal com a invalidação dos votos de Carlos Alberto Pereira e a consequente recontagem.

"Prefacialmente cumpre esclarecer que a decisão acerca da validade dos votos atribuídos ao candidato a deputado federal Carlos Alberto Pereira extrapola a esfera jurídica do Podemos, na medida em que a nulidade dos mesmos acarretará a redistribuição das vagas, cabendo ao União Brasil a maior média remanescente, sendo a mesma destinada ao candidato ora agravante, na condição de primeiro suplente", destaca o agravo interposto no TRE-MG pela defesa de Álvaro Damião.

Excluídos os votos do candidato Carlos Alberto Pereira, a média do PODEMOS cairia para 149.525 votos, ao passo que a média do União Brasil é de 167.269 votos, derivando para Álvaro Damião o direito de ocupar a cadeira.

Entenda o caso
Carlos Alberto Pereira obteve decisão judicial proferida pelo ministro Nunes Marques do Supremo Tribunal Federal (STF), garantindo a permanência de seu registro eleitoral e afastando a sua inelegibilidade.

Ex-prefeito de Lavras, Carlos Alberto obteve 29.923 votos tornando-se 2º suplente do seu partido, o PODEMOS e, essa expressiva votação contribuiu para que o partido obtivesse uma segunda vaga, pela média, fazendo com que a presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, a vereadora Nely Aquino, garantisse a eleição para a Câmara Federal.

Porém, Nely está com o mandato ameaçado, porque passadas as eleições, Carlos Alberto desistiu da ação junto ao STF e tenta desistir dos embargos de declaração, fazendo com que as decisões judiciais que o tornam inelegível voltem a valer e, assim, tornando o seu registro de candidatura indeferido.

Caso isso ocorra os votos válidos atribuídos ao PODEMOS seriam revistos, causando o recálculo da média e o partido perderia a vaga atribuída a Nely Aquino.

Temendo perder a vaga, Nely Aquino ingressou com ação no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) pedindo que sejam considerados válidos os votos, em definitivo, para fins de legenda, independente da homologação da desistência de sua candidatura após o pleito.

*Por Sebastião Filho

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo. 

BELEZAS DO CAMPUS

Se você já caminhou pelo campus da UFLA e olhou para o alto, provavelmente se deparou com esse incrível símbolo da biodiversidade brasileira: o tucano. Com seu longo bico alaranjado e plumagem preta, ele chama atenção por sua beleza e importância ecológica. No entanto, não se engane: apesar de ser encantador, o tucano é considerado um animal silvestre e predador. Os tucanos costumam viver em pares ou em bandos de até duas dezenas, deslocando-se em fila indiana durante o voo. Eles são considerados onívoros e sua alimentação é variada. Apesar de uma dieta majoritariamente composta por frutas e insetos, eles também se alimentam de ovos, filhotes de outras aves e pequenos vertebrados, revelando uma notável adaptabilidade alimentar. É fundamental destacarmos o importante papel que essas aves desempenham na natureza. Ao espalharem sementes durante seus voos, elas promovem a regeneração das florestas. Isso reforça a importância de sua preservação e a necessidade de combater a comercialização ...