sexta-feira, 14 de outubro de 2022

USINA DO FUNIL UTILIZA O MERGULHO COMO FERRAMENTA DE PROTEÇÃO DE PEIXES


A Aliança Energia, divulgou informações sobre o trabalho de mergulho para proteção dos peixes, uma das iniciativas de preservação que desenvolvemos na Usina Hidrelétrica do Funil (UHE Funil), localizado entre os município de Lavras e Perdões.

Muitas espécies de peixes vivem no Rio Grande, o principal curso d’água que abastece a Bacia Rio Grande, onde fica localizada a UHE Funil. Além da origem natural, acontecem dois fenômenos nos períodos de chuva que elevam ainda mais a presença dos animais: a migração para a piracema (período de reprodução dos peixes) e o aumento do volume de água na usina.

Por isso, como forma de preservar a ictiofauna local, que é o conjunto das espécies de peixes existentes em uma região biogeográfica, é realizado o trabalho de mergulho, como explica Eduardo Coelho, Gestor de Operação & Manutenção.

“Quando retornamos de grandes manutenções, fazemos o mergulho como ferramenta de gestão que nos auxilia na tomada de decisão antes das partidas das nossas unidades geradoras. Nessa atividade, usamos o equipamento sonar que identifica se há peixes ao redor. Caso seja constatada a presença de cardumes no interior ou proximidade das unidades geradoras, são adotadas medidas preventivas para não trazer riscos aos animais”.

As medidas dependem da quantidade de peixes encontrados durante os mergulhos. Se o volume é baixo, a dispersão é feita com o auxílio de embarcações ou com a partida das máquinas em velocidade baixa, que movimentam a água e fazem os peixes locomoverem. Nos casos em que a quantidade é alta, a Aliança opta por abortar a inicialização da operação.

“A preservação da ictiofauna é um valor para a Aliança. O uso destas ferramentas nos permite gerar energia de forma sustentável e com respeito ao meio ambiente”, concluí Eduardo.

Nenhum comentário: