Pular para o conteúdo principal

USINA DO FUNIL UTILIZA O MERGULHO COMO FERRAMENTA DE PROTEÇÃO DE PEIXES


A Aliança Energia, divulgou informações sobre o trabalho de mergulho para proteção dos peixes, uma das iniciativas de preservação que desenvolvemos na Usina Hidrelétrica do Funil (UHE Funil), localizado entre os município de Lavras e Perdões.

Muitas espécies de peixes vivem no Rio Grande, o principal curso d’água que abastece a Bacia Rio Grande, onde fica localizada a UHE Funil. Além da origem natural, acontecem dois fenômenos nos períodos de chuva que elevam ainda mais a presença dos animais: a migração para a piracema (período de reprodução dos peixes) e o aumento do volume de água na usina.

Por isso, como forma de preservar a ictiofauna local, que é o conjunto das espécies de peixes existentes em uma região biogeográfica, é realizado o trabalho de mergulho, como explica Eduardo Coelho, Gestor de Operação & Manutenção.

“Quando retornamos de grandes manutenções, fazemos o mergulho como ferramenta de gestão que nos auxilia na tomada de decisão antes das partidas das nossas unidades geradoras. Nessa atividade, usamos o equipamento sonar que identifica se há peixes ao redor. Caso seja constatada a presença de cardumes no interior ou proximidade das unidades geradoras, são adotadas medidas preventivas para não trazer riscos aos animais”.

As medidas dependem da quantidade de peixes encontrados durante os mergulhos. Se o volume é baixo, a dispersão é feita com o auxílio de embarcações ou com a partida das máquinas em velocidade baixa, que movimentam a água e fazem os peixes locomoverem. Nos casos em que a quantidade é alta, a Aliança opta por abortar a inicialização da operação.

“A preservação da ictiofauna é um valor para a Aliança. O uso destas ferramentas nos permite gerar energia de forma sustentável e com respeito ao meio ambiente”, concluí Eduardo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...