Pular para o conteúdo principal

USINA DO FUNIL UTILIZA O MERGULHO COMO FERRAMENTA DE PROTEÇÃO DE PEIXES


A Aliança Energia, divulgou informações sobre o trabalho de mergulho para proteção dos peixes, uma das iniciativas de preservação que desenvolvemos na Usina Hidrelétrica do Funil (UHE Funil), localizado entre os município de Lavras e Perdões.

Muitas espécies de peixes vivem no Rio Grande, o principal curso d’água que abastece a Bacia Rio Grande, onde fica localizada a UHE Funil. Além da origem natural, acontecem dois fenômenos nos períodos de chuva que elevam ainda mais a presença dos animais: a migração para a piracema (período de reprodução dos peixes) e o aumento do volume de água na usina.

Por isso, como forma de preservar a ictiofauna local, que é o conjunto das espécies de peixes existentes em uma região biogeográfica, é realizado o trabalho de mergulho, como explica Eduardo Coelho, Gestor de Operação & Manutenção.

“Quando retornamos de grandes manutenções, fazemos o mergulho como ferramenta de gestão que nos auxilia na tomada de decisão antes das partidas das nossas unidades geradoras. Nessa atividade, usamos o equipamento sonar que identifica se há peixes ao redor. Caso seja constatada a presença de cardumes no interior ou proximidade das unidades geradoras, são adotadas medidas preventivas para não trazer riscos aos animais”.

As medidas dependem da quantidade de peixes encontrados durante os mergulhos. Se o volume é baixo, a dispersão é feita com o auxílio de embarcações ou com a partida das máquinas em velocidade baixa, que movimentam a água e fazem os peixes locomoverem. Nos casos em que a quantidade é alta, a Aliança opta por abortar a inicialização da operação.

“A preservação da ictiofauna é um valor para a Aliança. O uso destas ferramentas nos permite gerar energia de forma sustentável e com respeito ao meio ambiente”, concluí Eduardo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

EDUCAÇÃO: ENGENHARIA AMBIENTAL DA UNIFEI É A MELHOR DO PAÍS

O curso de graduação de Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) foi apontado como o melhor do Brasil, segundo ranking da revista Guia do Estudante da Editora Abril. O curso foi o único a receber cinco estrelas atribuídas pela publicação. De acordo com o coordenador do curso na Unifei, professor Marcelo Barison, este resultado mostra que o programa tem um grande diferencial comparado às demais instituições de ensino do país. Para o professor, o cunho prático, as várias aulas de laboratório e de campo, o corpo docente de excelência e a aproximação entre as empresas da área e os alunos, cooperam para uma formação ampla. “Poderia citar outros pontos que considero diferenciais no curso, porém, ressalto que o comprometimento dos professores e a responsabilidade dos alunos, têm trazido bons frutos para a Unifei”- acentuou Barison.  O coordenador disse ainda que o ranking mostra que a graduação de Engenharia Ambiental está no caminho certo co...