quinta-feira, 8 de dezembro de 2022

PM DE MEIO AMBIENTE FRUSTRA CAPTURA DE PÁSSAROS NA ZONA RURAL DE CANDEIAS


Após receber informações anônimas sobre a existência de um veículo ocupado por indivíduos em atitude suspeita na localidade denominada Estiva, Zona Rural, Candeias, policias militares daquela cidade, lograram êxito em localizar o veículo e abordar os seus ocupantes.

Na ação, os militares constataram que eles estavam realizando a apanha de pássaros da fauna silvestre brasileira em área de mata. Alguns deles eram oriundos do Estado do Rio de Janeiro.

Esteve no local a guarnição da Polícia Militar de Meio Ambiente sediada em Campo Belo, a qual é especializada na prevenção e combate a crimes e infrações administrativas ambientais.

No local, a guarnição especializada realizou uma varredura em área de mata e localizou dois pássaros da fauna silvestre brasileira da espécie popularmente conhecida como “Trinca-ferro”, os quais eram utilizados para atrair as aves por ali existentes.

Os militares ainda, constataram que os pássaros utilizados pelos abordados possuíam sistemas de marcação (anilhas) irregulares e estavam acondicionados em gaiolas com armadilhas acopladas (alçapões e batedeiras). Na oportunidade, foi localizada uma caixa de transporte, com dois pássaros bravios, o que é indicativo de captura recente.

Posteriormente, foram realizadas diligências em duas residências situadas no perímetro urbano de Candeias, as quais possuíam relação com os indivíduos abordados, sendo localizadas mais dois pássaros da fauna silvestre nativa, sendo um “Trinca-ferro” e um “Canário-da-terra”, além de diversas gaiolas, armadilhas e caixas de transporte. Ficou constatada a situação de maus-tratos contra as aves, estando estas acondicionadas em gaiolas desprovidas de higienização. Dois pássaros, aparentemente, recém capturados estavam acondicionados em uma caixa de transporte com compartimentos de dimensões diminutas, o que impossibilita que o animal gire em torno do próprio corpo, não havendo disponibilidade de água e alimento.

Os policiais militares deram voz de prisão em flagrante aos abordados pela prática de diversos crimes ambientais e os conduziram à Delegacia de Polícia Civil de Campo Belo, onde o delegado Plantonista ratificou o flagrante. Em desfavor dos conduzidos foram lavradas autuações, através das quais foram apreendidas as aves, gaiolas, armadilhas, veículo e outros objetos.

Os pássaros serão avaliados por um Médico Veterinário, a fim de verificar as suas condições sanitárias. Caso o profissional entenda por bem, os recém capturados serão soltos em ambiente natural, já as aves anilhadas serão encaminhadas para o Centro de Triagem e Recuperação de Animais Silvestres (CETRAS) de Divinópolis, onde receberam cuidados especializados até estarem aptas a soltura.

*Com informações e imagens da Polícia Militar de Meio Ambiente

Nenhum comentário: