Pular para o conteúdo principal

PM DE MEIO AMBIENTE FRUSTRA CAPTURA DE PÁSSAROS NA ZONA RURAL DE CANDEIAS


Após receber informações anônimas sobre a existência de um veículo ocupado por indivíduos em atitude suspeita na localidade denominada Estiva, Zona Rural, Candeias, policias militares daquela cidade, lograram êxito em localizar o veículo e abordar os seus ocupantes.

Na ação, os militares constataram que eles estavam realizando a apanha de pássaros da fauna silvestre brasileira em área de mata. Alguns deles eram oriundos do Estado do Rio de Janeiro.

Esteve no local a guarnição da Polícia Militar de Meio Ambiente sediada em Campo Belo, a qual é especializada na prevenção e combate a crimes e infrações administrativas ambientais.

No local, a guarnição especializada realizou uma varredura em área de mata e localizou dois pássaros da fauna silvestre brasileira da espécie popularmente conhecida como “Trinca-ferro”, os quais eram utilizados para atrair as aves por ali existentes.

Os militares ainda, constataram que os pássaros utilizados pelos abordados possuíam sistemas de marcação (anilhas) irregulares e estavam acondicionados em gaiolas com armadilhas acopladas (alçapões e batedeiras). Na oportunidade, foi localizada uma caixa de transporte, com dois pássaros bravios, o que é indicativo de captura recente.

Posteriormente, foram realizadas diligências em duas residências situadas no perímetro urbano de Candeias, as quais possuíam relação com os indivíduos abordados, sendo localizadas mais dois pássaros da fauna silvestre nativa, sendo um “Trinca-ferro” e um “Canário-da-terra”, além de diversas gaiolas, armadilhas e caixas de transporte. Ficou constatada a situação de maus-tratos contra as aves, estando estas acondicionadas em gaiolas desprovidas de higienização. Dois pássaros, aparentemente, recém capturados estavam acondicionados em uma caixa de transporte com compartimentos de dimensões diminutas, o que impossibilita que o animal gire em torno do próprio corpo, não havendo disponibilidade de água e alimento.

Os policiais militares deram voz de prisão em flagrante aos abordados pela prática de diversos crimes ambientais e os conduziram à Delegacia de Polícia Civil de Campo Belo, onde o delegado Plantonista ratificou o flagrante. Em desfavor dos conduzidos foram lavradas autuações, através das quais foram apreendidas as aves, gaiolas, armadilhas, veículo e outros objetos.

Os pássaros serão avaliados por um Médico Veterinário, a fim de verificar as suas condições sanitárias. Caso o profissional entenda por bem, os recém capturados serão soltos em ambiente natural, já as aves anilhadas serão encaminhadas para o Centro de Triagem e Recuperação de Animais Silvestres (CETRAS) de Divinópolis, onde receberam cuidados especializados até estarem aptas a soltura.

*Com informações e imagens da Polícia Militar de Meio Ambiente

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

TCE DETERMINA RESSARCIMENTO E MULTA ASSOCIAÇÃO POR IRREGULARIDADES EM CONVÊNIO PARA ATENDER CRIANÇAS EM CAMPO BELO

A Segunda Câmara do Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCEMG) determinou, nesta terça-feira (26/8), o ressarcimento de R$84 mil e também a multa de aproximados R$ 15 mil ao presidente da Associação Centro Educacional Infantil Cantinho Saber, à época, Ronaldo da Silva, em Campo Belo. O município, por meio do Convênio n. 8/2016 (com vigência entre 15/2/2016 e 28/2/2017), custeou e manteve despesas operacionais para oferta de ensino infantil a crianças entre 4 meses e 4 anos e 11 meses, que eram atendidas pela Associação Centro Educacional Infantil Cantinho Saber. Todavia, à época de prestar contas referente ao ano de 2016, a associação apresentou um plano de trabalho ineficaz, documentos que não foram capazes de justificar as despesas apresentadas, com inconsistências de valores, inclusive sem assinatura dos responsáveis. Não apresentou nenhuma nota fiscal, o informe de despesas total divergiu do extrato bancário e, sobre as despesas de pessoal, não recolheu encargos previdenciários. Ou...