quinta-feira, 29 de junho de 2023
ADVOGADA MINEIRA EDILENE LÔBO SERÁ A PRIMEIRA MULHER NEGRA A INTEGRAR O TSE
O presidente da República Luiz Inácio da Silva escolheu a advogada mineira Edilene Lôbo como ministra substituta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O anúncio da escolha foi feito pelo presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, durante a abertura da sessão plenária da Corte Eleitoral nesta noite de terça-feira, dia 27 de junho. Lôbo vai ocupar a vaga do ministro André Ramos Tavares, que passou a ocupar a cadeira como titular no Tribunal Superior Eleitoral.
Edilene Lôbo é a primeira mulher negra a ocupar o cargo de ministra na história do TSE. O nome de Edilene compunha a lista tríplice enviada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) ao presidente da República para indicação ao cargo. Também concorriam ao cargo as advogadas Daniela Borges e Marilda Silveira.
Atualmente só há uma mulher na composição do TSE: a também mineira e ministra do STF, Carmem Lúcia Antunes Rocha, que é a atual vice-presidente do Tribunal.
Carreira de sucesso
A mineira Edilene Lôbo possui vasta experiência no direito administrativo e eleitoral. Ela já atuou inclusive em uma grande ação judicial eleitoral envolvendo personalidades políticas de Lavras.
Além de advogada, Edilene é professora de Direito Administrativo e Eleitoral na Universidade de Itaúna, além de autora de diversos artigos e livros.
*Por Sebastião Filho
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário