Pular para o conteúdo principal

IMPC INDICA DEFLAÇÃO EM VARGINHA NO MÊS DE MAIO


O Índice Municipal de Preços ao Consumidor de Varginha (IMPC-Unis), calculado pelo Departamento de Pesquisa do Unis e GEESUL, teve em maio uma deflação de -1,90% em comparação com o mês anterior. No período de doze meses, entre maio de 2022 e maio de 2023, o índice acumulado atinge -1,04%.

O IMPC-Unis consiste em um índice que mensura a inflação geral na cidade a partir do comportamento médio dos preços de 5 grandes grupos de gastos: Alimentação, Habitação, Transporte, Educação e Comunicação. Estes grupos são divididos em 11 subgrupos e 44 itens que totalizam 503 preços coletados.

No decorrer do mês de maio, o único grupo que apresentou alta em seus preços médios foi comunicação (2,56%) com destaque para a elevação nos planos de telefonia móvel (12,53%) e para a queda nos valores médios dos planos básicos de internet (-1,99%).

O grupo alimentação demonstrou uma pequena queda de -0,90%. Os produtos com maiores altas foram alface (12,17%), cebola (6,33%) e ovos (5,07%) ocasionadas, principalmente, em virtude da oferta mais restrita destes produtos devido ao clima mais frio. As quedas mais consideráveis ocorreram com batata (-27,03%), banana (-11,88%) e feijão carioquinha (-9,42%) devido à entrada de colheita atrasada dos hortifrutigranjeiros e da intensificação da safra do feijão.

Habitação indicou queda de -2,02%, com destaque de alta para os preços médios dos produtos de limpeza residencial (0,46%), enquanto que o gás de cozinha e itens de higiene pessoal tiveram diminuição de -2,90% e -2,04%, respectivamente.

O grupo com maior declínio nos valores médios dos componentes foi o transporte (-5,97%) em função das quedas ocorridas nos combustíveis: óleo diesel (-11,09%), gasolina (-5,75%) e etanol (-5,67%).

O grupo educação apresentou estabilidade.

O resultado da inflação de Varginha encontra algumas semelhanças com o índice oficial de inflação do Brasil (IPCA) também divulgado nesta data (07/06). O IPCA foi de 0,23% (abaixo das expectativas), ocasionado principalmente pela alta no grupo de saúde, que não é considerado no levantamento do IMPC-Unis. Porém, os resultados dos grupos e itens de transporte, artigos de residência, alimentação e comunicação indicaram forte convergência de resultados, com os indicadores de Varginha demonstrando quedas maiores que o nível geral do país.

Em relação às previsões do mês anterior, não houve a alta esperada para produtos alimentícios, no entanto a queda nos combustíveis ocorreu. Para o curto prazo é esperada uma elevação nos preços dos combustíveis e possíveis impactos que o frio e a entressafra poderão ocasionar em alguns produtos alimentícios, mas sem ocasionar forte volatilidade no índice inflacionário.

Confira a pesquisa completa clicando aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...