quinta-feira, 20 de julho de 2023

SUCESSÃO NA UFLA: ATUAL REITOR NÃO SERÁ CANDIDATO E INDICA PRÓ-REITOR


Os reitores anteriores da Universidade Federal de Lavras (UFLA) tiveram gestões muito bem-sucedidas. Prova disso é que todos os reitores do século se candidataram à reeleição, foram reeleitos, e, após o segundo mandato, conseguiram eleger o seu sucessor. Foi assim com o professor Fabiano Ribeiro do Vale, que foi reitor entre 1996 e 2004. Após 8 anos de mandato, Fabiano conseguiu fazer o seu sucessor, o professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, reitor entre 2004 e 2012. Após 8 anos de mandato, Nazareno conseguiu fazer o seu sucessor, o professor José Roberto Soares Scolforo, reitor entre 2012 e 2020. Após 8 anos de mandato ele conseguiu fazer o seu sucessor e atual reitor, o professor João Chrysóstomo de Resende Júnior. Contudo, esse último, após uma gestão desastrosa, acumulou um índice de rejeição altíssimo em todos os segmentos da comunidade acadêmica (estudantes, servidores técnico-administrativos e professores). Com a rejeição nas alturas, o reitor resolveu que não iria ser candidato e indicou, formalmente, como o seu sucessor, o professor Márcio Machado Ladeira, pró-reitor de Planejamento e Gestão (PROPLAG), responsável pelo caixa da UFLA e também por executar as medidas amargas.

Entretanto, o apoio do reitor é visto como um fator bastante negativo para a candidatura do dito “sucessor” do atual reitor.

Pessoas ligadas ao núcleo do grupo político já chegaram à conclusão que a melhor estratégia para a candidatura não naufragar é descolar a imagem do candidato Márcio da atual gestão. Contudo, há dois fatores desfavoráveis para a materialização dessa estratégia. A primeira é que a comunidade universitária nesses mais de 3 anos já formou opinião e vive na pele os problemas gerados pela atual gestão, da qual o candidato da situação faz parte. 

Alguns nomes estão sendo especulados para ser o vice da chapa. Um deles foi o do professor Ronei Ximenes, pró-reitor de Graduação (PRG). Contudo, após a publicação de uma carta dos servidores da Biblioteca da UFLA, criticando a gestão de Ronei sobre o setor, a suas chances caíram. O atual vice-reitor também está sendo cotado ao cargo. Contudo, o pouco tempo de vivência do professor Valter Carvalho na UFLA pesa contra ele.

Parte da comunidade acadêmica está curiosa para saber o que o professor Márcio irá apresentar como realizações desses 3 anos e alguns meses de gestão. Não houve nenhum avanço em nenhuma área. Não há uma ação da atual gestão que seja considerada positiva pela comunidade acadêmica.

Pergunte aos alunos, professores e servidores e até mesmo a sociedade lavrense: “Qual melhoria a UFLA teve nos últimos 3 anos?”. Por outro lado, se você perguntar: “O que piorou nos últimos 3 anos?”, é melhor você pegar papel e caneta para anotar a lista de reclamações.

Que, em breve, a UFLA retome os seus dias de glória e recupere o prestígio perdido nessa gestão.

Um comentário:

Anônimo disse...

A UFLA deve voltar a ser nosso orgulho. Para ser uma Instituição renomada. Nosso maior patrimônio.... Scolforo sabe tudo desta Instituição.