Pular para o conteúdo principal

SUCESSÃO NA UFLA: ATUAL REITOR NÃO SERÁ CANDIDATO E INDICA PRÓ-REITOR


Os reitores anteriores da Universidade Federal de Lavras (UFLA) tiveram gestões muito bem-sucedidas. Prova disso é que todos os reitores do século se candidataram à reeleição, foram reeleitos, e, após o segundo mandato, conseguiram eleger o seu sucessor. Foi assim com o professor Fabiano Ribeiro do Vale, que foi reitor entre 1996 e 2004. Após 8 anos de mandato, Fabiano conseguiu fazer o seu sucessor, o professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, reitor entre 2004 e 2012. Após 8 anos de mandato, Nazareno conseguiu fazer o seu sucessor, o professor José Roberto Soares Scolforo, reitor entre 2012 e 2020. Após 8 anos de mandato ele conseguiu fazer o seu sucessor e atual reitor, o professor João Chrysóstomo de Resende Júnior. Contudo, esse último, após uma gestão desastrosa, acumulou um índice de rejeição altíssimo em todos os segmentos da comunidade acadêmica (estudantes, servidores técnico-administrativos e professores). Com a rejeição nas alturas, o reitor resolveu que não iria ser candidato e indicou, formalmente, como o seu sucessor, o professor Márcio Machado Ladeira, pró-reitor de Planejamento e Gestão (PROPLAG), responsável pelo caixa da UFLA e também por executar as medidas amargas.

Entretanto, o apoio do reitor é visto como um fator bastante negativo para a candidatura do dito “sucessor” do atual reitor.

Pessoas ligadas ao núcleo do grupo político já chegaram à conclusão que a melhor estratégia para a candidatura não naufragar é descolar a imagem do candidato Márcio da atual gestão. Contudo, há dois fatores desfavoráveis para a materialização dessa estratégia. A primeira é que a comunidade universitária nesses mais de 3 anos já formou opinião e vive na pele os problemas gerados pela atual gestão, da qual o candidato da situação faz parte. 

Alguns nomes estão sendo especulados para ser o vice da chapa. Um deles foi o do professor Ronei Ximenes, pró-reitor de Graduação (PRG). Contudo, após a publicação de uma carta dos servidores da Biblioteca da UFLA, criticando a gestão de Ronei sobre o setor, a suas chances caíram. O atual vice-reitor também está sendo cotado ao cargo. Contudo, o pouco tempo de vivência do professor Valter Carvalho na UFLA pesa contra ele.

Parte da comunidade acadêmica está curiosa para saber o que o professor Márcio irá apresentar como realizações desses 3 anos e alguns meses de gestão. Não houve nenhum avanço em nenhuma área. Não há uma ação da atual gestão que seja considerada positiva pela comunidade acadêmica.

Pergunte aos alunos, professores e servidores e até mesmo a sociedade lavrense: “Qual melhoria a UFLA teve nos últimos 3 anos?”. Por outro lado, se você perguntar: “O que piorou nos últimos 3 anos?”, é melhor você pegar papel e caneta para anotar a lista de reclamações.

Que, em breve, a UFLA retome os seus dias de glória e recupere o prestígio perdido nessa gestão.

Comentários

Anônimo disse…
A UFLA deve voltar a ser nosso orgulho. Para ser uma Instituição renomada. Nosso maior patrimônio.... Scolforo sabe tudo desta Instituição.

Postagens mais visitadas deste blog

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...

BELEZAS DO CAMPUS

Se você já caminhou pelo campus da UFLA e olhou para o alto, provavelmente se deparou com esse incrível símbolo da biodiversidade brasileira: o tucano. Com seu longo bico alaranjado e plumagem preta, ele chama atenção por sua beleza e importância ecológica. No entanto, não se engane: apesar de ser encantador, o tucano é considerado um animal silvestre e predador. Os tucanos costumam viver em pares ou em bandos de até duas dezenas, deslocando-se em fila indiana durante o voo. Eles são considerados onívoros e sua alimentação é variada. Apesar de uma dieta majoritariamente composta por frutas e insetos, eles também se alimentam de ovos, filhotes de outras aves e pequenos vertebrados, revelando uma notável adaptabilidade alimentar. É fundamental destacarmos o importante papel que essas aves desempenham na natureza. Ao espalharem sementes durante seus voos, elas promovem a regeneração das florestas. Isso reforça a importância de sua preservação e a necessidade de combater a comercialização ...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/