Pular para o conteúdo principal

AVANÇA NA MODERNIZAÇÃO DA USINA HIDRELÉTRICA DE FUNIL

Localizada no Rio Grande, em Minas Gerais, empreendimento tem potência instalada de 180 MW

A Aliança Energia segue com as obras de modernização da Usina Hidrelétrica de Funil, localizada no Rio Grande, entre os municípios de Lavras e Perdões, no Sul de Minas Gerais. Com potência instalada de 180 MW, o suficiente para abastecer uma cidade com 500 mil pessoas, a hidrelétrica desempenha um papel importante no fornecimento de energia limpa e sustentável para a região.

A terceira e última fase do projeto de modernização da Usina Hidrelétrica de Funil teve início no dia 31 de julho e contempla a modernização da Unidade Geradora 3, vertedouro e tomada d’água. A previsão das obras é de 90 dias.

Na unidade geradora estão sendo modernizados os sistemas de supervisão, controle, proteção, regulação de velocidade e tensão, bem como toda a instrumentação. Quando a obra estiver concluída, a tomada d'água terá um painel integrado para controle e supervisão das comportas dessa estrutura, bem como redundância do vertedouro. As comportas do vertedouro serão equipadas com nova instrumentação e painéis de controle de última geração, alinhados com as mais avançadas tecnologias. Cerca de 50 colaboradores altamente qualificados estão empenhados no desenvolvimento dessas atividades em campo.

Marcos Santos, engenheiro da Aliança Energia e responsável pela gestão técnica da modernização, destaca que essas mudanças visam aumentar segurança e a eficiência operacional da unidade, garantindo ainda mais precisão no funcionamento.

Ainda segundo o engenheiro, um marco relevante já foi alcançado, com a entrega da Unidade Geradora UG2 à operação em 2022. Além disso, a modernização da subestação também foi concluída com sucesso, demonstrando o compromisso da Aliança Energia com o cumprimento rigoroso dos prazos e metas estabelecidos. "Com a modernização da Usina Hidrelétrica de Funil, a Aliança reafirma seu papel como agente impulsionador do desenvolvimento sustentável na região, ao mesmo tempo em que consolida sua posição como destaque no setor energético, adotando tecnologias de ponta para garantir fornecimento eficiente e confiável de energia elétrica", conclui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...

ÁLVARO DAMIÃO GARANTE R$ 1 BILHÃO PARA NOVO ANEL JUNTO AO BANCO DO BRICS

A Prefeitura de Belo Horizonte terá R$ 1 bilhão para obras do Novo Anel em financiamento junto ao Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), o banco do Brics. O acordo financeiro foi firmado nesta quinta-feira (9) em Xangai, na China, onde o prefeito Álvaro Damião reuniu-se com a presidente da instituição, a ex-presidente da República Dilma Rousseff. “No nosso primeiro dia em Xangai, sou recebido pela presidente do banco Brics, nossa eterna presidente do Brasil, Dilma Rousseff, e quero agradecer pelo carinho com os belo-horizontinos e os mineiros. Na hora que fiz um pedido a ela, ela olhou para mim e disse assim, estamos juntos”, afirmou o prefeito. De acordo com Álvaro Damião, as tratativas formais para a liberação dos recursos já começaram e vão avançar “de forma acelerada”. No encontro com Dilma Rousseff, que nasceu em Belo Horizonte, ele apresentou um panorama da cidade e os projetos da gestão. “O prefeito falou para mim dos problemas de Belo Horizonte e levantou um deles, que é a questã...

VARGINHA RECEBE ENCONTRO INTERNACIONAL DE NEGÓCIOS BRASIL, ÍNDIA E INDONÉSIA

Na manhã desta quinta-feira, 9 de outubro, Varginha sediou a edição local do Internacionaliza Minas , um encontro voltado à promoção de parcerias comerciais e tecnológicas entre Brasil, Índia e Indonésia . O evento foi realizado no Porto Seco Sul de Minas , reunindo empresários, representantes de câmaras internacionais e autoridades municipais. A iniciativa, promovida pela Câmara Indo-Brasileira de Comércio e Indústria , pela Câmara Brasil–Indonésia e pela Prefeitura de Varginha, teve como foco apresentar oportunidades de investimento, inovação e intercâmbio empresarial entre os países participantes. Entre os temas abordados, destacaram-se as oportunidades da Tech Mahindra para a região, tecnologia para resíduos sólidos urbanos com a Bhumi Green Energy , turismo indiano para o Sul de Minas , missão comercial à Índia em novembro e a prospecção de parcerias para empresas interessadas em expandir negócios com Índia e Indonésia. O prefeito Leonardo Ciacci realizou a abertura do evento de...