quarta-feira, 9 de agosto de 2023
LIRAa APONTA VARGINHA COM BAIXO RISCO DE INFESTAÇÃO DO AEDES AEGYPTI EM VARGINHA
O 3º Levantamento de Índice Rápido de Aedes Aegypti (LIRAa) do ano começou nesta segunda-feira, em Varginha, no Sul de Minas. O levantamento, que consiste em visitar 20% dos quarteirões sorteados pelo programa do Ministério da Saúde prossegue até hoje, quarta-feira.
O LIRAa é realizado em todo território nacional, em cidades com índice de infestação com mais de 2 mil imóveis.
Nos imóveis visitados pelos agentes de Combate às Endemias (ACE's) e agentes de Vigilância em Saúde, além do tratamento e eliminação dos focos, são coletados exemplares de larvas e pupas encontradas, que segue junto de formulário próprio contendo endereço, tipo de depósito e quantidade de larvas e pupas, sendo encaminhadas ao laboratório do Setor de Vigilância Ambiental, onde se fará a contagem e identificação das mesmas.
Após, todos os dados são lançados no sistema do Ministério da Saúde, onde o mesmo classifica o município como; Baixo Risco, Médio Risco ou Alto Risco.
No último levantamento realizado em maio desse ano, Varginha foi classificada como Baixo Risco, devido uma quantidade menor de depósitos com focos de larvas e pupas positivas encontradas, num total de 12 focos do mosquito Aedes aegypti e 1foco do mosquito Aedes albopictus.
O bairro com maior número de foco foi o Canaã. Os depósitos que mais predominaram foram vaso de plantas, piscina e recipiente de degelo de geladeira.
Vânia Aparecida Silvério Nobre, encarregada do Setor de Vigilância Ambiental, orienta toda a população a redobra os cuidados e atenção em todas as épocas do ano, pois o ciclo de evolução do mosquito ocorre em qualquer estação.
“Toda população deverá refletir sobre os riscos da dengue e demais arboviroses, tirando no mínimo 10 minutos por semana para verificar áreas externas e internas dos imóveis, eliminando todos os depósitos de água parada e ser for viajar deixe os vasos sanitários tampados, faça o tratamento correto das piscinas, verifique se as caixas d ́ água estão bem tampadas e amarradas, ralos e caixas de gorduras devem ser vedados, nos pratinhos das plantas devem ser colocados areia ou gel umidificante e evitar as plantas aquáticas”, salienta Vânia.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário