Pular para o conteúdo principal

LIRAa APONTA VARGINHA COM BAIXO RISCO DE INFESTAÇÃO DO AEDES AEGYPTI EM VARGINHA


O 3º Levantamento de Índice Rápido de Aedes Aegypti (LIRAa) do ano começou nesta segunda-feira, em Varginha, no Sul de Minas. O levantamento, que consiste em visitar 20% dos quarteirões sorteados pelo programa do Ministério da Saúde prossegue até hoje, quarta-feira.

O LIRAa é realizado em todo território nacional, em cidades com índice de infestação com mais de 2 mil imóveis.

Nos imóveis visitados pelos agentes de Combate às Endemias (ACE's) e agentes de Vigilância em Saúde, além do tratamento e eliminação dos focos, são coletados exemplares de larvas e pupas encontradas, que segue junto de formulário próprio contendo endereço, tipo de depósito e quantidade de larvas e pupas, sendo encaminhadas ao laboratório do Setor de Vigilância Ambiental, onde se fará a contagem e identificação das mesmas.

Após, todos os dados são lançados no sistema do Ministério da Saúde, onde o mesmo classifica o município como; Baixo Risco, Médio Risco ou Alto Risco.

No último levantamento realizado em maio desse ano, Varginha foi classificada como Baixo Risco, devido uma quantidade menor de depósitos com focos de larvas e pupas positivas encontradas, num total de 12 focos do mosquito Aedes aegypti e 1foco do mosquito Aedes albopictus.

O bairro com maior número de foco foi o Canaã. Os depósitos que mais predominaram foram vaso de plantas, piscina e recipiente de degelo de geladeira.

Vânia Aparecida Silvério Nobre, encarregada do Setor de Vigilância Ambiental, orienta toda a população a redobra os cuidados e atenção em todas as épocas do ano, pois o ciclo de evolução do mosquito ocorre em qualquer estação.

“Toda população deverá refletir sobre os riscos da dengue e demais arboviroses, tirando no mínimo 10 minutos por semana para verificar áreas externas e internas dos imóveis, eliminando todos os depósitos de água parada e ser for viajar deixe os vasos sanitários tampados, faça o tratamento correto das piscinas, verifique se as caixas d ́ água estão bem tampadas e amarradas, ralos e caixas de gorduras devem ser vedados, nos pratinhos das plantas devem ser colocados areia ou gel umidificante e evitar as plantas aquáticas”, salienta Vânia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental é a busca pelo  credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.