Sede da Prefeitura de Lavras
Faltando quase 1 ano para as eleições municipais de 2024, o tabuleiro político começa a ser desenhado em Lavras, no Sul de Minas. Quinta maior cidade da mesorregião, Lavras é um importante polo do Estado e, por isso, a disputa na cidade é de extrema importância na geopolítica estadual. Alguns pretensos candidatos ou mesmo seus grupos políticos já iniciaram a dança das cadeiras partidária.
O grupo político da família Cherem, que já teve dois irmãos eleitos prefeito de Lavras, já definiu a composição partidária. Até o momento, é especulado o nome do ex-deputado estadual, ex-secretário de Estado e engenheiro Luiz Fábio Cherem como possível candidato a prefeito pela família, porém cada um dos três irmãos assumiu o comando de uma agremiação partidária. O ex-prefeito Marcos Cherem assumiu o comando do Partido Verde (PV). Já o ex-prefeito José Cherem assumiu a direção municipal do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB). Fábio Cherem assumiu o comando do Partido da Mobilização Nacional (PMN) no município de Lavras.
Já no grupo político da atual prefeita Jussara Menicucci, a dança das cadeiras partidária também já teve início. Recordista de mandato, sendo chefe do Executivo de Lavras pela quarta vez, Jussara já pediu oficialmente a desfiliação do Partido Socialista Brasileiro (PSB), da qual se elegeu para o atual mandato. Ainda não foi anunciado oficialmente o destino partidário da prefeita, porém especulações dão conta de que ela deve se filiar ao Partido Social Democrático, o PSD de Gilberto Kassab.
Enquanto isso, o grupo político do ex-prefeito Carlos Alberto Pereira (CAP) ainda não deu sinais de movimentação. Porém, nos bastidores dizem que os correligionários e o próprio CAP estariam trabalhando em busca de convencer a ex-deputada federal Dâmina Pereira a tentar novamente a disputa pela cadeira do Executivo lavrense. Nas eleições passadas, a ex-deputada obteve bom desempenho, perdendo o pleito por margem bem pequena de votos. Há ainda a hipótese do grupo político de CAP lançar algum outro candidato e se dedicar na eleição de vereadores aliados ou mesmo compor com outro grupo político.
Há ainda dois outros grupos políticos que ainda não deram sinais se irão lançar candidatos ao Executivo municipal ou mesmo compor com outros grupos. O Partido dos Trabalhadores (PT), que historicamente participa dos pleitos municipais e o Partido Liberal (PL) que abriga os bolsonaristas e simpatizantes da direita. O ex-vice-prefeito Aristides Silva Filho, o Tide, retornou ao PT e constantemente mantém movimentos e presença nas redes sociais e em eventos, mas ainda não se sabe qual será seu destino. No PL, alguns setores defendem o lançamento de uma candidatura própria, porém ainda não se tem nomes que já sinalizam aceitar a empreitada.
Correndo por fora e buscando ser uma terceira via aos tradicionais grupos políticos de Lavras, o engenheiro Jânio Bragança se filiou ao Avante.
*Por Sebastião Filho
*Por Sebastião Filho
Nenhum comentário:
Postar um comentário