quarta-feira, 25 de outubro de 2023

CRESCEM CASOS DE SÍFILIS CONGÊNITA EM BARBACENA


De 2010 a 2023 o Estado de Minas Gerais registrou mais de 23.900 casos de sífilis congênita. O município de Barbacena, no mesmo período registrou 187 casos.

A sífilis congênita é resultado da infecção do feto pela bactéria causadora da sífilis, através da placenta. É uma doença grave, pode causar má formação do feto, sérias consequências para a saúde da criança e até a morte.

Toda gestante deve ser testada pelo duas vezes para sífilis durante o pré-natal, a primeira no primeiro trimestre de gravidez e a segunda no terceiro trimestre. O parceiro sexual também deve ser testado, conforme indicações do pré-natal.

A realização da investigação de sífilis, também é obrigatória imediatamente após a internação para o parto na maternidade, ou em caso de abortamento. O emprego de testes rápidos como testes iniciais para investigação da sífilis no pré-natal e nas maternidades apresenta as vantagens de agilizar o diagnóstico e o tratamento.

É importante salientar que a Sífilis tem cura, o tratamento é gratuito e a testagem pode ser realizada em qualquer Unidade Básica de Saúde.

O terceiro sábado do mês de outubro foi instituído como Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita por meio da Lei nº 13.430/2.017, sendo objetivo fundamental do município a disponibilização da testagem rápida e tratamento de forma gratuita enfatizando a importância do diagnóstico e do tratamento adequado da sífilis durante o pré-natal e da sífilis em ambos os sexos como infecção sexualmente transmissível.

Nenhum comentário: