quinta-feira, 5 de outubro de 2023

HU-UFLA: PREFEITA PARTICIPA DE REUNIÃO SOBRE DEMANDAS EM SAÚDE DO MUNICÍPIO


Após a inclusão das obras do Hospital da Universidade Federal de Lavras (UFLA) no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), anunciada em agosto deste ano, a iniciativa teve mais um avanço n semana passada. Nos dias 25 e 26 de setembro uma equipe da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) esteve em Lavras para visitar as obras e realizar reuniões com as equipes da Universidade, da prefeitura do município e da Superintendência de Saúde de Varginha (SRS). A visita foi a primeira realizada pela atual gestão da Ebserh, e buscou avaliar o cenário, as etapas já desenvolvidas para implementação do hospital e o histórico das ações.

Uma reunião foi realizada congregando as equipes da UFLA, da Ebserh e da prefeitura de Lavras, com presença da prefeita Jussara Menicucci, da secretária de Saúde do município, Iara Menicucci Nogueira; da responsável pelo Controle, Auditoria e Regulação, Cássia Corrêa Daher; do procurador-geral do município, Luciano Salim Siqueira Salim; e do assessor institucional Marcelo Sabato Barbosa. A conversa buscou levantar as maiores demandas identificadas pelo município na assistência à saúde, para embasar as definições finais do plano assistencial pretendido para o Hospital da UFLA.

Planejado para oferecer atendimento humanizado e com tecnologia de ponta, o Hospital Universitário terá 100% do seu atendimento voltado para o SUS. A edificação fica na Zona Oeste de Lavras, bairro Jardim Glória, e a primeira etapa das obras foi concluída, com 7 mil m2 de área construída.

Ao mesmo tempo em que representará avanço para a saúde pública no sul de Minas, o HU-UFLA será campo de prática para a formação dos profissionais dos cursos de saúde da Instituição e realização de pesquisas científicas. Até o momento, já foram investidos cerca de 20 milhões de reais no Hospital Universitário, considerando terreno e obras.

O projeto inicial, que já foi concluído, previa apenas o funcionamento como hospital-dia, com procedimentos de baixa e média complexidade, além de internações de curta duração. Essa configuração não atendia ao escopo da Ebserh, o que exigiu alterações no planejamento, tanto para atender a essas exigências quanto para adequação da estrutura para procedimentos de média e alta complexidade, de forma a suprir demandas do SUS na microrregião de Lavras.

Em junho de 2022 foi anunciado que o Ministério da Educação (MEC) autorizou a incorporação do Hospital Universitário da UFLA à Ebserh, condição essencial para que seja possível a gestão do espaço. A partir de então, negociações têm sido feitas para alinhamento das adaptações necessárias para que a estrutura possa atender aos quesitos da empresa. Com a inclusão do Hospital no PAC, e as diretrizes da nova gestão da Ebserh definidas, a expectativa é de que em 2025 o hospital possa iniciar seu funcionamento.

Nenhum comentário: