Pular para o conteúdo principal

POÇOS ENTREGA OBRAS DA CASA DE CHÁ DO RECANTO JAPONÊS NO DIA 3 DE JANEIRO


A Prefeitura de Poços de Caldas, através da Secretaria de Turismo, em parceria com a Associação Cultural e Recreativa Nikkey de Poços de Caldas e o Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural e Turístico, realiza a entrega das obras de reconstrução da Casa de Chá no Recanto Japonês. A solenidade está marcada para o dia 03 de janeiro, às 09 horas, no próprio Recanto Japonês.

A reconstrução da Casa de Chá, realizada em um período de sete meses, foi possível graças ao Termo de Colaboração 02/2019, firmado entre a Prefeitura e a Associação Cultural e Recreativa Nikkey de Poços de Caldas. Inicialmente assinado em agosto de 2019, o termo sofreu ajustes devido às restrições da pandemia da COVID-19, que impactaram o cronograma de execução. As ações foram retomadas com a vinda da equipe de marceneiros japoneses entre junho e agosto de 2023.

O projeto arquitetônico e mão de obra especializada foram doados pelo empresário japonês Norio Nakashima (Nakashima Komuten Co), que desenvolve trabalhos de construção/restauração de templos com arquitetura e método construtivo japonês no mundo todo, sendo responsável por trabalhos de restauro do Pavilhão Japonês do Ibirapuera, na cidade de São Paulo. Para a execução, a empresa enviou três mestres marceneiros, que por meio de um trabalho preciso e delicado de entalhe e encaixe de madeiras, fizeram a estrutura da casa, bem como as paredes e telhado.

A obra também contou com a participação da Divisão de Carpintaria da Secretaria Municipal de Projetos e Obras Públicas, que auxiliaram no processo de preparação das madeiras, além da confecção das portas e janelas, sob orientação da arquiteta e responsável pela obra, Elisabete Emi Niwa. Servidores da secretaria de Turismo também apoiaram a equipe de japoneses durante toda a obra. Assim, o projeto representa não apenas a reconstrução da Casa de Chá, mas também uma oportunidade de fortalecer os laços entre a população local e a comunidade japonesa, resgatando tradições e promovendo a salvaguarda da cultura japonesa.

O projeto foi financiado com recursos do FUNDEPHACT (Fundo Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural e Turístico de Poços de Caldas), aprovado pelo CONDEPHACT, e um percentual doado pela Fertilizantes Mitsui à Prefeitura Municipal de Poços de Caldas antes do incêndio da Casa de Chá. Sob coordenação da Secretaria Municipal de Turismo, a conclusão do projeto contou com o apoio das secretarias de Projetos e Obras Públicas e Governo, Associação Cultural e Recreativa Nikkey de Poços de Caldas, Nakashima Komuten Co, CONDEPHACT, Hotel Nacional Inn, Restaurante E & E e Citur.PC SPE Ltda.

Para o secretário de Turismo, Israel Pereira, desde o início, este projeto representou não apenas um desafio técnico, mas também uma oportunidade única de fortalecer os laços entre nossa comunidade e a rica herança japonesa que faz parte da identidade de Poços de Caldas. “A Casa de Chá não é apenas um edifício; é um símbolo de união, de respeito pelas tradições e de preservação de nossa diversidade cultural. Quero expressar minha profunda gratidão a todos os envolvidos pela dedicação incansável. Esta entrega não apenas revitaliza um ponto turístico tão especial, mas também consolida a parceria entre a Prefeitura e a comunidade, demonstrando que, juntos, somos capazes de realizar projetos grandiosos e preservar nossa identidade e patrimônio.”

O prefeito Sérgio Azevedo enfatizou o compromisso da prefeitura em entregar a Casa de Chá em tempo hábil para a Citur.PC SPE Ltda, atual Concessionária do Circuito Turístico Integrado, cumprindo a previsão estabelecida em contrato. Ressaltou também a expectativa de novas obras por parte da empresa para o Recanto Japonês, um dos pontos turísticos mais belos da região.

A cerimônia marca a conclusão da obra da Casa de Chá e a entrega deste patrimônio para guarda e utilização da concessionária, nos termos contratuais. Porém, o Recanto Japonês permanece fechado até a realização de melhorias por parte da Citur, com abertura prevista para o primeiro trimestre de 2024.

Recanto Japonês: Um Oasis de Cultura Oriental
O Recanto Japonês, inaugurado em 1975, é uma réplica de um jardim japonês localizado numa vertente da Serra de São Domingos, rodeado por uma mata nativa. Com construções e vegetação típicas, o jardim, denominado “YUGUIEN” (amizade e fraternidade), inclui um quiosque Azumaya, réplica do Manj-Tei do palácio imperial japonês. O local também abriga um pequeno lago artificial e a Fonte dos Três Desejos.

A antiga Casa de Chá, destruída por um incêndio criminoso em agosto de 2016, renasce agora, mais uma vez, como um símbolo de resiliência e união entre as culturas brasileira e japonesa. A reconstrução, além de ser um marco para o turismo local, reforça a importância da preservação do patrimônio histórico e cultural da cidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo. 

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.