Pular para o conteúdo principal

POÇOS ENTREGA OBRAS DA CASA DE CHÁ DO RECANTO JAPONÊS NO DIA 3 DE JANEIRO


A Prefeitura de Poços de Caldas, através da Secretaria de Turismo, em parceria com a Associação Cultural e Recreativa Nikkey de Poços de Caldas e o Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural e Turístico, realiza a entrega das obras de reconstrução da Casa de Chá no Recanto Japonês. A solenidade está marcada para o dia 03 de janeiro, às 09 horas, no próprio Recanto Japonês.

A reconstrução da Casa de Chá, realizada em um período de sete meses, foi possível graças ao Termo de Colaboração 02/2019, firmado entre a Prefeitura e a Associação Cultural e Recreativa Nikkey de Poços de Caldas. Inicialmente assinado em agosto de 2019, o termo sofreu ajustes devido às restrições da pandemia da COVID-19, que impactaram o cronograma de execução. As ações foram retomadas com a vinda da equipe de marceneiros japoneses entre junho e agosto de 2023.

O projeto arquitetônico e mão de obra especializada foram doados pelo empresário japonês Norio Nakashima (Nakashima Komuten Co), que desenvolve trabalhos de construção/restauração de templos com arquitetura e método construtivo japonês no mundo todo, sendo responsável por trabalhos de restauro do Pavilhão Japonês do Ibirapuera, na cidade de São Paulo. Para a execução, a empresa enviou três mestres marceneiros, que por meio de um trabalho preciso e delicado de entalhe e encaixe de madeiras, fizeram a estrutura da casa, bem como as paredes e telhado.

A obra também contou com a participação da Divisão de Carpintaria da Secretaria Municipal de Projetos e Obras Públicas, que auxiliaram no processo de preparação das madeiras, além da confecção das portas e janelas, sob orientação da arquiteta e responsável pela obra, Elisabete Emi Niwa. Servidores da secretaria de Turismo também apoiaram a equipe de japoneses durante toda a obra. Assim, o projeto representa não apenas a reconstrução da Casa de Chá, mas também uma oportunidade de fortalecer os laços entre a população local e a comunidade japonesa, resgatando tradições e promovendo a salvaguarda da cultura japonesa.

O projeto foi financiado com recursos do FUNDEPHACT (Fundo Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural e Turístico de Poços de Caldas), aprovado pelo CONDEPHACT, e um percentual doado pela Fertilizantes Mitsui à Prefeitura Municipal de Poços de Caldas antes do incêndio da Casa de Chá. Sob coordenação da Secretaria Municipal de Turismo, a conclusão do projeto contou com o apoio das secretarias de Projetos e Obras Públicas e Governo, Associação Cultural e Recreativa Nikkey de Poços de Caldas, Nakashima Komuten Co, CONDEPHACT, Hotel Nacional Inn, Restaurante E & E e Citur.PC SPE Ltda.

Para o secretário de Turismo, Israel Pereira, desde o início, este projeto representou não apenas um desafio técnico, mas também uma oportunidade única de fortalecer os laços entre nossa comunidade e a rica herança japonesa que faz parte da identidade de Poços de Caldas. “A Casa de Chá não é apenas um edifício; é um símbolo de união, de respeito pelas tradições e de preservação de nossa diversidade cultural. Quero expressar minha profunda gratidão a todos os envolvidos pela dedicação incansável. Esta entrega não apenas revitaliza um ponto turístico tão especial, mas também consolida a parceria entre a Prefeitura e a comunidade, demonstrando que, juntos, somos capazes de realizar projetos grandiosos e preservar nossa identidade e patrimônio.”

O prefeito Sérgio Azevedo enfatizou o compromisso da prefeitura em entregar a Casa de Chá em tempo hábil para a Citur.PC SPE Ltda, atual Concessionária do Circuito Turístico Integrado, cumprindo a previsão estabelecida em contrato. Ressaltou também a expectativa de novas obras por parte da empresa para o Recanto Japonês, um dos pontos turísticos mais belos da região.

A cerimônia marca a conclusão da obra da Casa de Chá e a entrega deste patrimônio para guarda e utilização da concessionária, nos termos contratuais. Porém, o Recanto Japonês permanece fechado até a realização de melhorias por parte da Citur, com abertura prevista para o primeiro trimestre de 2024.

Recanto Japonês: Um Oasis de Cultura Oriental
O Recanto Japonês, inaugurado em 1975, é uma réplica de um jardim japonês localizado numa vertente da Serra de São Domingos, rodeado por uma mata nativa. Com construções e vegetação típicas, o jardim, denominado “YUGUIEN” (amizade e fraternidade), inclui um quiosque Azumaya, réplica do Manj-Tei do palácio imperial japonês. O local também abriga um pequeno lago artificial e a Fonte dos Três Desejos.

A antiga Casa de Chá, destruída por um incêndio criminoso em agosto de 2016, renasce agora, mais uma vez, como um símbolo de resiliência e união entre as culturas brasileira e japonesa. A reconstrução, além de ser um marco para o turismo local, reforça a importância da preservação do patrimônio histórico e cultural da cidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DROGARIA ARAUJO ABRE 59 VAGAS DE EMPREGO NO INTERIOR

Contratações serão feitas para vários cargos, de gerentes à vendedores, em 13 cidades do interior de Minas A Drogaria Araujo está com 59 vagas de emprego abertas nas cidades de Varginha, Lavras, Nova Serrana, Formiga, Juiz de Fora, Ouro Preto, Ubá, Barbacena, Conselheiro Lafaiete, Itabirito, Pará de Minas, São João del Rei e Viçosa.  As oportunidades de emprego são para os cargos de gerente e subgerente de loja, vendedor, fiscal de loja, operador de caixa e repositor de mercadorias. O processo seletivo ocorrerá até o fim de janeiro de 2020, e os interessados devem cadastrar o seu currículo no site www.trabalhenaaraujo.com.br .  Para se candidatar as vagas é necessário ter disponibilidade para trabalhar nos finais de semana e feriados e disponibilidade de horário. A Drogaria Araujo desenvolve o Programa Incluir e informa que Pessoas com Deficiência (PCD) poderão concorrer a essas vagas. A empresa garante benefícios para todas as funções, como assistência médica,...

MG INVESTE R$2 MILHÕES EM RODOVIAS

Bom Sucesso, São Tiago e Nazareno serão contempladas A região do Campo das Vertentes será contemplada com cerca de R$2 milhões para o melhoramento e pavimentação das rodovias estaduais MG-355, no trecho entre São Tiago, Mercês de Água Limpa e Bom Sucesso, com 45 quilômetros de extensão, e na LMG-841, que liga Mercês de Água Limpa a Nazareno, em um percurso de 24 quilômetros. Os recursos para obra serão provenientes do Tesouro Estadual, de acordo com a assessoria de comunicação da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop). A assessoria informou ainda que o processo do trecho entre Mercês de Água Limpa e Nazareno está mais adiantado, pois o Governo de Minas já autorizou no dia 20 de abril a empresa Engenheiros e Economistas Consultores (Enecom S.A.), ganhadora da licitação, a começar a elaborar o projeto para a LMG-841 orçado em quase R$800 mil. Já na MG-355, de 45 quilômetros, ainda está sendo definido o valor que será disponibilizado para a recuperação da via, i...

NUTRIVITAL ANUNCIA NOVA UNIDADE FABRIL EM VARGINHA

A Prefeitura de Varginha celebra a implantação de uma nova unidade fabril da empresa Nutrivital no município, reforçando o protagonismo da cidade como polo estratégico para o desenvolvimento industrial e logístico do Sul de Minas. O empreendimento integra o planejamento estratégico da companhia até 2030 e representa um importante avanço rumo aos conceitos de Indústria 5.0, que aliam tecnologia de ponta, inteligência artificial e valorização do capital humano para impulsionar o agronegócio brasileiro. A nova fábrica contará com uma área construída inicial de 8 mil metros quadrados, com foco na produção de aditivos, premixes, núcleos e concentrados. A escolha de Varginha como sede do investimento se deve à sua localização privilegiada, que favorece a logística nacional e internacional, especialmente por meio do Porto Seco, além da proximidade com importantes regiões produtoras do país. O diretor e fundador da Nutrivital, Rodrigo Risso, destaca que a implantação da unidade em Minas Gerais...