Pular para o conteúdo principal

A NOVA EQUIPE DE GESTÃO DA UFLA


Tradicionalmente chama-se de “equipe de gestão da UFLA” as pessoas escolhidas pelo reitor para ocupar os cargos de direção (CD’s). Os membros da equipe de gestão são as pessoas que lideram os setores mais estratégicos do organograma da universidade. Conforme tabela disponível nesse link https://progep.ufes.br/remunera%C3%A7%C3%A3o-de-cd-e-fg, os cargos de direção adicionam ao salário do servidor efetivo da UFLA entre R$ 7.366,35 (CD-2) à R$ 4.199,50 (CD-4). O CD-1 é pago ao reitor e vice-reitor.

Antes da consulta à comunidade de 2023, todos os reitores em exercício da UFLA foram reeleitos ou elegeram o seu sucessor. Por consequência, principalmente quando não se trocava o dirigente máximo da universidade, a renovação da equipe de gestão era muito pequena, mantendo-se a maioria dos CPF’s, que algumas vezes apenas trocavam de diretoria ou pró-reitoria. Eu acredito que as trocas de gestões anteriores nunca chegaram a alterar 50% dos CPF’s que formavam a equipe de gestão.

Entretanto, no próximo mês, “provavelmente”, teremos a maior e mais profunda mudança na equipe de gestão da história da UFLA. Isso acontecerá porque João Chrysostomo de Resende Júnior é o primeiro reitor da Universidade Federal de Lavras a não fazer o seu sucessor e, portanto, existe uma tendência (ou certeza), que o grupo derrotado dará lugar ao grupo vencedor da consulta à comunidade.

Esses fatos nos levam a crer que haverá uma renovação de quase 100% dos cargos de gestão. Algumas pessoas que conheço acreditam que uma ou duas pessoas da atual equipe do João vão permanecer com os CD’s, outros acreditam que a renovação será de 100%. Entretanto, só teremos essa resposta nos primeiros dias do próximo mês. Contudo, eu tenho certeza de que essa será a maior renovação da equipe de gestão da história da UFLA.

Já se fala pelos corredores da Universidade que muitos servidores, que estão a mais de uma década participando da equipe de gestão, terão que voltar para a realidade do cargo efetivo que eles ocupam e encarar a dura realidade: “Eles não eram pró-reitores, superintendentes, assessores ou diretores, eles apenas ocuparam, de forma transitória, esses cargos”. E, provavelmente, no próximo mês, alguns deles serão subordinados a pessoas que eles chefiaram por muitos anos.

Levando-se em conta o “tamanho” do progresso da universidade nesses 47 meses de gestão, acredito que fará muito bem para a instituição essa mudança.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.