Pular para o conteúdo principal

A NOVA EQUIPE DE GESTÃO DA UFLA


Tradicionalmente chama-se de “equipe de gestão da UFLA” as pessoas escolhidas pelo reitor para ocupar os cargos de direção (CD’s). Os membros da equipe de gestão são as pessoas que lideram os setores mais estratégicos do organograma da universidade. Conforme tabela disponível nesse link https://progep.ufes.br/remunera%C3%A7%C3%A3o-de-cd-e-fg, os cargos de direção adicionam ao salário do servidor efetivo da UFLA entre R$ 7.366,35 (CD-2) à R$ 4.199,50 (CD-4). O CD-1 é pago ao reitor e vice-reitor.

Antes da consulta à comunidade de 2023, todos os reitores em exercício da UFLA foram reeleitos ou elegeram o seu sucessor. Por consequência, principalmente quando não se trocava o dirigente máximo da universidade, a renovação da equipe de gestão era muito pequena, mantendo-se a maioria dos CPF’s, que algumas vezes apenas trocavam de diretoria ou pró-reitoria. Eu acredito que as trocas de gestões anteriores nunca chegaram a alterar 50% dos CPF’s que formavam a equipe de gestão.

Entretanto, no próximo mês, “provavelmente”, teremos a maior e mais profunda mudança na equipe de gestão da história da UFLA. Isso acontecerá porque João Chrysostomo de Resende Júnior é o primeiro reitor da Universidade Federal de Lavras a não fazer o seu sucessor e, portanto, existe uma tendência (ou certeza), que o grupo derrotado dará lugar ao grupo vencedor da consulta à comunidade.

Esses fatos nos levam a crer que haverá uma renovação de quase 100% dos cargos de gestão. Algumas pessoas que conheço acreditam que uma ou duas pessoas da atual equipe do João vão permanecer com os CD’s, outros acreditam que a renovação será de 100%. Entretanto, só teremos essa resposta nos primeiros dias do próximo mês. Contudo, eu tenho certeza de que essa será a maior renovação da equipe de gestão da história da UFLA.

Já se fala pelos corredores da Universidade que muitos servidores, que estão a mais de uma década participando da equipe de gestão, terão que voltar para a realidade do cargo efetivo que eles ocupam e encarar a dura realidade: “Eles não eram pró-reitores, superintendentes, assessores ou diretores, eles apenas ocuparam, de forma transitória, esses cargos”. E, provavelmente, no próximo mês, alguns deles serão subordinados a pessoas que eles chefiaram por muitos anos.

Levando-se em conta o “tamanho” do progresso da universidade nesses 47 meses de gestão, acredito que fará muito bem para a instituição essa mudança.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental é a busca pelo  credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.