Conforme publicado na Portaria DMV/FZMV nº 21, de 27 de março de 2024, disponível neste link, o atual reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professor João Chrysostomo de Resende Júnior, iniciou os trâmites para se afastar por 3 meses da instituição para fazer estágio de pós-doutorado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Chama a atenção que a Portaria foi emitida “ad referendum do Conselho Departamental”, ou seja, foi uma ação provisória, que pode ser revista por um órgão superior da Universidade Federal de Lavras. João Chrysostomo é concursado como professor do Departamento de Medicina Veterinária (DMV) e, após encerrar o seu polêmico mandato, teria que retornar as salas de aula na instituição.
Especula-se na UFLA e no meio político de Lavras, conforme publicado pelo Portal LavrasOnline, que o João Chrysostomo poderá ser candidato nas eleições municipais pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Se essa informação se confirmar, João Chrysostomo vai pegar mais uma licença de 3 meses para disputar a eleição municipal, ficando afastado, portanto, 6 meses do seu cargo efetivo de professor de veterinária.
É inédito na história da UFLA um reitor finalizar um mandato e fazer um estágio em outra universidade. Confirmando-se o afastamento publicado nesta portaria, será um término de gestão cheia de controversas, idas e vindas e que reflete os 47 meses dessa administração.
Crhysostomo é o primeiro reitor da história da UFLA a ter três vice-reitores durante o mandato e o único a não fazer o sucessor. O próximo reitor tomará posse em 5 de maio e a grande dúvida nos bastidores da universidade é se o atual reitor estará presente para transmissão do cargo.
Parece que o “professor” João Chrysostomo não quer voltar para a sala de aula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário