Pular para o conteúdo principal

APAGAR DAS LUZES: REITOR DA UFLA PEDE AFASTAMENTO PARA FAZER ESTÁGIO NA UFMG


Conforme publicado na Portaria DMV/FZMV nº 21, de 27 de março de 2024, disponível neste link, o atual reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professor João Chrysostomo de Resende Júnior, iniciou os trâmites para se afastar por 3 meses da instituição para fazer estágio de pós-doutorado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). 

Chama a atenção que a Portaria foi emitida “ad referendum do Conselho Departamental”, ou seja, foi uma ação provisória, que pode ser revista por um órgão superior da Universidade Federal de Lavras. João Chrysostomo é concursado como professor do Departamento de Medicina Veterinária (DMV) e, após encerrar o seu polêmico mandato, teria que retornar as salas de aula na instituição.

Especula-se na UFLA e no meio político de Lavras, conforme publicado pelo Portal LavrasOnline, que o João Chrysostomo poderá ser candidato nas eleições municipais pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Se essa informação se confirmar, João Chrysostomo vai pegar mais uma licença de 3 meses para disputar a eleição municipal, ficando afastado, portanto, 6 meses do seu cargo efetivo de professor de veterinária.

É inédito na história da UFLA um reitor finalizar um mandato e fazer um estágio em outra universidade. Confirmando-se o afastamento publicado nesta portaria, será um término de gestão cheia de controversas, idas e vindas e que reflete os 47 meses dessa administração.

Crhysostomo é o primeiro reitor da história da UFLA a ter três vice-reitores durante o mandato e o único a não fazer o sucessor. O próximo reitor tomará posse em 5 de maio e a grande dúvida nos bastidores da universidade é se o atual reitor estará presente para transmissão do cargo. 

Parece que o “professor” João Chrysostomo não quer voltar para a sala de aula.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

"NOS TRILHOS DA MEMÓRIA: O RAMAL FERROVIÁRIO DO TUIUTI", DE RICARDO SOUZA, VALORIZA A HISTÓRIA DA NOSSA REGIÃO

A obra é resultado de uma ampla pesquisa em fontes históricas e depoimentos de moradores, combinando métodos da História Oral e da Antropologia. O trabalho deu origem a dois produtos culturais complementares — o livro, com cerca de 180 páginas, e o documentário — ambos dedicados à preservação da memória coletiva e cultural das comunidades ligadas à antiga ferrovia. O ramal de Tuiuti, pertencente à Cia. Mogiana de Estradas de Ferro, ligava a Estação de Tuiuti (atual Juréia, distrito de Monte Belo) ao município de Guaxupé. Com 74 quilômetros de extensão e mais de cinco décadas de funcionamento, a ferrovia teve papel marcante no desenvolvimento regional, movimentando pessoas, produtos agrícolas e histórias que se tornaram parte da identidade local. E visando contribuir para a rememoração histórica dos municípios do Sul de Minas e valorizar a memória coletiva construída ao longo dos anos pelo contato com os trilhos, o autor Ricardo Souza lançou a obra  "Nos Trilhos da Memória: o ramal...