sexta-feira, 5 de abril de 2024

CANDEIAS PROMOVE CAMPANHA DE DOAÇÃO DE FOTOS DO CINE CÍRCULO SÃO JOSÉ

A administração municipal tem projeto de restauração do espaço e fotografias irão ajudar nas ações da equipe de arquitetos

Um dos símbolos da história de Candeias tem em andamento um projeto de restauração. No entanto, faltam fotografias, registros e materiais de apoio para a equipe de arquitetos que está trabalhando na recuperação do Cine Círculo São José. Para dar suporte a essa iniciativa, a Prefeitura Municipal de Candeias, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esportes, Lazer e Turismo, iniciou uma campanha de doação de fotografias e registro do espaço. Fotos antigas e mais recentes do prédio, e especialmente, da época quando ainda estava em uso (período do Cinema, formaturas, reuniões e demais eventos que ocorreram lá) são o foco da ação.

"O Cine Círculo São José comporta quase 500 pessoas sentadas e foi durante muitos anos foi a atração cultural da nossa cidade. É um patrimônio da nossa cidade e nos temos em andamento um projeto de restauração. Mas para isso, precisamos de todo material de apoio e a população candeense será nossa parceira nessa iniciativa, deixando pessoalmente, ou enviando por e-mail, fotos e registros feitos no Cine Círculo São José. Para se ter uma ideia, na década de 50 chegou ao local a maior tela de cinema do estado e a segunda maior do país. É uma rica história, sendo o local usado para solenidades, posse de prefeitos, vereadores, formaturas, teatros, eventos de dança e ensaios”, contou o secretário municipal de Cultura, Esportes, Lazer e Turismo, Weslley Lamounier.

Faça a sua Doação
Conforme o chefe do Departamento de Patrimônio Cultural de Candeias, o historiador e Especialista em Patrimônio, História e Cultura, Carlos Eduardo Alves e Silva, as fotos poderão ser entregues para cópia presencialmente na Secretaria de Cultura na Estação Ferroviária - Praça Getúlio Vagas, 97 ou por e-mail: compac@candeias.mg.gov.br. 

"É uma campanha, uma iniciativa muito importante para os trabalhos que estamos desenvolvendo e esse pedido, em forma de chamamento, de partilha, é para que a população candeenses compartilhe conosco esse rico material, que tem tanto um aspecto histórico, como afetivo, com a nossa cidade", agradeceu.

Nenhum comentário: