Pular para o conteúdo principal

LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TRF6 CONTRIBUI PARA CONSTRUÇÃO DE PLATAFORMA NACIONAL DE GOVERNANÇA EM SAÚDE


Instaurada em apoio a resolução estrutural do Tema 1234, referente à judicialização de medicamentos, a Subcomissão de Tecnologia da Informação do Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu a última etapa dos trabalhos de construção de uma plataforma virtual de governança na área da saúde. O projeto contou com o envolvimento de diversos órgãos, dentre eles o Tribunal Regional Federal da 6ª Região, que abriu as portas do iluMinas (o laboratório de inovação da corte) para a realização de debates importantes que culminaram com a elaboração de um protótipo. A formalização do encerramento dos trabalhos foi realizada na sede do STF, no dia 16 de maio.

Em linhas gerais, a plataforma nacional terá como objetivos organizar e consolidar informações já existentes, tendo como premissas básicas a interoperabilidade, o acesso amplo do cidadão aos órgãos do Poder Judiciário, a dispensação de medicamentos e o fluxo de ressarcimento entre os entes federativos.

A última etapa dos trabalhos no STF serviu para definir os detalhamentos da chamada “Plataforma de Solicitação de Medicamentos”. Na ata do encontro, houve uma menção especial a toda a equipe do iluMinas, destacando que a oficina realizada em Belo Horizonte entre os dias 18 e 19 de março de 2024 foi “o divisor de águas para o bom andamento da condução desta Subcomissão”.

A presidente do TRF6, desembargadora federal Mônica Sifuentes, externou sua gratidão aos membros do iluMinas pela participação em um projeto que deve impactar positivamente na prevenção de conflitos relacionados ao direito à saúde no Brasil. “O TRF6 parabeniza a equipe do iluMinas pelo excelente trabalho e pela contribuição significativa para o desenvolvimento desta importante ferramenta de governança colaborativa.”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental é a busca pelo  credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.