quarta-feira, 15 de maio de 2024

ROTA DAS ARTES: OURO PRETO INTEGRA NOVA TURÍSTICA DE MINAS GERAIS

O percurso exalta a cultura e gastronomia mineira, além de favorecer o turismo na região dos Inconfidentes

Durante a feira “Minas Travel Market” em Belo Horizonte, o Governo de Minas Gerais lançou uma nova rota turística. Denominada como Rota das Artes, o percurso tem como objetivo impulsionar os setores da economia, turismo, arte e gastronomia da região.

Tendo em vista que o Estado de Minas Gerais, durante o primeiro bimestre de 2024, obteve o maior fluxo turístico do Brasil em comparação com o último ano, a Rota das Artes foi desenvolvida com o intuito de potencializar ainda mais esse setor e englobar três importantes circuitos mineiros: Circuito Liberdade, Circuito Veredas e Circuito do Ouro.

A rota se inicia no Palácio das Artes, em Belo Horizonte e finaliza na região dos Inconfidentes, assim possibilita que os turistas contemplem diferentes estilos artísticos. Da contemporaneidade ao barroco, a rota abrange os municípios de Belo Horizonte, São Joaquim de Bicas, Igarapé, Brumadinho, Congonhas, Ouro Branco, Ouro Preto e Mariana. Ao todo, 16 pontos turísticos compõem o roteiro e destacam o patrimônio e a culinária mineira, sendo eles:

Circuito Liberdade
Palácio da Liberdade - Belo HorizonteMuseu das Minas e do Metal - Belo Horizonte

Circuito Veredas
Inhotim - Brumadinho
Arte, cerâmica e Brunch no Ateliê Nanart - Brumadinho
Arte em cerâmica na Pousada Estalagem do Mirante - Brumadinho
Brunch na Vila Lavanda - Brumadinho
Coração em Branco - Brumadinho
Alquimia dos Quintais - Brumadinho
Estações com o Chef - São Joaquim de Bicas
Da Cozinha ao Quintal da Mestra - São Joaquim de Bicas
Arte em Madeira - Igarapé

Circuito do Ouro
Santuário do Bom Jesus de Matosinhos - Congonhas
Museu de Congonhas - Congonhas
Cerâmica Saramenha - Ouro Branco
Restaurante Sebastião - Ouro Preto
Ateliê Edney do Carmo - Mariana

De acordo com o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira, a iniciativa coloca em evidência as riquezas culturais mineiras. "Minas Gerais é uma potência cultural e a cultura possui na arte um dos seus grandes fundamentos. Belo Horizonte, nossa capital, Brumadinho, Ouro Preto e a Região Metropolitana possuem destinos excepcionais, seja no Barroco, seja na arte contemporânea ou no modernismo marcante para a formação do Brasil", afirma.

Circuito do Ouro: Entre Cenários da História
Vale destacar que o “Entre cenários” é um dos roteiros que fazem parte do Circuito do Ouro e foi escolhido para compor a Rota das Artes. Através desse roteiro é possível que os turistas conheçam mais a fundo Ouro Preto e as belezas históricas de Minas Gerais.

De acordo com Fabiana Nonato, turismóloga da Secretaria de Cultura e Turismo de Ouro Preto e vice-presidente da Associação do Circuito do Ouro, a rota favorece a conexão entre os destinos mineiros. “A Rota das Artes traz uma proposta de conectar destinos turísticos mineiros com elevada relevância cultural no país. Neste sentido, destaca-se Ouro Preto, importante cidade do Circuito do Ouro - Roteiro Entre Cenários da História - junto a Congonhas, Ouro Branco e Mariana. Essa conexão cultural é fundamental para fomentar o turismo e a cultura, por meio das experiências e vivências, em Ouro Preto bem como em todos os destinos do Circuito do Ouro”, explica.

Mais informações sobre os atrativos, eventos e serviços da cidade de Ouro Preto podem ser encontradas através do site da Secretaria de Cultura e Turismo, em: https://www.ouropreto.mg.gov.br/turismo/ ou através do perfil @turismoouropretomg no Instagram.

*Com assessoria

Nenhum comentário: