Pular para o conteúdo principal

UNIFAL-MG OFERECE CURSO DE PREPARAÇÃO PARA O MERCADO DE TRABALHO A JOVENS ALFENENSES

Foto tirada durante reunião da coordenação do projeto, realizada na Grão de Ouro

A Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) abriu inscrições para o novo projeto de extensão “Vocações, profissões e mercado de trabalho”. Realizada em parceria com a empresa Grão de Ouro, a ação visa a capacitação de jovens para enfrentar os desafios do mercado de trabalho, fornecendo orientações necessárias para que eles alcancem sucesso profissional. As atividades do projeto serão voltadas para jovens de baixa renda, com idade entre 14 e 19 anos, moradores dos bairros alfenenses Recreio Vale do Sol, Jardim São Paulo, Pinheirinho e Residencial Tupã.

Conforme informado pelo organizador do projeto, professor Marcelo Lacerda Rezende, do Instituto de Ciências Exatas da UNIFAL-MG, a temática principal do projeto é a preparação de jovens para a reflexão em relação à vida profissional e inserção no mercado de trabalho, iniciando pela descoberta de suas vocações até a entrevista de emprego. A gestão do projeto é feita pelo Núcleo de Responsabilidade Social da Grão de Ouro, composto por Rafaela Pacini, Rosiane Ribeiro Campos e Ana Cristina Esteves Dias de Souza.

As atividades envolvem o desenvolvimento de habilidades profissionais, com cursos de informática e de rotinas administrativas; a orientação vocacional; preparação para entrevistas e processos seletivos e o estabelecimento de conexões profissionais com empresas e pessoas de diversas profissões.

A iniciativa, de acordo com o coordenador, foi inspirada pelo Projeto Transformar, e por diálogos com a comunidade próximo à sede do Grupo do Grão de Ouro, que demonstravam a necessidade de alguma ação para incentivar e auxiliar os jovens no início de sua vida profissional. Também é um anseio antigo do fundador do grupo Grão de Ouro no sentido de contribuir com a geração de emprego e capacitação profissional.

“Esse público apresenta dificuldades relacionadas à falta de experiência, habilidades e orientação adequadas e é fundamental preencher essa lacuna, fornecendo as ferramentas e o apoio necessários para que os jovens se preparem de forma eficaz”, conta o professor Marcelo Rezende. Segundo ele, a proposta busca a capacitação dos jovens para o mercado de trabalho não apenas com o fornecimento de habilidades técnicas, mas com promoção do autoconhecimento e da independência.

Na opinião do coordenador do projeto, capacitar jovens para o mercado de trabalho não só os beneficia individualmente, mas contribui para o desenvolvimento econômico e social da comunidade: “Esperamos contribuir para a redução das taxas de desemprego juvenil, proporcionando aos jovens as habilidades e a confiança necessárias para encontrar e manter empregos significativos.”

A previsão é que o curso inicie em agosto de 2024 com atividades programadas para serem desenvolvidas na Unidade Educacional II da UNIFAL-MG e na empresa Grão de Ouro.

‌Os interessados devem se inscrever para o processo de seleção, até o dia 20/06, neste link.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone WhatsApp: (35) 99965-7668.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LAVRENSE INTEGRA LISTA FORBES "MULHERES DA GERAÇÃO Z QUE ESTÃO MUDANDO O AGRO"

Reconhecimento: Em 2025, foi destaque na lista Forbes Agro "Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro", que reconhece talentos jovens e promissores no agronegócio brasileiro Todo 15 de outubro, uma lista de mulheres é destacada pela Forbes nesse dia, como forma de homenagear o espaço conquistado de representação do universo feminino em movimento. Sim, porque elas arrastam outras mulheres. Em 2022, foi a vez da Lista Forbes “50 Grupos de Mulheres do Agro Brasil”; em 2023 veio a Lista Forbes “As 100 Mulheres Doutoras do Agro”, e no ano passado a Lista Forbes “As 50 Mulheres que Levam o Agro do Brasil para o Mundo”. Neste ano de 2025, a Lista Forbes “Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro”, também conhecidas como “ Gen Z ” ou “ Zoomers ”, mostra os talentos femininos nascidos no início dos anos 1990 – com uma linha de corte até os anos 2010/2012 – ou seja mulheres na faixa dos 30 anos. E uma lavrense figura, com merecimento, nesta seleta lista: Nathalia Campos Vilel...

POÇOS REVITALIZA PÓRTICO

Começou nesta semana a revitalização do Pórtico de Poços de Caldas, no Marco Divisório, entrada para quem vem do estado de São Paulo. O local está recebendo nova pintura, externa e interna. Além disso, o madeiramento vai ser todo envernizado. A Secretaria de Serviços Públicos está fazendo a manutenção do paisagismo. “Estamos trocando o gramado, plantando novas flores e também árvores nas laterais para fazer uma ‘cortina verde’ de entrada. E também estamos reformando as calçadas”, informa o secretário da pasta, Antônio Donizette. “O pórtico é a principal entrada de Poços, por onde chegam a maioria dos turistas. Por isso, é importante manter o local revitalizado”, acrescenta. O turista que passa pelo pórtico pode receber informações e ajuda dos servidores municipais que ficam lá de segunda a sábado, das 9h30 às 18h30, e aos domingos, das 9h30 às 13h. O pórtico foi inaugurado em 2000.

O CASO FUNDECC

Comparando as falas do Reitor com o Relatório elaborado pelo Adriano Higino O reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA) disse em uma reunião do Conselho Universitário (CUNI) que a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc) estava com graves problemas financeiros e que havia indícios de desvio de recursos públicos nos projetos geridos pela fundação. Quem assistiu a fala do Reitor no Conselho Universitário entendeu que a FUNDECC estava com os dias contados e que, em breve, vários professores da universidade teriam que explicar esses indícios de irregularidades para as autoridades. Pois bem, ao que parece, o Reitor, por algum motivo, desistiu de apurar as “supostas irregularidades” na FUNDECC, ou, pelo menos, de compartilhar essa apuração com o CUNI, que é o órgão deliberativo máximo da instituição. Também, ao que parece, o Reitor transmitiu informações incorretas ao explicar a situação financeira da FUNDECC. Pelo menos é isso que consta no relatório escrito pel...