Pular para o conteúdo principal

UNIFAL-MG OFERECE CURSO DE PREPARAÇÃO PARA O MERCADO DE TRABALHO A JOVENS ALFENENSES

Foto tirada durante reunião da coordenação do projeto, realizada na Grão de Ouro

A Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) abriu inscrições para o novo projeto de extensão “Vocações, profissões e mercado de trabalho”. Realizada em parceria com a empresa Grão de Ouro, a ação visa a capacitação de jovens para enfrentar os desafios do mercado de trabalho, fornecendo orientações necessárias para que eles alcancem sucesso profissional. As atividades do projeto serão voltadas para jovens de baixa renda, com idade entre 14 e 19 anos, moradores dos bairros alfenenses Recreio Vale do Sol, Jardim São Paulo, Pinheirinho e Residencial Tupã.

Conforme informado pelo organizador do projeto, professor Marcelo Lacerda Rezende, do Instituto de Ciências Exatas da UNIFAL-MG, a temática principal do projeto é a preparação de jovens para a reflexão em relação à vida profissional e inserção no mercado de trabalho, iniciando pela descoberta de suas vocações até a entrevista de emprego. A gestão do projeto é feita pelo Núcleo de Responsabilidade Social da Grão de Ouro, composto por Rafaela Pacini, Rosiane Ribeiro Campos e Ana Cristina Esteves Dias de Souza.

As atividades envolvem o desenvolvimento de habilidades profissionais, com cursos de informática e de rotinas administrativas; a orientação vocacional; preparação para entrevistas e processos seletivos e o estabelecimento de conexões profissionais com empresas e pessoas de diversas profissões.

A iniciativa, de acordo com o coordenador, foi inspirada pelo Projeto Transformar, e por diálogos com a comunidade próximo à sede do Grupo do Grão de Ouro, que demonstravam a necessidade de alguma ação para incentivar e auxiliar os jovens no início de sua vida profissional. Também é um anseio antigo do fundador do grupo Grão de Ouro no sentido de contribuir com a geração de emprego e capacitação profissional.

“Esse público apresenta dificuldades relacionadas à falta de experiência, habilidades e orientação adequadas e é fundamental preencher essa lacuna, fornecendo as ferramentas e o apoio necessários para que os jovens se preparem de forma eficaz”, conta o professor Marcelo Rezende. Segundo ele, a proposta busca a capacitação dos jovens para o mercado de trabalho não apenas com o fornecimento de habilidades técnicas, mas com promoção do autoconhecimento e da independência.

Na opinião do coordenador do projeto, capacitar jovens para o mercado de trabalho não só os beneficia individualmente, mas contribui para o desenvolvimento econômico e social da comunidade: “Esperamos contribuir para a redução das taxas de desemprego juvenil, proporcionando aos jovens as habilidades e a confiança necessárias para encontrar e manter empregos significativos.”

A previsão é que o curso inicie em agosto de 2024 com atividades programadas para serem desenvolvidas na Unidade Educacional II da UNIFAL-MG e na empresa Grão de Ouro.

‌Os interessados devem se inscrever para o processo de seleção, até o dia 20/06, neste link.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone WhatsApp: (35) 99965-7668.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...