Pular para o conteúdo principal

UNIFAL-MG OFERECE CURSO DE PREPARAÇÃO PARA O MERCADO DE TRABALHO A JOVENS ALFENENSES

Foto tirada durante reunião da coordenação do projeto, realizada na Grão de Ouro

A Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) abriu inscrições para o novo projeto de extensão “Vocações, profissões e mercado de trabalho”. Realizada em parceria com a empresa Grão de Ouro, a ação visa a capacitação de jovens para enfrentar os desafios do mercado de trabalho, fornecendo orientações necessárias para que eles alcancem sucesso profissional. As atividades do projeto serão voltadas para jovens de baixa renda, com idade entre 14 e 19 anos, moradores dos bairros alfenenses Recreio Vale do Sol, Jardim São Paulo, Pinheirinho e Residencial Tupã.

Conforme informado pelo organizador do projeto, professor Marcelo Lacerda Rezende, do Instituto de Ciências Exatas da UNIFAL-MG, a temática principal do projeto é a preparação de jovens para a reflexão em relação à vida profissional e inserção no mercado de trabalho, iniciando pela descoberta de suas vocações até a entrevista de emprego. A gestão do projeto é feita pelo Núcleo de Responsabilidade Social da Grão de Ouro, composto por Rafaela Pacini, Rosiane Ribeiro Campos e Ana Cristina Esteves Dias de Souza.

As atividades envolvem o desenvolvimento de habilidades profissionais, com cursos de informática e de rotinas administrativas; a orientação vocacional; preparação para entrevistas e processos seletivos e o estabelecimento de conexões profissionais com empresas e pessoas de diversas profissões.

A iniciativa, de acordo com o coordenador, foi inspirada pelo Projeto Transformar, e por diálogos com a comunidade próximo à sede do Grupo do Grão de Ouro, que demonstravam a necessidade de alguma ação para incentivar e auxiliar os jovens no início de sua vida profissional. Também é um anseio antigo do fundador do grupo Grão de Ouro no sentido de contribuir com a geração de emprego e capacitação profissional.

“Esse público apresenta dificuldades relacionadas à falta de experiência, habilidades e orientação adequadas e é fundamental preencher essa lacuna, fornecendo as ferramentas e o apoio necessários para que os jovens se preparem de forma eficaz”, conta o professor Marcelo Rezende. Segundo ele, a proposta busca a capacitação dos jovens para o mercado de trabalho não apenas com o fornecimento de habilidades técnicas, mas com promoção do autoconhecimento e da independência.

Na opinião do coordenador do projeto, capacitar jovens para o mercado de trabalho não só os beneficia individualmente, mas contribui para o desenvolvimento econômico e social da comunidade: “Esperamos contribuir para a redução das taxas de desemprego juvenil, proporcionando aos jovens as habilidades e a confiança necessárias para encontrar e manter empregos significativos.”

A previsão é que o curso inicie em agosto de 2024 com atividades programadas para serem desenvolvidas na Unidade Educacional II da UNIFAL-MG e na empresa Grão de Ouro.

‌Os interessados devem se inscrever para o processo de seleção, até o dia 20/06, neste link.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone WhatsApp: (35) 99965-7668.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

"NOS TRILHOS DA MEMÓRIA: O RAMAL FERROVIÁRIO DO TUIUTI", DE RICARDO SOUZA, VALORIZA A HISTÓRIA DA NOSSA REGIÃO

A obra é resultado de uma ampla pesquisa em fontes históricas e depoimentos de moradores, combinando métodos da História Oral e da Antropologia. O trabalho deu origem a dois produtos culturais complementares — o livro, com cerca de 180 páginas, e o documentário — ambos dedicados à preservação da memória coletiva e cultural das comunidades ligadas à antiga ferrovia. O ramal de Tuiuti, pertencente à Cia. Mogiana de Estradas de Ferro, ligava a Estação de Tuiuti (atual Juréia, distrito de Monte Belo) ao município de Guaxupé. Com 74 quilômetros de extensão e mais de cinco décadas de funcionamento, a ferrovia teve papel marcante no desenvolvimento regional, movimentando pessoas, produtos agrícolas e histórias que se tornaram parte da identidade local. E visando contribuir para a rememoração histórica dos municípios do Sul de Minas e valorizar a memória coletiva construída ao longo dos anos pelo contato com os trilhos, o autor Ricardo Souza lançou a obra  "Nos Trilhos da Memória: o ramal...