Pular para o conteúdo principal

DIVINÓPOLIS DIVULGA PLANO CONTIGENCIAL DE INVERNO


A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), divulga o Plano Contingencial de Inverno, com as medidas extras que serão adotadas a partir do dia 1º de junho, pelos serviços de atendimento à população de rua, a fim de reduzir os impactos das baixas temperaturas.
 
Durante o período do frio, terá um aumento da equipe da abordagem social, promovendo o atendimento das pessoas em situação de rua, garantindo os direitos socioassistenciais e, principalmente, que crianças não estejam em situação de rua e/ou trabalho infantil. Serão distribuídos cobertores, agasalhos e meias, oferecendo condições dignas e de proteção àqueles que desejam permanecer nas ruas.
 
O serviço de abordagem vai ampliar o acesso ao Cadastro Único e à renda mínima, garantindo acesso à renda do Programa Bolsa Família, para que o usuário alcance uma maior autonomia e acesso a moradia própria (pensão, hotel, entre outros).
 
A abordagem social também fará ações de destaque para o encaminhamento dos usuários aos serviços de acolhimento, além de promover momentos de orientações sobre os riscos da hipotermia, causada pela queda na temperatura corporal. A iniciativa visa aumentar o número de acolhidos e o alcance das vagas disponibilizadas nas casas de passagem e acolhimento.
 
A Casa de Passagem São Francisco e a Casa de Acolhimento Madre Tereza de Calcutá deixarão as regras mais flexíveis, para a permanência do indivíduo no acolhimento. Dessa forma, as casas vão reconsiderar o retorno daqueles usuários que voluntariamente pediram seu desligamento a partir do Plano Individual de Atendimento (PIA) e avaliação psicossocial.
 
A Casa de Passagem São Francisco também vai ofertar banhos e refeições, diariamente, das 13h às 16h, além de um grupo de acolhida. A ação promove o atendimento diário das pessoas que buscam pela higiene e alimentação, orientações e acolhimento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LAVRENSE INTEGRA LISTA FORBES "MULHERES DA GERAÇÃO Z QUE ESTÃO MUDANDO O AGRO"

Reconhecimento: Em 2025, foi destaque na lista Forbes Agro "Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro", que reconhece talentos jovens e promissores no agronegócio brasileiro Todo 15 de outubro, uma lista de mulheres é destacada pela Forbes nesse dia, como forma de homenagear o espaço conquistado de representação do universo feminino em movimento. Sim, porque elas arrastam outras mulheres. Em 2022, foi a vez da Lista Forbes “50 Grupos de Mulheres do Agro Brasil”; em 2023 veio a Lista Forbes “As 100 Mulheres Doutoras do Agro”, e no ano passado a Lista Forbes “As 50 Mulheres que Levam o Agro do Brasil para o Mundo”. Neste ano de 2025, a Lista Forbes “Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro”, também conhecidas como “ Gen Z ” ou “ Zoomers ”, mostra os talentos femininos nascidos no início dos anos 1990 – com uma linha de corte até os anos 2010/2012 – ou seja mulheres na faixa dos 30 anos. E uma lavrense figura, com merecimento, nesta seleta lista: Nathalia Campos Vilel...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.