Pular para o conteúdo principal

GESTÃO CHRYSOSTOMO "TORROU" MAIS DE 50% DO ORCAMENTO DA UFLA EM 4 MESES

Reitor Scolforo herdou um déficit na casa dos 16 milhões de reais

A nova gestão da Universidade Federal de Lavras (UFLA), capitaneada pelo reitor em terceiro mandato José Roberto Soares Scolforo e o vice Jackson Antônio Barbosa, assumiu em 5 de maio em meio a um cenário de extremas dificuldades deixadas pela gestão passada do ex-reitor João Chrysostomo de Resende Júnior. Considerada a pior gestão da história da UFLA, deixou um legado de polêmicas, decisões unilaterais e divisão de comunidade acadêmica, além de maior demissão de servidores terceirizados da história da universidade.

Com agenda em Brasília, de 10 a 13 de junho, o reitor da Universidade Federal de Lavras, professor José Roberto Scolforo, foi recebido pelo ministro da Educação, professor Camilo Santana, para apresentação de demandas e projetos da gestão (2024/2028). Em reunião exclusiva com o ministro e equipe, Scolforo apresentou um conjunto de documentos e projetos que demonstram a necessidade de uma atenção diferenciada para a universidade voltar a crescer de forma responsável, sustentável e adaptada às demandas da sociedade.

Dentre os assuntos tratados na reunião, a situação orçamentária da UFLA, descrita e apresentada em relatório da Pró-Reitoria de Planejamento e Gestão (Proplag), que aponta um déficit na casa dos 16 milhões de reais. Além deste desafio, que exigirá estratégias de contenção de gastos, durante a troca de gestão, ocorrida em 5 de maio, verificou-se o gasto de 51% do orçamento de 2024 nos primeiros quatro meses do ano.

Ainda sobre o orçamento, o reitor apresentou dados para reivindicar uma correção no orçamento de 2025, mesmo com as duas correções já realizadas pelo MEC em 2024. Ele destacou o número reduzido de servidores técnico- administrativos como uma particularidade da UFLA, o que exige a contratação intensa de funcionários terceirizados, que consomem cerca de 66% do orçamento.

Olhar pelos servidores
Na oportunidade, o reitor entregou um documento encaminhado pelo sindicato que representa os técnicos administrativos da UFLA (SindUFLA), contendo as pautas nacionais e locais que motivam o movimento grevista da categoria na instituição.

*Por Sebastião Filho, com assessoria da UFLA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/