Pular para o conteúdo principal

GESTÃO CHRYSOSTOMO "TORROU" MAIS DE 50% DO ORCAMENTO DA UFLA EM 4 MESES

Reitor Scolforo herdou um déficit na casa dos 16 milhões de reais

A nova gestão da Universidade Federal de Lavras (UFLA), capitaneada pelo reitor em terceiro mandato José Roberto Soares Scolforo e o vice Jackson Antônio Barbosa, assumiu em 5 de maio em meio a um cenário de extremas dificuldades deixadas pela gestão passada do ex-reitor João Chrysostomo de Resende Júnior. Considerada a pior gestão da história da UFLA, deixou um legado de polêmicas, decisões unilaterais e divisão de comunidade acadêmica, além de maior demissão de servidores terceirizados da história da universidade.

Com agenda em Brasília, de 10 a 13 de junho, o reitor da Universidade Federal de Lavras, professor José Roberto Scolforo, foi recebido pelo ministro da Educação, professor Camilo Santana, para apresentação de demandas e projetos da gestão (2024/2028). Em reunião exclusiva com o ministro e equipe, Scolforo apresentou um conjunto de documentos e projetos que demonstram a necessidade de uma atenção diferenciada para a universidade voltar a crescer de forma responsável, sustentável e adaptada às demandas da sociedade.

Dentre os assuntos tratados na reunião, a situação orçamentária da UFLA, descrita e apresentada em relatório da Pró-Reitoria de Planejamento e Gestão (Proplag), que aponta um déficit na casa dos 16 milhões de reais. Além deste desafio, que exigirá estratégias de contenção de gastos, durante a troca de gestão, ocorrida em 5 de maio, verificou-se o gasto de 51% do orçamento de 2024 nos primeiros quatro meses do ano.

Ainda sobre o orçamento, o reitor apresentou dados para reivindicar uma correção no orçamento de 2025, mesmo com as duas correções já realizadas pelo MEC em 2024. Ele destacou o número reduzido de servidores técnico- administrativos como uma particularidade da UFLA, o que exige a contratação intensa de funcionários terceirizados, que consomem cerca de 66% do orçamento.

Olhar pelos servidores
Na oportunidade, o reitor entregou um documento encaminhado pelo sindicato que representa os técnicos administrativos da UFLA (SindUFLA), contendo as pautas nacionais e locais que motivam o movimento grevista da categoria na instituição.

*Por Sebastião Filho, com assessoria da UFLA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

SISTEMA FECOMÉRCIO ABRE INSCRIÇÕES PARA CURSOS GRATUITOS DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

Oportunidades começam a partir de fevereiro, com vagas limitadas e inscrições presenciais  O  Senac , que faz parte do Sistema Fecomércio MG, está com  matrículas presenciais  disponíveis para uma nova programação de  cursos gratuitos de qualificação profissional  em  Lavras   e  Nepomuceno , com turmas com início em fevereiro e março.  As oportunidades de formação fazem parte das iniciativas  Programa Senac de Gratuidade (PSG)  e  Senac+  e são em diferentes áreas para quem busca ingressar no mercado de trabalho, se atualizar ou conquistar uma nova profissão.  Cursos com inscrições em Nepomuceno   As matrículas devem ser feitas  presencialmente no dia 10 de fevereiro , das  14h às 19h , no  Centro Social Padre Butinha – Pastoral da Mulher  (Avenida Neca Firmiano, nº 521, Centro).  Culinária Clássica Mineira  (PSG)   – início em 23 de feve...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho