Pular para o conteúdo principal

FALTAM TRÊS MESES PARA AS ELEIÇÕES 2024: HORA DE CHECAR A SUA DOCUMENTAÇÃO


O calendário corre rápido e, daqui a pouco, já é hora de ir às urnas escolher vereadoras, vereadores, prefeitas e prefeitos de 853 municípios mineiros. Faltam apenas três meses para o 1º turno das Eleições 2024, que acontece em 6 de outubro. Por isso, é importante checar com qual documentação é possível se identificar para votar.

Todas as eleitoras e eleitores precisam ter em mãos um documento oficial com foto. Não adianta levar o título de eleitor e esquecer o documento com fotografia. Os documentos válidos são:

  • identidade (RG);
  • carteira de motorista (CNH);
  • certificado de reservista;
  • carteira de trabalho;
  • passaporte;
  • carteira de categoria profissional reconhecida por lei.
O documento deve estar em boas condições de leitura e com foto preservada.  

E-Título: com foto ou sem?

O e-Título só vale como documento de identificação para quem já fez o cadastro biométrico e tem a foto no aplicativo.

Se você não tiver feito esse cadastramento em anos anteriores ou até o dia 8 de maio deste ano, não é mais possível inserir a fotografia no e-Título para as Eleições 2024, pois o cadastro eleitoral está fechado para a organização da logística de votação. Nesse caso, não basta mostrar o e-Título ao mesário. É obrigatório apresentar um outro documento, que tenha foto.

Certidões de nascimento ou casamento

Por mais importantes que sejam as certidões de nascimento e de casamento, elas não vão garantir o seu voto. É que elas não são aceitas pela Justiça Eleitoral como documentos de identificação na seção, justamente porque não têm foto.

O título não é obrigatório, mas não deixe de levá-lo

É sempre importante lembrar que o título de eleitor facilita a identificação e reforça a sua identidade na seção. Afinal, é o documento oficial emitido pela Justiça Eleitoral. Além disso, ele te ajuda a identificar onde votar, porque tem o número da zona eleitoral e da seção eleitoral.

Portanto, se você tem o título de eleitor impresso, não deixe de levá-lo no dia da votação.

Seu título de eleitor está regular?

Para votar, a eleitora ou eleitor precisa estar com o título regular. Ou seja, ele não pode estar cancelado ou suspenso. 

Veja como conferir a situação do seu título:
  • no Autoatendimento Eleitoral;
  • no app e-Título;
  • conversando com a Bel, assistente virtual do TRE-MG;
  • ligando para o Disque-Eleitor: 148 ou (31) 2116-3600.
Se o seu título estiver cancelado ou suspenso, não é mais possível solicitar a regularização para votar nas Eleições 2024, porque o cadastro eleitoral está fechado.

Identificação na seção eleitoral

Quando a eleitora ou eleitor apresenta o documento de identificação, mesárias e mesários localizam o registro da pessoa no caderno de votação. O presidente da seção digita o número do título de eleitor no terminal do mesário e lê em voz alta o nome, para confirmar se é a pessoa correta.

Se a pessoa já tiver cadastrado a biometria, ela é solicitada a fazer a leitura biométrica. São feitas até quatro tentativas, com os dedos polegar e indicador das duas mãos. Se não for possível fazer a identificação biométrica, apenas o documento apresentado é verificado. Após finalizada a identificação do eleitor, ele é habilitado a votar.

Tem alguma dúvida sobre a identificação na hora de votar? É só ligar para o Disque-Eleitor: telefones 148 ou (31) 2116-3600. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...