Com o apoio da Administração Municipal, por meio do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), os produtores da agroindústria local têm acesso ao Selo Nacional da Agricultura Familiar (SENAF), uma importante ferramenta desenvolvida pela Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura (MAPA). Com validade de dois anos, o SENAF tem a finalidade de identificar os produtos provenientes desse setor, que tem crescido e se organizado para produzir cada vez mais e com mais qualidade.
O produtor que obtém o SENAF tem acesso à “Vitrine da Agricultura Familiar”, uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), operacionalizada pela Secretaria de Abastecimento, Cooperativismo e Soberania Alimentar (SEAB), cujo objetivo é ampliar a visibilidade dos produtos de organizações econômicas da agricultura familiar identificados com o SENAF.
A plataforma online (https://sistemasweb.mda.gov.br/vitrine/) busca aproximar a agricultura familiar do mercado consumidor, promovendo a rastreabilidade de origem. Todos os produtos disponibilizados possuem um número de série que permite rastreamento rápido e consulta, no site, de informações como o estado e o município de origem, especificações da embalagem, valor nutricional e o contato do produtor familiar.
A Vitrine da Agricultura Familiar, ao oferecer um catálogo de produtos e serviços, destaca o diferencial da agricultura familiar nas dimensões econômicas, sociais e ambientais.
Atualmente, três produtores estão cadastrados na plataforma:
- Geraldo Magela Fernandes, da Comunidade Rural de Pouso Alegre – Doces CSL;
- Glenda Frade, da Comunidade Rural de Papagaios – Do Rancho;
- José Manoel Alves Junior, da Comunidade Rural de Pouso Alegre – Doces Romeu e Julieta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário