Pular para o conteúdo principal

MAIS UMA CRIANÇA É PICADA POR ESCORPIÃO EM LAVRAS

A menina ficou internada 24 horas sob observação médica

Mais um caso assustador de criança picada por escorpião em Lavras em menos de duas semanas, o primeiro caso terminou de forma trágica, um menino de cinco anos morreu depois de ter sido picado no dia 24 de novembro no campus da Universidade Federal de Lavras (Ufla). Desta vez foi uma menina, também de 5 anos, ela foi picada em casa, na rua José Júlio de Souza, no bairro São Vicente.

A reportagem do Jornal de Lavras entrou em contato com a mãe da menina, Stella Assunção Silva Santos. Ela contou que o acidente aconteceu na quinta-feira, dia 5, à noite, quando voltavam da praça, onde foram comer um lanche. Quando elas chegaram em casa, a garota subiu para o segundo andar da casa, instantes depois a menina começou a gritar desesperada, a mãe correu em sua direção e a encontrou já na escada descendo. Questionada, ela contou que um bicho grande, que ela não sabia qual, havia picado seu pé.

A mãe correu até o quarto e encontrou um escorpião no piso. Imediatamente ela ligou para um parente que chegou e capturou o aracnídeo, em seguida, correram com a criança para a Santa Casa, para ser atendida pelo plano de saúde.

Na Santa Casa, Stella disse que foi imediatamente atendida e a criança foi levada para a emergência. Segundo Stella, a médica fez contato com o Hospital João XXIII, em Belo Horizonte, que é referência em Minas Gerais sobre o assunto para maiores informações.

A médica ainda ligou para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e pediu que fosse enviado imediatamente o soro antiescorpiônico para um atendimento de urgência, o que foi também imediatamente providenciado pela UPA de Lavras.

A criança ficou internada 24 horas sob observação da médica, neste tempo ela teve um pouco de febre e dor. Na sexta-feira, por volta das 13h, a criança foi liberada para voltar para casa, porém, com uma série de observações, dentre elas, caso a menina tivesse qualquer anormalidade nas 48 horas seguintes, que ela fosse imediatamente levada de volta a Santa Casa.

Stella disse que a criança não teve mais nada, porém, ela, a mãe, está em pânico, pois ela tem também uma bebê de cinco meses. Ela disse que já não consegue mais dormir sossegada, que passa grande parte da noite vigiando as duas meninas e fiscalizando toda a casa. Durante o dia movimenta todos os móveis e objetos para ver se não tem mais escorpiões.

Ao lado de sua casa tem um terreno baldio com vegetação alta e ela acredita que o escorpião que entrou na sua residência e picou sua filha tenha vindo deste terreno.

Ela disse que a imagem da menina gritando e a do escorpião no piso do quarto da criança não saem de sua cabeça.

Fato é que Lavras está vivendo uma infestação de escorpiões, eles são flagrados andando nos muros dos cemitérios, são encontrados nas casas, no comércio e até nas escolas. A situação requer uma urgente providência por parte do poder público.

*Por Jornal de Lavras

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

CAXAMBU VAI SE TRANSFORMAR NA CIDADE DE CORAIS COM O CANTA BRASIL 2025

Aberto ao público, evento vai reunir 18 grupos de diferentes cidades com apresentações no Hotel Glória Caxambu e em vários locais da cidade do Sul de Minas Entre os dias 14 e 17 de agosto, a Caxambu, localizada no Circuito das Águas, será palco do Canta Brasil 2025, um dos maiores festivais de corais do país. O evento musical vai reunir 18 grupos de diferentes cidades da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O Canta Brasil 2025 homenageia este ano o saudoso maestro José Henrique Martins (Zeca), idealizador do evento, e o Maestro José Valoni Féo pelos 50 anos de vida artística e dedicação ao canto coral, regente do coral da Associação Bosque Marapendi, do Rio de Janeiro. A cerimônia de abertura será no dia 14 de agosto, às 19 horas, no Hotel Glória Caxambu, e o encerramento no domingo, dia 17, às 8h30, no Parque das Águas. Durante quatro dias, corais vão mostrar um repertório variado e bastante atrativo. A programação prevê diversas apresentações nos dia...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.