Pular para o conteúdo principal

UFLA SEDIA EVENTO SOBRE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENFRENTAMENTO ÀS VIOLÊNCIAS SEXUAIS NAS INFÂNCIAS


Nos dias 14, 15 e 16 de agosto de 2025, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) será palco da primeira edição do evento “Educação Infantil em foco: políticas, práticas e formação docente”, que ocorrerá no Salão de Convenções do câmpus universitário. A iniciativa tem como objetivo reunir pesquisadores, profissionais da área, estudantes de Pedagogia e áreas afins para debater e divulgar conhecimentos científicos sobre a Educação Infantil.

O evento propõe reflexões com base em pesquisas e relatos de experiências que abordam políticas públicas, práticas pedagógicas e formação docente. Um dos destaques da programação será o Seminário de Abertura do Curso de Extensão “Borbulhando enfrentamentos às violências sexuais nas infâncias em municípios do Fórum Sul-Mineiro de Educação Infantil”. O curso visa à formação continuada de profissionais da rede pública de educação infantil e de conselheiros tutelares, com foco no enfrentamento às violências sexuais contra crianças.

Durante o evento, também será realizado o lançamento do livro fruto da pesquisa “Políticas de Educação Infantil nos municípios integrantes do Fórum Sul-Mineiro de Educação Infantil: realidades e perspectivas”. Além disso, a programação inclui conferências, mesas-redondas, apresentações de trabalhos em forma de comunicação oral e pôsteres, fortalecendo o diálogo entre academia e prática profissional.

O evento é gratuito e aberto ao público interessado na temática da infância, educação e proteção de direitos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo. 

LABORATÓRIO EM LAVRAS VAI MODERNIZAR AÇÕES DE DEFESA SANITÁRIA NO ESTADO

Unidade foi entregue ontem, em parceria com a UFLA pelo secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento,Thales Fernandes e pela diretora-geral do IMA, Luiza de Castro Minas agora conta com um Laboratório de Geoprocessamento, Ciência de Dados e Inteligência Artificial (Gedai). O local foi, oficialmente, entregue, ontem (28/7) pelo secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes, pela diretora-geral do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Luiza Castro e pelo vice-reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Jackson Antônio Barbosa, em Lavras, Sul de Minas. Também participaram da inauguração, dirigentes da Fundação de Desenvolvimento Cientìfico e Cultural (Fundecc), parceira do projeto. O Laboratório é fruto de uma parceria com a Universidade Federal de Lavras (UFLA) com o objetivo de modernizar as ações de defesa sanitária animal, vegetal e agroindustrial no Estado, por meio do uso de tecnologias avançadas, como georreferenciamento, c...