Pular para o conteúdo principal

VARGINHA CONQUISTA NOVAMENTE O 1º LUGAR NO ICMS PATRIMÔNIO CULTURAL NA REGIÃO


Pelo quinto ano consecutivo, Varginha conquistou o 1º lugar no ICMS Patrimônio Cultural no Sul e Sudoeste do estado de Minas Gerais e garante a liderança frente 184 cidades da região, reafirmando seu protagonismo regional na preservação do patrimônio histórico e cultural. No ranking estadual, a cidade garantiu a 14ª colocação entre os 853 municípios mineiros, com 26,70 pontos.

O ICMS Patrimônio Cultural é um programa de incentivo à preservação do patrimônio cultural em Minas Gerais. Ele funciona por meio de repasse dos recursos aos municípios que preservam o patrimônio e as referências culturais, por meio de políticas públicas relevantes.

A pontuação é resultado do trabalho constante da equipe da Fundação Cultural e do Conselho Deliberativo Municipal do Patrimônio Cultural de Varginha – CODEPAC, que têm atuado com dedicação na preservação, valorização e difusão do patrimônio cultural de Varginha.

Dentre as ações voltadas à preservação do patrimônio cultural de Varginha que conferiram pontuação ao município, destacam-se as vistorias técnicas em bens tombados, a capacitação de servidores, a atuação efetiva do Conselho de Patrimônio e o fortalecimento da legislação de proteção. Houve investimentos significativos em imóveis históricos, como o Theatro Capitólio, a Estação Ferroviária e o Casarão Mariana Frota, além do apoio a bens imateriais como a Folia de Reis e a Capoeira. Também foram realizadas ações de educação patrimonial, por meio de seminários, oficinas e campanhas educativas, além da manutenção e apoio contínuo a equipamentos culturais permanentes, como o Museu Municipal e a Biblioteca Pública, promovendo a valorização, o acesso e a difusão da memória local.

O diretor-superintendente da Fundação Cultural, Marquinho Benfica, destacou que a colocação é reflexo de um esforço coletivo. “Pelo quarto ano consecutivo somos líderes regionais e isso mostra o compromisso da nossa gestão com a história de Varginha. É um trabalho contínuo e cuidadoso, que traz retorno em políticas públicas e mais recursos para investimentos.”

O prefeito Leonardo Ciacci parabenizou a equipe da Fundação Cultural e reforçou o compromisso da administração com a valorização da história. “Preservar nosso patrimônio é preservar a alma da cidade. Varginha vem demonstrando que é possível crescer com respeito à memória, e isso se reflete em reconhecimento estadual.”

Confira a pontuação de Varginha no ICMS Patrimônio Cultural nos últimos anos:

2025: 26,70
2024: 25,91
2023: 25,96
2022: 21,39
2021: 16,74

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.