Durval Ângelo destacou a importância do fortalecimento das instituições e da promoção da boa governança
O conselheiro-presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), Durval Ângelo, apresentou uma palestra sobre "O papel do Tribunal de Contas junto aos municípios", nesta semana, na Câmara Municipal de Consolação, no Sul de Minas.O encontro reuniu servidores e servidoras da região, profissionais das prefeituras municipais locais, vereadores e vereadoras, além de representantes da sociedade civil.
Na oportunidade, Durval Ângelo ressaltou que o Tribunal de Contas atua como instituição de orientação, prevenção e proteção da boa gestão pública, especialmente no âmbito municipal, onde os desafios administrativos e orçamentários são mais sensíveis.
Ao abordar a importância do Controle Externo em regimes democráticos, o presidente do TCEMG destacou que a atuação dos tribunais de contas está diretamente ligada ao fortalecimento das instituições e à promoção da boa governança. Segundo ele, regimes autoritários não convivem com o controle, enquanto a democracia depende de mecanismos que assegurem transparência, legalidade e responsabilidade na gestão dos recursos públicos.
Durval Ângelo chamou atenção, ainda, para o fortalecimento do Controle Interno nos municípios, elemento apontado como essencial para a prevenção de irregularidades e para a segurança administrativa dos gestores. Segundo o conselheiro-presidente, a ausência de estruturas internas de controle pode gerar consequências graves, inclusive de natureza pessoal e patrimonial.
Por fim, Durval destacou a atuação do TCEMG baseada no diálogo e na consensualidade, buscando soluções negociadas sempre que possível, de forma a evitar a paralisação de políticas públicas e garantir que serviços essenciais continuem sendo prestados à população.
Comentários