Pular para o conteúdo principal

INFLAÇÃO GERAL FOI DE 0,22% EM VARGINHA NO MÊS DE DEZEMBRO


Após dois meses de recuo, o Índice Municipal de Preços ao Consumidor de Varginha (IMPC) voltou a acelerar apresentando elevação de 0,22% no mês de dezembro em comparação com novembro. No ano de 2025, a inflação varginhense acumulou alta de 4,82%.

Importante reiterar que o IMPC é um indicador geral de inflação medido pelo Instituto Federal do Sul de Minas (Campus Carmo de Minas) através do Grupo de Pesquisas e Estudos Socioeconômicos (GESEc) em parceria com o Departamento de Pesquisa do Unis e GEESUL. Para a sua construção são coletados cerca de 500 preços de 44 itens distribuídos em 5 grandes grupos de gastos, sendo eles: Alimentação, Habitação, Transporte, Educação e Comunicação.

O grupo com maior elevação foi comunicação (5,95%) com destaque para os reajustes dos planos básicos de internet (9,26%). Por outro lado, planos de telefonia móvel recuaram -0,45%. Transporte teve alta de 1,09% devido aos aumentos ocorridos no etanol (2,94%), gasolina (1,57%) e diesel (0,15%).

A Alimentação subiu 1,06% após dois meses apresentando queda. Os produtos que mais encareceram foram tomate (37,04%), batata (32,29%) e cebola (8,67%) em razão do período de entressafra e oferta mais limitada. As principais quedas ocorreram com ovos (-12,06%), óleo de soja (-8,50%) e leite integral (-6,42%) devido à maior disponibilidade dos produtos e negociações mais fracas no mercado.

O grupo habitação recuou -1,98% em virtude do declínio no gás de cozinha (-4,48%) e energia elétrica (-1,36%). Já, os produtos de limpeza geral da residência subiram 1,42% e os de higiene pessoal 0,09%.

O grupo educação ainda se manteve estável.

A nível nacional, a inflação medida pelo IPCA (IBGE) também apresentou aceleração, com alta de 0,33%. Foi um dos meses com maiores convergências entre Brasil e Varginha, visto que os resultados foram muito semelhantes nos grupos transporte, alimentação, comunicação e habitação. No acumulado do ano de 2025, a inflação brasileira ficou em 4,26%.

A difusão inflacionária, que representa a quantidade relativa de produtos pesquisados que tiveram alta nos preços médios, foi de 45,5% em Varginha no mês de dezembro, um pouco abaixo do resultado do mês anterior quando atingiu 50%. Porém, a amplitude das variações, diferença entre o produto com maior alta e aquele com maior queda, foi de 49,11 pontos percentuais, bem acima do valor referente a novembro quando era de 25,91 p.p. Em resumo, apesar de haver menos produtos em elevação, a variação entre os extremos foi bem mais ampla.

A previsão que realizamos, de que haveria alta no indicador inflacionário de Varginha em dezembro, se concretizou. As elevações nos produtos alimentícios e combustíveis, bem como os reajustes em alguns serviços e a demanda mais aquecida, explicam o resultado de dezembro.

Para o mês de janeiro, a intensificação da colheita de alguns produtos alimentícios deverá contribuir com a queda no grupo alimentação. Mas, a continuidade de alguns reajustes em serviços e combustíveis poderá provocar um novo aumento no indicador geral de inflação na cidade.

Confira a pesquisa completa clicando aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SCOLFORO VIABILIZA EXPANSÃO DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UFLA

Em reunião na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), foi consolidada a maior reformulação já feita no projeto do Hospital Universitário da Universidade Federal de Lavras (UFLA). O reitor, professor José Roberto Soares Scolforo, defendeu ao longo do ano e teve o projeto de expansão aprovado, o que garante o aumento da área construída e a incorporação de um setor completo de exames e imagens, incluindo hemodinâmica. Faz parte do projeto desta ampliação a incorporação de uma nova área, onde é hoje o Sindicato dos Produtores Rurais de Lavras. Com a ampliação da área e dos serviços, o Ministério da Saúde aumentou o teto de investimento, garantindo condições para execução da nova estrutura até 2027. Em visita à UFLA para celebração dos 10 anos do curso de Medicina no final do ano passado, o vice-presidente da Ebserh, Daniel Gomes Monteiro Beltrammi, confirmou a previsão de início das obras em março de 2026 e conclusão em 2027, quando o hospital será aberto para a população de ...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...