Pular para o conteúdo principal

CRESCE O NÚMERO DE PROCESSOS APRECIADOS PELO TCE

Só no primeiro semestre deste ano, as duas Câmaras de Julgamento existentes no Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE), apreciaram 7.483 processos, num crescimento de 148% em relação ao primeiro semestre de 2007. Naquele ano, as antigas quatro Câmaras de Julgamento apreciaram 3.017 processos. Para o conselheiro-corregedor Antônio Carlos Andrada, "os números revelam um crescimento extraordinário".


Segundo ele, foram as alterações introduzidas recentemente, "principalmente o fim da tematização das Câmaras de Julgamento, a atuação dos auditores nelas, e a simplificação de outros expedientes que possibilitou o salto significativo na produtividade do Tribunal". Andrada demonstra grande entusiasmo quando comenta os estudos e iniciativas tomadas pela Corregedoria para "colaborar no aperfeiçoamento e modernização da estrutura processual do Tribunal".


Pontuando cada um dos passos tomados, explicou: "No início de 2007 sugeri ao Conselheiro-Presidente Elmo Braz que fosse proposta à Assembléia Legislativa a alteração da Constituição do Estado, modificando a estrutura de quatro Câmaras temáticas de Julgamento. Essa sistemática antiga engessava o andamento dos processos, burocratizava excessivamente o rito processual e era um verdadeiro gargalo que dificultava o bom desempenho da Instituição".


Segundo o conselheiro, a proposta foi acolhida pela presidência da Casa e a proposta foi encaminhada ao Poder Legislativo. Ele revelou que "a proposta foi bem compreendida pelos parlamentares que aprovaram a Emenda Constitucional 34/2007 por unanimidade, possibilitando o início de um verdadeiro ‘choque de gestão processual’ no Tribunal".

Como desdobramento da nova Lei Orgânica, "o Tribunal de Contas está atualmente em pleno processo de votação para a aprovação final da Resolução contendo o novo Regimento Interno. Será a última fase da montagem da nova estrutura que dotará a Instituição de instrumentos eficazes para aumentar a celeridade processual e simplificar os seus ritos", informou. "O próximo passo deverá ser concluído em 2009, com a reforma organizacional do Tribunal, para reorganizar as estruturas administrativas da Casa para que elas possam dar suporte eficiente às mudanças já empreendidas", previu.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...