Pular para o conteúdo principal

SUPLENTE TOMA POSSE EM TRÊS PONTAS


Depois de dez meses de mandato, Paulinho assume secretaria e deixa a Câmara. Com a decisão, a 16ª legislatura terá duas mulheres no Plenário

A semana foi marcada por mudanças tanto no legislativo quanto no executivo municipal. Com alterações em algumas secretarias de seu governo, a prefeita de Três Pontas, Luciana Mendonça (PR), acabou mexendo também na formação da Câmara. Paulo Vitor da Silva, o Paulinho Leiteiro, assumiu no início da semana a pasta de Indústria e Comércio. Com a vacância da cadeira, entra em seu lugar a auxiliar de laboratório Catarina do Nascimento (PR), suplente que recebeu 640 votos nas eleições de 2008. Na presença de um grande público formado por amigos, parentes e eleitores da nova vereadora, a cerimônia de posse foi rápida e de poucos discursos. Os parlamentares se limitaram a desejar sorte à companheira de bancada e ao mesmo tempo transmitir os anseios de sucesso ao recém-empossado secretário Paulinho leiteiro, que acompanhou a sessão como convidado da Mesa Diretora.

 Paulinho afasta-se da Câmara com seu dever cumprido neste primeiro de legislatura. Prudente, conhecedor dos trâmites legais dos projetos e sempre dedicado, estava em seu terceiro mandato consecutivo. Agora, enfrenta novamente o desafio assumido em 2003, quando também deixou a vereança para ocupar a secretaria de Educação, na administração de ex-prefeita Adriene Andrade. Logo na abertura da sessão, o presidente da Casa, vereador José Henrique Portugal, convidou a prefeita Luciana Mendonça para integrar a Mesa e anunciou a todos que Catarina do Nascimento seria empossada naquele momento em cumprimento ao artigo 35 da Lei Orgânica Municipal em virtude de licenciamento efetivado por Paulinho nos termos do artigo 29, inciso III da mesma lei. Na sequência, a nova vereadora foi convidada ao plenário para apresentar seu diploma da Justiça Eleitoral, suas declarações de desincompatibilidade e de bens. Conferidos os documentos, Catarina do nascimento prestou juramento diante do público e dos parlamentares e assim que o termo de posse foi lido, assinou e tornou-se a 8ª vereadora a assumir uma cadeira na Câmara em toda a história do legislativo em Três Pontas.

Coincidentemente, a legisladora ocupou na bancada, a mesma cadeira ocupada por Paulinho, ao lado de Sérgio Silva e Alessandra Sudério, que não compareceu à sessão por problemas de saúde. Descontraída, Catarina trouxe seu discurso de posse escrito e em pouco menos de cinco minutos resumiu sua vida. Ela agradeceu primeiramente aos eleitores e servidores da saúde, área em que atua e desejou sorte e proteção Divina não só pra si, quanto para Paulinho Leiteiro, conclamando sucesso a ambos nestes novos caminhos. Destacando que pretende trabalhar para o coletivo e lutar no combate às desigualdades, Catarina se colocou à disposição da população enquanto vereadora e prometeu cumprir com seriedade seu mandato. Muito aplaudida no final do pronunciamento, preferiu durante a sessão apenas acompanhar os debates que se seguiram, sem emitir opinião já que acabara de chegar à Casa.
com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.