terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

PRESO EX-PREFEITO DE SÃO JOÃO DO MANHUAÇU

O ex-prefeito de São João do Manhuaçu, na Zona da Mata, José Miranda Barbosa (Zé Braz), 71 anos, foi preso na tarde de sexta-feira, 5, no Centro de Manhuaçu. A prisão preventiva dele foi decretada pela Justiça Criminal da Comarca baseada em suspeitas de que ele foi o mandante do assassinato do presidente da Câmara de São João do Manhuaçu, Américo Gonçalves Courradesqui, em julho do ano passado. Segundo o delegado Getúlio Lacerda, o mandado de prisão preventiva foi expedido no final da tarde desta quinta-feira. “O Ministério Público entendeu que havia motivos suficientes e solicitou a prisão preventiva do senhor Zé Braz. Nós o localizamos e fizemos a prisão quando estava no Centro, próximo ao Fórum, para fazer uma movimentação bancária”, explicou. O delegado ainda destacou que o inquérito policial ouviu dezenas de pessoas, utilizou interceptações telefônicas e outras pistas durante os levantamentos realizados pelas equipes da Polícia Civil de Manhuaçu e de Belo Horizonte.

“Nós não podemos falar muita coisa em relação ao inquérito. Eu só posso dizer que temos três pessoas presas por envolvimento de alguma forma no crime. O ex-prefeito é acusado de ter sido o mandante do crime e teria motivações políticas para isso”, detalhou. Na delegacia, advogados acompanhavam o ex-prefeito e alguns familiares. O tempo todo tentavam encobrir o rosto de Zé Braz e impedir que a imprensa fotografasse ou filmasse a condução dele até o SUS para exames. Conforme diagnóstico, o ex-prefeito foi internado no Hospital César Leite com escolta policial devido ao quadro médico de saúde. Zé Braz foi prefeito de São João do Manhuaçu entre 1993 e 1996 e depois entre 2005 e 2008. Ele perdeu a reeleição para o terceiro mandato. O Presidente da Câmara, Américo Courradesqui, era um combativo opositor ao governo dele. Já estão presos José Gilmar Fernandes Praça (Gil Pé de Bicho), 28, e o sobrinho dele Cleidimar de Praça Freitas, 19. Gil, desde o dia do crime, fugiu e ficou quase dois meses em Itatiba (interior de São Paulo) até que foi preso ainda com a arma do crime. Cleidemar deu suporte ao tio e fio detido no mesmo dia do crime.
Carlos Henrique Cruz, Portal Caparaó

MILITARES RETORNAM DO HAITI NESTE FINAL DE SEMANA
O militar de Muriaé, sargento Wellington Monteiro, que estava na Missão de Paz da ONU, no Haiti chegou ao Brasil nesse sábado juntamente com a tropa brasileira e esta em Juiz de Fora, na Zona da Mata, cidade de seu Batalhão e onde está morando com a família. Em entrevista, sargento Monteiro lembrou do exato momento do terremoto que matou cerca de 200 mil pessoas no Haiti, ele estava dentro de um container na Cia. de Engenharia do Haiti, unidade de apoio logístico a tropas da ONU e que não foi atingida. Segundo o militar, após o terremoto saiu primeiro a tropa de reconhecimento e quando ele viu o cenário formado pela tremor de terra sentiu tristeza e ficou apavorado com tamanha destruição. Sargento Monteiro se apresentou no Batalhão de Juiz de Fora, terá folga por esses dias e deve visitar Muriaé em breve.
Silvan Alves, Portal Click

Nenhum comentário: