quarta-feira, 20 de outubro de 2010

LUMINÁRIAS RECEBE MEDALHA DO INSTITUTO TIRADENTES

No último dia 16, o prefeito Arthur Maia recebeu na histórica cidade de Tiradentes a "Medalha Imperador Dom Pedro II - Mérito da Saúde", que é conferida aos poucos municípios que investem acima do exigido do orçamento do município na área de saúde. O presidente do Instituto Tiradentes, Angelo Chequer, que dirigiu a cerimônia de entrega das medalhas, destacou a importância do diferencial dos municípios que conseguem investir percentuais acima de 20%, considerando a Crise Mundial que continua afetando os Municípios. Os dados são coletados no Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE ? MG) e expressam os números já publicados das contas do município.

No último quadrimestre, o município de Luminárias investiu na média mensal em saúde o percentual de 34%, num excepcional esforço numa área essencial da administração. O prefeito Arthur Maia (PT) agradeceu a homenagem que recebeu em nome do Município, ressaltando que as exigências e demandas da saúde sempre foram prioridades para sua administração, e o equilíbrio destas contas é uma das complexas equações da sua equipe. Os altos investimentos, motivados pela histórica defasagem nos serviços, especialmente os de alto custo e terceirizados, são os maiores responsáveis pelo orçamento pesado.

 "As filas para exames e cirurgias eram extensas, assim estamos pagando em um ano o que poderia ter sido feito ao longo de alguns anos", "todo serviço que exige sair do município eleva o custo, mas garante atendimento integral nas centrais regionais, como URPAs e Hospitais do SUS, como orienta e exige a Secretaria Estadual de Saúde.""Além disso, a manutenção da saúde básica, o transporte e a farmácia muito bem suprida consomem uma fatia considerável do orçamento", completa Arthur.

Nenhum comentário: