Pular para o conteúdo principal

MAURI TORRES PODE OCUPAR VAGA DE BRÁS NO TCE

Carlos Gomes, André Quintão, Pinduca Ferreira, Ademir Lucas, Gustavo Correa, Chico Uejo, Gustavo Valadares, Rosângela Reis, Glaúcia Brandão, Elmiro Nascimento e Walter Tosta

Mauri Torres saiu da disputa pelo TCE para não concorrer com Sebastião Helvécio, em troca recebeu do governo a promessa de que será indicado na próxima
Cargos que devem ser criados com a reforma administrativa almejada pelo governador Antonio Anastasia (PSDB), por meio das leis delegadas, e uma vaga no Tribunal de Contas do Estado (TCE) entram nas negociações com os aliados para a estruturação do governo. Entre as novas vagas, é cobiçada a pasta de Minas e Energia, que deve ser instituída no início de 2011. Além disto, teria sido fechado o primeiro acordo na disputa por cargos: o governador assumiu o compromisso de contemplar três deputados estaduais e dois federais. Conforme matéria do jornal Hoje em Dia, as legendas entregaram as reivindicações ao governador. Com as demandas em mãos, surgem os primeiros compromissos. De acordo com fontes ligadas às legendas da base, Anastasia teria garantido que chamará ao menos três parlamentares à Assembleia Legislativa, porque os partidos estão interessados em contemplar os primeiros suplentes do chamado “chapão” – coligação entre PSDB, DEM e PP.

Elmo Brás vai se aposentar em maio de 2011, abrindo uma vaga para indicação do governador no TCE
A maior preocupação é deixar uma cadeira para Rodrigo Mattos (PSDB), filho do prefeito de Juiz de Fora, Custódio Mattos (PSDB). Ele é o terceiro suplente. A montagem do Governo está diretamente ligada à reforma administrativa. A secretaria de Minas e Energia deve ser entregue a um deputado estadual. A pasta será responsável por encampar a questão dos royalties do minério. Anastasia pretende dar vazão ao projeto, que surgiu durante a campanha eleitoral, de aumentar os repasses do setor extrativista ao Estado.

A outra vaga para um parlamentar estadual poderia ser o comando da Secretaria de Esportes. Entre as possibilidadades está o ex-secretário da pasta e deputado, Gustavo Corrêa (DEM). Para o posto também tem cotação em alta o presidente do Cruzeiro e também deputado Zezé Perrella (PDT). O problema do pedetista é que ele não abriria espaço na Assembleia, já que deixa a Casa na nova legislatura. Mas, se Perrella for mesmo o escolhido, o governador terá que chamar um deputado estadual para outra pasta. Nesse caso, a possibilidade é de que o parlamentar Agostinho Patrus Filho continue na Secretaria de Desenvolvimento Social. Seria uma forma de agradar ao partido dele, o PV.

O novo secretário de Esportes vai ter a missão de organizar a capital mineira para receber jogos da Copa do Mundo de 2014. Para tanto, o governador pretende usar as leis delegadas com o objetivo de fortalecer a pasta. Seria retirada dela a subsecretaria de Políticas Antidrogas e a coordenadoria da Juventude. Essas estruturas serão integradas à Secretaria de Desenvolvimento Social. Para completar a ascensão de parlamentares estaduais, o atual líder de Governo na Assembleia, Mauri Torres (PSDB), deve ser indicado, em maio do próximo ano, a uma vaga no TCE-MG. O posto deve ser aberto em decorrência da aposentadoria do conselheiro Elmo Brás.

No que diz respeito à alocação dos parlamentares federais no governo, dois deles teriam espaço garantido. A ideia é abrir as vagas na Câmara para Vítor Penido (DEM) e Bonifácio Andrada (PSDB), primeiros suplentes pela chapa formada por PSDB, DEM, PPS, PR e PP. Dois deputados federais são cotados para a Secretaria de Transportes e Obras Públicas: Alexandre Silveira (PPS) e Carlos Melles (DEM). O primeiro teria mais chances de assumir a pasta. Silveira presidiu o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura) em Minas e é tido como entendedor do assunto. Melles queria ser candidato a vice de Anastasia, mas teve que abrir mão para Alberto Pinto Coelho (PP), motivo pelo qual estaria reivindicando o posto. O problema é que ele enfrenta resistência dentro do próprio partido.

Na composição do governo ainda correm por fora os partidos menores, que esperam a reforma administrativa para garantir espaço no segundo escalão. O PSC, por exemplo, quer ver o suplente de deputado estadual Fábio Avelar em cargo da administração Anastasia. No início das negociações, eles queriam alçar um parlamentar do partido a secretaria para Avelar retornar à Assembleia. Chegou a ser cogitado entregar a pasta de Agricultura para o deputado Antônio Carlos Arantes, mas o nome estaria no “congelador”. Com isso, o mais provável é que Avelar ocupe uma diretoria em empresa estadual.

O PPS também quer resolver o problema da deputada Gláucia Brandão, que não conseguiu se eleger. O mesmo ocorre com o PDT, que quer alocar o deputado Mário Heringer. Deve ser aberto espaço para aliados na Agência de Desenvolvimento Metropolitano. O atual diretor geral, Oswaldo Lasmar, apesar de ser uma indicação do PSDB, não teria apresentado os resultados esperados, além de nutrir atritos com setores do governo e prefeitos. Na avaliação de governistas, das 19 secretarias atuais metade deve ser destinada às indicações políticas. Existe um núcleo que não deve ser alterado. Nele estão a secretária de Planejamento, Renata Vilhena, e o de Governo, Danilo de Castro (PSDB).
do jornal Hoje Em Dia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DROGARIA ARAUJO ABRE 59 VAGAS DE EMPREGO NO INTERIOR

Contratações serão feitas para vários cargos, de gerentes à vendedores, em 13 cidades do interior de Minas A Drogaria Araujo está com 59 vagas de emprego abertas nas cidades de Varginha, Lavras, Nova Serrana, Formiga, Juiz de Fora, Ouro Preto, Ubá, Barbacena, Conselheiro Lafaiete, Itabirito, Pará de Minas, São João del Rei e Viçosa.  As oportunidades de emprego são para os cargos de gerente e subgerente de loja, vendedor, fiscal de loja, operador de caixa e repositor de mercadorias. O processo seletivo ocorrerá até o fim de janeiro de 2020, e os interessados devem cadastrar o seu currículo no site www.trabalhenaaraujo.com.br .  Para se candidatar as vagas é necessário ter disponibilidade para trabalhar nos finais de semana e feriados e disponibilidade de horário. A Drogaria Araujo desenvolve o Programa Incluir e informa que Pessoas com Deficiência (PCD) poderão concorrer a essas vagas. A empresa garante benefícios para todas as funções, como assistência médica,...

NUTRIVITAL ANUNCIA NOVA UNIDADE FABRIL EM VARGINHA

A Prefeitura de Varginha celebra a implantação de uma nova unidade fabril da empresa Nutrivital no município, reforçando o protagonismo da cidade como polo estratégico para o desenvolvimento industrial e logístico do Sul de Minas. O empreendimento integra o planejamento estratégico da companhia até 2030 e representa um importante avanço rumo aos conceitos de Indústria 5.0, que aliam tecnologia de ponta, inteligência artificial e valorização do capital humano para impulsionar o agronegócio brasileiro. A nova fábrica contará com uma área construída inicial de 8 mil metros quadrados, com foco na produção de aditivos, premixes, núcleos e concentrados. A escolha de Varginha como sede do investimento se deve à sua localização privilegiada, que favorece a logística nacional e internacional, especialmente por meio do Porto Seco, além da proximidade com importantes regiões produtoras do país. O diretor e fundador da Nutrivital, Rodrigo Risso, destaca que a implantação da unidade em Minas Gerais...

UPA 24 HORAS É CONTEMPLADA COM R$ 740 MIL EM RECURSOS

Lavras, no Sul de Minas, recebeu um importante reforço para a saúde pública com a destinação de R$ 740 mil para fortalecer o atendimento da Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA). O recurso é resultado da parceria entre a prefeita Jussara Menicucci (PSD) e o deputado estadual Cássio Soares (PSD), que têm atuado em conjunto para ampliar os investimentos no município. A prefeita Jussara Menicucci destacou a importância do recurso para garantir mais qualidade, eficiência e segurança no atendimento à população. Já o deputado estadual Cássio Soares reafirmou seu compromisso com Lavras, ressaltando que o investimento contribuirá para fortalecer a estrutura da saúde e melhorar os serviços prestados aos cidadãos. Os recursos, que já estão disponíveis, serão destinados ao aprimoramento do atendimento da UPA 24 Horas, beneficiando diretamente os usuários do sistema público de saúde e reforçando o compromisso da administração municipal com a qualidade da assistência à população.