Um novo método de atendimento será implantado pelo Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL). A data definida para se iniciar este atendimento especializado começa a partir do dia 4 de julho, quando os pacientes que procurarem o Pronto Atendimento serão selecionados por categorias que variam desde casos de emergência, considerados os mais graves, a casos intermediários de gravidade até os mais simples. Dentro desta classificação, conhecida como Protocolo de Manchester, para diferenciar os casos foi estabelecida uma escala contendo cinco tipos de atendimento, identificados por cores.
A cor vermelha refere-se a casos de emergência. Os pacientes que se enquadrarem na cor laranja serão considerados em situação de muita urgência. Já a cor amarela identifica os casos urgentes. Os casos de pacientes com quadro mais leve serão atendidos com a identificação das cores verde e azul. Os profissionais do hospital foram capacitados para identificar os casos, que deverão ser submetidos ao critério de cores para a triagem. Este procedimento para agilizar o atendimento dos casos recebidos no Pronto Atendimento é para diminuir o risco de mortes evitáveis.
De acordo com dados estatísticos, são atendidos por volta de 250 pacientes ao dia, vindos das cidades da macrorregião de Pouso Alegre, que abrange 53 municípios. A data para o início do novo atendimento, denominado Protocolo de Acolhimento com Classificação de Risco, foi definida numa reunião com integrantes de diversas classes da comunidade pousoalegrense, participando também funcionários de vários escalões do Hospital das Clínicas Samuel Libânio, da Universidade do Vale do Sapucaí e da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí, mantenedora do hospital e da universidade.
por Paulo Guimarães, da TV Uai
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