Pular para o conteúdo principal

ESCOLA MAIS ANTIGA DE MINAS PODE FECHAR

Informações de que a Escola Municipal José Virgílio Leite não funcionará mais a partir de 2012 tem alarmado a população do distrito são-joanense de Caquende, nas Vertentes, local onde ela se situa. Conforme informado a pais de alunos matriculados na instituição, esta que é a mais antiga escola municipal de Minas Gerais pode estar com os dias contados. Tudo começou com um rumor. A ideia de fechar a escola teria surgido, de forma sigilosa, dentro da Secretaria Municipal de Educação de São João del-Rei.

Após o boato chegar até uma professora que leciona na José Virgílio Leite, que passou a notícia aos pais dos alunos matriculados, estes se assustaram. Fundada através da Lei nº 108 de 29/11/1902, quando Caquende ainda pertencia ao Distrito de Nazareth, hoje município de Nazareno, a escola é a mais antiga instituição municipal de ensino de Minas Gerais. Conforme conta o presidente da Associação dos Moradores e Amigos de Caquende, Eduardo Antônio da Silva, “os moradores estão revoltados com esta atitude do mandatário da Educação Municipal e do prefeito, não bastasse o estado de abandono em que se encontra o povoado”.

Segundo ele, o que foi passado aos moradores da localidade, por meio de uma funcionária da Educação de São João del-Rei, seria que os três alunos já garantidos para o próximo ano letivo na José Virgílio Leite seriam transferidos para uma escola no também distrito de São Sebastião da Vitória. O presidente da Associação, porém, ressalta as dificuldades que serão enfrentadas pelos alunos, com média de idade de 11 e 12 anos.

“Os alunos terão que levantar às 5 horas da manhã e correr todos os riscos da estrada para estudar em São Sebastião da Vitória. Além disso, só retornarão às suas casas por volta de uma hora da tarde. São oito horas fora de casa, e isso é muito desgastante para as crianças”, avalia. Até o fechamento da edição da Folha das Vertentes, hão havia sido possível estabelecer contato com o secretário de Educação, Delço José de Oliveira, seja em razão de suas reuniões, falha na transferência de ligações ou mesmo pelo recesso em que se encontrava a Secretaria.
da Folha das Vertentes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental é a busca pelo  credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.