Pular para o conteúdo principal

ESCOLA MAIS ANTIGA DE MINAS PODE FECHAR

Informações de que a Escola Municipal José Virgílio Leite não funcionará mais a partir de 2012 tem alarmado a população do distrito são-joanense de Caquende, nas Vertentes, local onde ela se situa. Conforme informado a pais de alunos matriculados na instituição, esta que é a mais antiga escola municipal de Minas Gerais pode estar com os dias contados. Tudo começou com um rumor. A ideia de fechar a escola teria surgido, de forma sigilosa, dentro da Secretaria Municipal de Educação de São João del-Rei.

Após o boato chegar até uma professora que leciona na José Virgílio Leite, que passou a notícia aos pais dos alunos matriculados, estes se assustaram. Fundada através da Lei nº 108 de 29/11/1902, quando Caquende ainda pertencia ao Distrito de Nazareth, hoje município de Nazareno, a escola é a mais antiga instituição municipal de ensino de Minas Gerais. Conforme conta o presidente da Associação dos Moradores e Amigos de Caquende, Eduardo Antônio da Silva, “os moradores estão revoltados com esta atitude do mandatário da Educação Municipal e do prefeito, não bastasse o estado de abandono em que se encontra o povoado”.

Segundo ele, o que foi passado aos moradores da localidade, por meio de uma funcionária da Educação de São João del-Rei, seria que os três alunos já garantidos para o próximo ano letivo na José Virgílio Leite seriam transferidos para uma escola no também distrito de São Sebastião da Vitória. O presidente da Associação, porém, ressalta as dificuldades que serão enfrentadas pelos alunos, com média de idade de 11 e 12 anos.

“Os alunos terão que levantar às 5 horas da manhã e correr todos os riscos da estrada para estudar em São Sebastião da Vitória. Além disso, só retornarão às suas casas por volta de uma hora da tarde. São oito horas fora de casa, e isso é muito desgastante para as crianças”, avalia. Até o fechamento da edição da Folha das Vertentes, hão havia sido possível estabelecer contato com o secretário de Educação, Delço José de Oliveira, seja em razão de suas reuniões, falha na transferência de ligações ou mesmo pelo recesso em que se encontrava a Secretaria.
da Folha das Vertentes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.