Pular para o conteúdo principal

CÓDIGO FLORESTAL DE MINAS TERÁ ALTERAÇÕES

Novo Código Florestal foi aprovado na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, na qual o deputado Lafayette Andrada (PSDB) é membro, aprovou nesta terça-feira, 11, Projeto de Lei (PL) que mudará a política florestal do Estado. O objetivo do novo texto é conciliar reivindicações de entidades ambientais com representativos de produtores rurais.

O Projeto de Lei 276/11 trata da política florestal e de proteção à biodiversidade no Estado. O PL estende a obrigação de recomposição de área de reserva legal ao agricultor rural e faculta o exercício dessa obrigação em outra propriedade, desde que situada na mesma bacia hidrográfica e no território do Estado.

Lafayette Andrada ressaltou que é preciso conciliar o ruralismo com o ambientalismo, sem perder de vista a importância da produção rural. “Temos que recuperar as áreas ambientais degradadas e as nossas nascentes. O novo código reconhece os produtores que já fazem isso e vem para chamar a atenção dos que ainda não respeitam o Meio Ambiente”, diz o deputado.

Entre as principais modificações estão a extensão do tratamento conferido à propriedade ou posse da agricultura familiar para as pequenas propriedades rurais; a regulação dos direitos e obrigações dos produtores rurais afetados pela criação de unidades de conservação; a destinação de reservas legais incorporadas pelos municípios para a criação de áreas verdes; a previsão de adequabilidade das medidas de recomposição de áreas de preservação permanente (APPs) frente à capacidade financeira dos agricultores familiares e a regulamentação da criação de estradas-parque.

Estradas-parque será um instrumento de conservação. O objetivo é criar nos trechos de via estadual atributos para conciliar a estrada com a preservação do meio ambiente dando um tratamento paisagístico e turístico no percurso. O projeto poderá ser implantado pelo governo ou por iniciativa privada.

O PL passa ainda pela Comissão de Agropecuária e Fiscalização Financeira da Assembleia antes de seguir para o Plenário. A proposição que será apresentada é uma adequação da Lei Federal para a realidade de Minas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho