Pular para o conteúdo principal

CÓDIGO FLORESTAL DE MINAS TERÁ ALTERAÇÕES

Novo Código Florestal foi aprovado na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, na qual o deputado Lafayette Andrada (PSDB) é membro, aprovou nesta terça-feira, 11, Projeto de Lei (PL) que mudará a política florestal do Estado. O objetivo do novo texto é conciliar reivindicações de entidades ambientais com representativos de produtores rurais.

O Projeto de Lei 276/11 trata da política florestal e de proteção à biodiversidade no Estado. O PL estende a obrigação de recomposição de área de reserva legal ao agricultor rural e faculta o exercício dessa obrigação em outra propriedade, desde que situada na mesma bacia hidrográfica e no território do Estado.

Lafayette Andrada ressaltou que é preciso conciliar o ruralismo com o ambientalismo, sem perder de vista a importância da produção rural. “Temos que recuperar as áreas ambientais degradadas e as nossas nascentes. O novo código reconhece os produtores que já fazem isso e vem para chamar a atenção dos que ainda não respeitam o Meio Ambiente”, diz o deputado.

Entre as principais modificações estão a extensão do tratamento conferido à propriedade ou posse da agricultura familiar para as pequenas propriedades rurais; a regulação dos direitos e obrigações dos produtores rurais afetados pela criação de unidades de conservação; a destinação de reservas legais incorporadas pelos municípios para a criação de áreas verdes; a previsão de adequabilidade das medidas de recomposição de áreas de preservação permanente (APPs) frente à capacidade financeira dos agricultores familiares e a regulamentação da criação de estradas-parque.

Estradas-parque será um instrumento de conservação. O objetivo é criar nos trechos de via estadual atributos para conciliar a estrada com a preservação do meio ambiente dando um tratamento paisagístico e turístico no percurso. O projeto poderá ser implantado pelo governo ou por iniciativa privada.

O PL passa ainda pela Comissão de Agropecuária e Fiscalização Financeira da Assembleia antes de seguir para o Plenário. A proposição que será apresentada é uma adequação da Lei Federal para a realidade de Minas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...