Pular para o conteúdo principal

‘NÃO DÊ ESMOLAS, PROMOVA CIDADANIA’ LEVANTA POLÊMICA SOBRE ESMOLAS PARA MORADORES DE RUA

Uma reunião convocada no auditório do Espaço Francisco Galvão de Paula, trouxe à tona um tema que já é bastante corriqueiro na cidade de Três Pontas, no Sul de Minas, mas poucas pessoas fazem algo concreto para se resolver: as esmolas para moradores de rua. O convite é para que as pessoas parem de dar esmolas a esses moradores, e sim promovam a cidadania e a dignidade dos mesmos.

O projeto foi apresentado pelos funcionários do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), composto dos profissionais que já lidam com essa situação, como o psicólogo Miller Tavares, a advogada Cíntia Aparecida de Souza Freitas, a assistente social Luciana Silva Bárbara e a coordenadora do centro, Sara Silva Souza. O CREAS oferece serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos como violência física, psicológica, sexual, tráfico de pessoas, cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto etc.

Esses profissionais lembram que os moradores de rua têm o direito de estar na rua, desde que não viole os direitos de ninguém, porém muitos deles vivem de esmolas, que na maioria das vezes contribuem para os vícios que essas pessoas possuem, no álcool ou em outras drogas ilícitas. Portanto, quem doa dinheiro a esses indivíduos na intenção de ajudar, pode estar na verdade sustentando esse vício, e até a permanência deles na rua. Vale lembrar que a esmola não é necessariamente dinheiro, mas também alimentos, roupas, etc.

A intenção desse projeto é justamente conscientizar a população sobre esse fato, às vezes achamos que estamos ajudando a pessoa doando algo, mas acabamos por sustentar mais ainda esse quadro, além de trazer uma sensação de ‘estabilidade’.

Os presentes puderam expressar suas opiniões e também expuseram algumas soluções que acreditavam ser viáveis. Outras reuniões serão marcadas, para desenvolver um projeto sólido que atenda a demanda da cidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho