Pular para o conteúdo principal

GOVERNO ADOTA MODELO PPP PARA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO EM DIVINÓPOLIS

O Governo do Estado autorizou a Copasa, no dia 18 de setembro, a publicação do edital de licitação da Parceria Público Privada (PPP) do sistema de esgotamento sanitário de Divinópolis, no Centro-Oeste, no valor de R$ 239,84 milhões.

A PPP será na modalidade de concessão administrativa, pelo prazo de 26 anos, para ampliação e operação parcial do sistema de esgotamento sanitário do município de Divinópolis que inclui a execução das obras civis, compra de equipamentos, elaboração de projetos e o gerenciamento do sistema, que contará com toda infraestrutura para coletar, interceptar e tratar o esgoto.

Para viabilidade da prestação dos serviços serão implantados 74 quilômetros de redes interceptoras de esgotos nas bacias do Itapecerica, Pará e Ermida; construção de duas Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) Itapecerica e ETE Ermida e de 19 estações elevatórias; e, a ampliação da ETE Pará. Além dessas obras, também será implementado o Programa Caça-esgoto para identificar e retirar os lançamentos indevidos de esgoto desses mananciais.

A implantação das ETEs Itapecerica e Ermida irá permitir que 90% dos esgotos coletados sejam tratados, que somados aos 10% da estação de tratamento existente na bacia do Pará, possibilitará o tratamento de 100% dos esgotos da cidade de Divinópolis. A despoluição dos rios que cortam Divinópolis já é uma realidade. Hoje, 10 por cento do esgoto produzido já recebe tratamento na ETE Rio Pará, beneficiando o Distrito Industrial e o Bairro Icaraí.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

INSEGURANÇA NO CAMPUS

Nas últimas semanas aumentou os casos de crimes ocorridos no campus da UFLA. Setor 'sensível', segurança interna sofreu redução de gastos com mudança do quadro funcional  Segurança interna foi uma das primeiras a sofrer baixas na politica de redução de gastos e prioridades A segurança pública é uma das grandes preocupações da sociedade brasileira. Mesmo municípios pequenos e as zonas rurais estão vivenciando o aumento alarmante da prática de crimes contra o patrimônio e a vida. E nos campi das instituições federais de ensino superior (IFES) a situação não tem sido diferente. A comunidade acadêmica da Universidade Federal de Lavras (UFLA) tem vivido às voltas nas últimas três semanas com uma onda de crimes praticados dentro do campus. Os fatos ocorridos tem se concentrado na região do Ginásio Poliesportivo e do setor de Hidráulica, na parte de baixo do campus, em uma região onde existem passagens para o perímetro urbana da cidade e bairros vizinhos. Até o...