Pular para o conteúdo principal

COMPANHIA ENÉRGETICA DE MINAS GERAIS PARALISA NOVOS SERVIÇOS DE ILUMINAÇÃO EM PASSOS

Avenida Sabiá está prestes a ser inaugurada, mas a Cemig não instala a energia
A proximidade do fim do prazo para a transferência dos ativos da iluminação pública para os municípios já começa a surtir os primeiros efeitos em Passos, no Sul de Minas. A concessionária do serviço no município, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), paralisou a captação de serviços de iluminação, repassando a obrigação ao município, por meio da Prefeitura. No entanto, a Prefeitura não tem recursos para arcar com a nova despesa e nem lei que permitiria licitar o serviço.

A Cemig confirmou que não pode fazer o serviço, por decisão da diretoria da empresa, sob pena de inviabilizar a transferência no fim do ano. O problema atinge também o projeto de drenagem na região do Bairro Santa Casa, onde a Prefeitura precisa fazer uma obra no córrego São Francisco, que ainda não foi iniciada porque a Cemig não ainda não atendeu a Secretaria de Obras, Habitação e Serviços Urbanos pela retirada de um poste.

Segundo o escritório regional da Cemig em Passos, a paralisação da contratação de serviços de iluminação pública está vigorando desde 1º de novembro, por decisão da diretoria da empresa, porque não haveria tempo hábil para transferi-los (no conjunto dos ativos) até 31 de dezembro, que é o prazo estabelecido pela Aneel para o cumprimento das resoluções 414/2010 e 479/2012, que tratam da transferência dos ativos para os municípios.

Para impedir essas novas despesas, que podem pesar no bolso do contribuinte, a Prefeitura recorreu à justiça e conseguiu uma sentença favorável, em outubro, que desobriga o município de assumir as obrigações pela iluminação pública. Entretanto, trata-se de uma decisão contra a qual cabe recurso da Cemig e da Aneel, deixando o município em situação precária. Isto porque, se a decisão for derrubada, a Prefeitura não teria tempo para licitar a contratação da prestadora do serviço, sendo que para isso, teria que prever a fonte do recurso em projeto de lei e constá-lo no orçamento municipal de 2015. 

Para evitar um quadro pior ainda para a população, a Prefeitura já enviou um projeto de lei para a Câmara de Vereadores, prevendo os recursos para a manutenção desses ativos, caso a justiça seja favorável à Aneel e à Cemig no final do processo. Conforme estimativas da Prefeitura, o custo desses ativos seria da ordem de R$ 150 mil mensais. Somadas às despesas da energia consumida na iluminação pública, Passos teria um custo aproximado de R$ 450 mil com os ativos a serem transferidos em 31 de dezembro deste ano.
com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...