Pular para o conteúdo principal

COMPANHIA ENÉRGETICA DE MINAS GERAIS PARALISA NOVOS SERVIÇOS DE ILUMINAÇÃO EM PASSOS

Avenida Sabiá está prestes a ser inaugurada, mas a Cemig não instala a energia
A proximidade do fim do prazo para a transferência dos ativos da iluminação pública para os municípios já começa a surtir os primeiros efeitos em Passos, no Sul de Minas. A concessionária do serviço no município, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), paralisou a captação de serviços de iluminação, repassando a obrigação ao município, por meio da Prefeitura. No entanto, a Prefeitura não tem recursos para arcar com a nova despesa e nem lei que permitiria licitar o serviço.

A Cemig confirmou que não pode fazer o serviço, por decisão da diretoria da empresa, sob pena de inviabilizar a transferência no fim do ano. O problema atinge também o projeto de drenagem na região do Bairro Santa Casa, onde a Prefeitura precisa fazer uma obra no córrego São Francisco, que ainda não foi iniciada porque a Cemig não ainda não atendeu a Secretaria de Obras, Habitação e Serviços Urbanos pela retirada de um poste.

Segundo o escritório regional da Cemig em Passos, a paralisação da contratação de serviços de iluminação pública está vigorando desde 1º de novembro, por decisão da diretoria da empresa, porque não haveria tempo hábil para transferi-los (no conjunto dos ativos) até 31 de dezembro, que é o prazo estabelecido pela Aneel para o cumprimento das resoluções 414/2010 e 479/2012, que tratam da transferência dos ativos para os municípios.

Para impedir essas novas despesas, que podem pesar no bolso do contribuinte, a Prefeitura recorreu à justiça e conseguiu uma sentença favorável, em outubro, que desobriga o município de assumir as obrigações pela iluminação pública. Entretanto, trata-se de uma decisão contra a qual cabe recurso da Cemig e da Aneel, deixando o município em situação precária. Isto porque, se a decisão for derrubada, a Prefeitura não teria tempo para licitar a contratação da prestadora do serviço, sendo que para isso, teria que prever a fonte do recurso em projeto de lei e constá-lo no orçamento municipal de 2015. 

Para evitar um quadro pior ainda para a população, a Prefeitura já enviou um projeto de lei para a Câmara de Vereadores, prevendo os recursos para a manutenção desses ativos, caso a justiça seja favorável à Aneel e à Cemig no final do processo. Conforme estimativas da Prefeitura, o custo desses ativos seria da ordem de R$ 150 mil mensais. Somadas às despesas da energia consumida na iluminação pública, Passos teria um custo aproximado de R$ 450 mil com os ativos a serem transferidos em 31 de dezembro deste ano.
com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GRUPO PIRACANJUBA ENTRA NO MERCADO DE QUEIJOS FINOS COM AQUISIÇÃO DA BÁSEL LACTÉOS

Unidade, localizada em Minas Gerais, passa a ser a décima planta industrial da companhia O Grupo Piracanjuba anuncia a aquisição da Básel Lácteos, indústria especializada em queijos finos, localizada no município de Antônio Carlos, em Minas Gerais, na região da Serra da Mantiqueira. A empresa familiar, cujos fundadores acumulam mais de 50 anos de experiência no setor, é reconhecida pela tradição e pela qualidade de seus produtos. Com a operação, a companhia goiana passa a contar com dez unidades industriais em funcionamento no Brasil. A aquisição está alinhada ao plano de expansão do Grupo Piracanjuba no segmento de queijos especiais e à ampliação de sua presença nacional. Reconhecida por sua linha premium, que inclui variedades como Emmental, Gruyère, Maasdam e Gouda, a Basel Lácteos agrega valor ao portfólio da companhia e fortalece sua atuação em categorias de alto padrão. Neste primeiro momento, o foco da empresa será a manutenção da linha de produção atual. “Nossa prioridade é pre...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...