Pular para o conteúdo principal

REITOR ISENTA ASSESSORES DE BATEREM PONTO

Reitor implantou ponto eletrônico para servidores, mas aqueles que estão em seus cargos de confiança estão liberados da obrigação
Desde ontem, segunda-feira, 17, sob clima de insatisfação, estresse e falta de orientações, os servidores da Universidade Federal de Lavras (UFLA), passaram a registrar as ocorrências de entrada e saída das dependências da instituição por meio do ponto eletrônico, medida adotada pelo reitor José Roberto Scolforo. 

O registro acontece no início da jornada diária de trabalho, início do intervalo para alimentação ou descanso; fim do intervalo para alimentação ou descanso e no fim da jornada diária de trabalho. O sistema de registro eletrônico de ponto registra, além das horas normais trabalhadas, créditos ou débitos relativos ao cumprimento da jornada diária, semanal ou mensal dos servidores, permitindo ajustes compensatórios, sempre com anuência prévia da chefia imediata. 

Pela medida adotada pelo reitor, os seus ocupantes de cargos de direção e assessores superiores, que são servidores públicos assim como os outros, mas com funções nomeadas em ocupações de sua confiança, (comissionados) estão livres de baterem o ponto.

A medida é legal, mas gerou revolta entre os outros servidores. "O critério deveria ser a característica do trabalho exercido e não o cargo. Um funcionário que trabalha em atividades externas ao Campus pode não ter que seguir o ponto eletrônico, mas um funcionário que trabalha em cargos de assessores e diretores dentro da universidade podem cumprir a norma", desabafa um servidor público que pediu para não ser identificado.





Resistências
Nas universidades públicas em que administradores buscam instalar o ponto eletrônico, reações se repetem. São poucas as unidades de ensino superior, com pessoal subordinado à União e aos Estados, que adotam o sistema. A Federação de Sindicatos de Trabalhadores de Universidades Federais (FASUBRA) alertou que o decreto aprovado pelo ex- presidente Lula (PT) permite o cumprimento das 30 horas em turnos ininterruptos. Pesquisadores do Plano de Carreira para a área de Ciência e Tecnologia e os professores da Universidade Federal de Lavras também estão dispensados do ponto.

Comentários

Anônimo disse…
SCOLFORO: É preciso uma legislação transparente e correta sobre o AJUSTES COMPENSATÓRIOS. Da forma como está haverá assedio moral, sexual e descumprimento da legislação.

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...