Pular para o conteúdo principal

PRONTO ATENDIMENTO DO HOSPITAL BOM PASTOR DE VARGINHA PASSARÁ POR REFORMA


O Pronto Atendimento do Hospital Bom Pastor (HBP) passará por reformas. As obras tem previsão de início em 2016, quando o Pronto Atendimento do Hospital Bom Pastor passará por melhorias em toda sua estrutura para melhor atender ao público de Varginha e região. 

Com os recursos, da ordem de R$1,5 milhão, fruto de emenda parlamentar do deputado Federal Diego Andrade (PSD), serão adquiridos novos e modernos equipamentos,  a sala de emergência será ampliada, serão trocadas janelas,  parte elétrica e hidráulica, dentre outros.

A verba já está empenhada, após a liberação da Caixa Econômica Federal em outubro deste ano. “Durante o período de obras, o atendimento será transferido provisoriamente para a UPA”, explicou Luiz Fernando Alfredo, presidente do Conselho Diretor da Fundação Hospitalar de Varginha (Fhomuv). 

Ele conta que para isso foram ouvidos o Conselho Municipal de Saúde, a Superintendência Regional de Saúde (SRS), a Câmara Municipal, os diretores administrativos, técnicos e clínicos da UPA, do Hospital Bom Pastor, do Hospital Regional do Sul de Minas (HRSM), do SAMU e o Corpo de Bombeiros.

“Estamos aguardando a abertura de licitação para a contratação de uma empresa que se responsabilize pela obra. Acreditamos que até janeiro esteja concluída, para então iniciarmos os trabalhos”, destacou Luiz Fernando.

Credenciamento
Luiz Fernando conta que assim que a nova direção assumiu o Hospital Bom Pastor, o seu Pronto Atendimento já estava credenciado como participante da Rede de Resposta em urgência e Emergência pela administração passada. 

“Porém, ao analisarmos suas instalações, aparelhos, equipamentos, instrumental e afins, concluímos que não tínhamos condições nenhuma para tal responsabilidade. O próprio Chefe do Departamento Estadual da Rede de Urgência, durante uma visita ao local, constatou que estávamos com a razão, não concordando com o credenciamento”, relatou.

Atendimento de Trauma
Luiz Fernando explica que, embora o Pronto Atendimento não esteja credenciado para trauma I, vem atendendo como se fosse. 

“Realizamos atendimentos de 44 clientes por dia, l.320 por mês, trauma leve, médio, grave e poli trauma. Temos tomógrafo, laboratório, raio x, ultrassom, bloco cirúrgico com 7 salas, CTI, 2 leitos de emergência, 6 leitos de observação, 1 de isolamento dois plantonistas médicos, 1 enfermeiro, 4 técnicas de enfermagem, 2 recepcionistas e 1 ajudante geral a cada 12 horas, de segunda feira a domingo, e contamos com os especialistas em neurologia, ortopedia, cirurgião geral, bucomaxilofacial, cirurgião plástico, nefrologista e cirurgia vascular de Plantões à distância e mais 1 internista presencial, 12 horas por dia e à noite, sábados e domingos, ele fica à distância”.

UPA
Considerada um Centro de excelência para Varginha e mais 6 seis cidades vizinhas (Boa Esperança, Santana da Vargem, Monsenhor Paulo, Elói Mendes, Monsenhor Paulo e Cordislândia), com uma população alvo de aproximadamente 250 mil pessoas, UPA tem capacidade para até 450 atendimentos por dia, 13.500 por mês. 

Conta com 4 leitos de emergência devidamente equipados, Farmácia, Laboratório, Raio X e Eletrocardiograma interno, mais outros exames terceirizados, externo, 6 leitos de observação Feminino, 6 masculino, 5 infantil e dois isolamentos. 

É equipada com três ambulâncias – Normal e UTI para transporte, assistida pelo SAMU e Corpo de Bombeiros. 7 médicos diários, clínico, cirurgião e Pediatra, 4 enfermeiros, 9 técnicos de enfermagem, 4 técnicos de laboratório, 4 recepcionistas, 4 ajudantes, Farmacêutico e motoristas, diariamente.

“Com a ajuda da estrutura do Hospital Bom Pastor, onde se manterá os internistas e especialistas nas mesmas funções, uma sala vermelha com 4 leitos para estabilização (pacientes graves), sem porta aberta, com 60 plantões médicos por mês, mais pessoal de apoio e o Hospital Regional com 4 leitos de emergência e mais 10 leitos de CTI, com o compromisso do custeio do governo estadual para a nova unidade, e um fluxo bem afinado com o SAMU e o Corpo de Bombeiros, poderemos convergir temporariamente os atendimentos para a UPA, pois, do contrário, não haverá outra maneira de reformarmos o Pronto Atendimento do Hospital Bom Pastor e ficaremos sujeitos a devolver a verba”, justificou Luiz Fernando Alfredo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...