Pular para o conteúdo principal

PRONTO ATENDIMENTO DO HOSPITAL BOM PASTOR DE VARGINHA PASSARÁ POR REFORMA


O Pronto Atendimento do Hospital Bom Pastor (HBP) passará por reformas. As obras tem previsão de início em 2016, quando o Pronto Atendimento do Hospital Bom Pastor passará por melhorias em toda sua estrutura para melhor atender ao público de Varginha e região. 

Com os recursos, da ordem de R$1,5 milhão, fruto de emenda parlamentar do deputado Federal Diego Andrade (PSD), serão adquiridos novos e modernos equipamentos,  a sala de emergência será ampliada, serão trocadas janelas,  parte elétrica e hidráulica, dentre outros.

A verba já está empenhada, após a liberação da Caixa Econômica Federal em outubro deste ano. “Durante o período de obras, o atendimento será transferido provisoriamente para a UPA”, explicou Luiz Fernando Alfredo, presidente do Conselho Diretor da Fundação Hospitalar de Varginha (Fhomuv). 

Ele conta que para isso foram ouvidos o Conselho Municipal de Saúde, a Superintendência Regional de Saúde (SRS), a Câmara Municipal, os diretores administrativos, técnicos e clínicos da UPA, do Hospital Bom Pastor, do Hospital Regional do Sul de Minas (HRSM), do SAMU e o Corpo de Bombeiros.

“Estamos aguardando a abertura de licitação para a contratação de uma empresa que se responsabilize pela obra. Acreditamos que até janeiro esteja concluída, para então iniciarmos os trabalhos”, destacou Luiz Fernando.

Credenciamento
Luiz Fernando conta que assim que a nova direção assumiu o Hospital Bom Pastor, o seu Pronto Atendimento já estava credenciado como participante da Rede de Resposta em urgência e Emergência pela administração passada. 

“Porém, ao analisarmos suas instalações, aparelhos, equipamentos, instrumental e afins, concluímos que não tínhamos condições nenhuma para tal responsabilidade. O próprio Chefe do Departamento Estadual da Rede de Urgência, durante uma visita ao local, constatou que estávamos com a razão, não concordando com o credenciamento”, relatou.

Atendimento de Trauma
Luiz Fernando explica que, embora o Pronto Atendimento não esteja credenciado para trauma I, vem atendendo como se fosse. 

“Realizamos atendimentos de 44 clientes por dia, l.320 por mês, trauma leve, médio, grave e poli trauma. Temos tomógrafo, laboratório, raio x, ultrassom, bloco cirúrgico com 7 salas, CTI, 2 leitos de emergência, 6 leitos de observação, 1 de isolamento dois plantonistas médicos, 1 enfermeiro, 4 técnicas de enfermagem, 2 recepcionistas e 1 ajudante geral a cada 12 horas, de segunda feira a domingo, e contamos com os especialistas em neurologia, ortopedia, cirurgião geral, bucomaxilofacial, cirurgião plástico, nefrologista e cirurgia vascular de Plantões à distância e mais 1 internista presencial, 12 horas por dia e à noite, sábados e domingos, ele fica à distância”.

UPA
Considerada um Centro de excelência para Varginha e mais 6 seis cidades vizinhas (Boa Esperança, Santana da Vargem, Monsenhor Paulo, Elói Mendes, Monsenhor Paulo e Cordislândia), com uma população alvo de aproximadamente 250 mil pessoas, UPA tem capacidade para até 450 atendimentos por dia, 13.500 por mês. 

Conta com 4 leitos de emergência devidamente equipados, Farmácia, Laboratório, Raio X e Eletrocardiograma interno, mais outros exames terceirizados, externo, 6 leitos de observação Feminino, 6 masculino, 5 infantil e dois isolamentos. 

É equipada com três ambulâncias – Normal e UTI para transporte, assistida pelo SAMU e Corpo de Bombeiros. 7 médicos diários, clínico, cirurgião e Pediatra, 4 enfermeiros, 9 técnicos de enfermagem, 4 técnicos de laboratório, 4 recepcionistas, 4 ajudantes, Farmacêutico e motoristas, diariamente.

“Com a ajuda da estrutura do Hospital Bom Pastor, onde se manterá os internistas e especialistas nas mesmas funções, uma sala vermelha com 4 leitos para estabilização (pacientes graves), sem porta aberta, com 60 plantões médicos por mês, mais pessoal de apoio e o Hospital Regional com 4 leitos de emergência e mais 10 leitos de CTI, com o compromisso do custeio do governo estadual para a nova unidade, e um fluxo bem afinado com o SAMU e o Corpo de Bombeiros, poderemos convergir temporariamente os atendimentos para a UPA, pois, do contrário, não haverá outra maneira de reformarmos o Pronto Atendimento do Hospital Bom Pastor e ficaremos sujeitos a devolver a verba”, justificou Luiz Fernando Alfredo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/